Naruto, Goku, Luffy e Ichigo
Arquivo do Blog,  Editorial

Listas/Top 10!? Elas definem algo? Mesmo baseados em números?

Spread the love
Naruto, Goku, Luffy e Ichigo

Esses dias eu estava vendo as listas da Crunchyroll sobre os episódios mais assistidos na década pegando como base os BIG 3 (que foi o nome dado aos 3 maiores mangás da Shonen Jump na época dos 2000 com: Naruto, Bleach e One Piece).

É uma coisa veio a minha cabeça! Geralmente um top alguma coisa envolve o gosto do autor e ele põem esse gosto numa lista (o que por exemplo se for ver um vídeo Top 10 animes da década, não leve à ferro e fogo! Só o gosto das pessoas que fizeram a lista! Pois essa é a típica questão que vai mudar de pessoa pra pessoa). Mas é quando esta lista se baseia em dados? Bom aí tem que levar certas coisas como qual foi a metodologia aplicada? Que “nicho” opinou nela? Teve corrente de fãs? (pois certas pesquisas os fãs as vezes manipulam). Foi uma pesquisa ampla? Internacional? Ou somente local? E respondendo essas perguntas? Pode se ter uma base bem valida pra certas afirmações e surpresas!

Porém eu vou deixar umas duas criticas pra essa pesquisa da Crunchyroll sobre a década de animes!

A primeira é à universal falta de método! Pois ela não leva em conta algo “universalmente” conhecido! Quem deseja conhecer algo? Geralmente vê os três primeiros episódios (a regra dos três episódios! que pode mudar pra alguns; eu mesmo decido se deixo ou continuo uma série dentro de cinco episódios! Porém tem gente que decide com um!). Então por isso quando se vai fazer uma lista de episódios mais assistidos seria natural eliminar no mínimo os três primeiros e talvez no máximo somente o primeiro; pois todo mundo naturalmente vai atrás desses episódios! E eles estarão no topo em 99% das vezes!!! (talvez tenha casos que raramente não estejam num top 3, mas em séries longas fatalmente vão estar sempre! Em séries curtas isso pode ser pior!).

Estes tipos de listas costumam mostrar os episódios mais apreciados por fãs! E quando feitos na fonte onde é “visto primeiro”? Isso “torna” uma fonte confiável? O que leva ao problema dos três já terem passado na TV aberta e fechada! (isso afeta bem pouco One Piece, mas acho que afeta muito Naruto Shipuden e Bleach, pois eu acho que a lista “joga fora” momentos que o pessoal “viu” em outro lugar e não viram quando passaram à acompanhar na Crunchyroll. Pois noto falta de certos momentos de ambas as séries como Gaara Vs Akatsuki ou Pain Vs Naruto ou então momentos da Soul Society como Kenpachi Vs Ichigo ou até mesmo o Byakuya Vs Ichigo (a “revanche”) entre outros. O que dá na questão? O quanto outros meios de exibição os afetou?

E quanto à vocês? Respondam nos comentários ou nas redes sociais se esse tipo de lista baseada em dados é boa, mesmo sem ter metodologia? Ou esclarecimentos!? Aliás se notarem a própria Crunchyroll removeu a sua “pesquisa” do ar (por isto está riscada na fonte. Mas nada se perde na internet e podem ver a original via este link do Jovem Nerd e este outro do “intoxicado” (e vejam o quanto Bleach não tá nos mais assistidos na Latam). As listas com os episódios de Naruto, One Piece e Bleach podem ser vistas na fonte. Este post está sendo arquivado pela remoção do artigo original da Crunchyroll

Fonte: Crunchyroll, (1), (2), (3)


Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta