KOF Destiny capa
Análises

The King of Fighters Destiny

KOF Destiny capa

Desculpem o atraso mas o fim de semana foi cheio de noticias e não consegui lidar bem com o tempo, estou liberando um pouco atrasado mas vale a pena fiquem com a análise sobre este “anime” bem desconhecido The King of Fighters Destiny. A SNK depois de falir e passar por muitas mãos e conseguir “renascer”, e depois parar recentemente em mãos em uma junção de grupos chineses (e atualizando, ser comprada por um um Sheik árabe). Grupo chinês este que prometeu não cometer os mesmos erros do passado (erros estes como: focar em Pachinkos, não fazer jogos novos e apostar somente em coletâneas; nessa parte ainda continua; mas não como foco). E se comprometer em fazer mais jogos novos, além de ser mais aberta quando a propriedade dos seus personagens. Eles pretendiam fazer um grande universo compartilhado; só o problema que quase ninguém se interessou em licenciar. O que conseguiram foram várias “participações cruzadas” em outros games, mangás e mídias; aliás o mangá de KOF 14 está no Brasil. Isso originou coisas boas como a Mai e Kula em Dead or Alive 6 e Terry Bogard em Fight Layer e Smash Bros), porém tentando estimular mais colaborações o grupo fez uma grande aposta!

Fazer uma animação de KOF por “conta própria”! O que poderia dar errado!? (entre nós um monte de coisas, mas vou contar mais tarde…). Criaram hype via uma grande publicidade entre os fãs, contrataram a empresa chinesa IDragons pra animar e distribuíram no máximo de lugares possíveis de modo gratuito. E até que foi bem vista! (vendo os números no Youtube). Mas porque ela quase não é falada? Ou lembrada pelos fãs? Talvez a razão foi o foco em divulgar tanto em comunidade de fight games. Nas quais o fã casual, nem sabe que ela existe! (é uma teoria minha!). Talvez as razões sejam falta de impacto no lançamento (esta foi uma impressão minha), ou foi só um marketing barato em redes e não foi muito amplo (o que acho a causa mais provável!).

Vendo a intenção do projeto até que era muito boa ideia. Uma animação com o máximo de acesso (o custo é grátis!), posto em plataformas bem populares de streaming e com a trama tendo a intenção de modificar certas coisas da história de jogos da SNK pra que eles se conectassem melhor na história de The King of Fighters. E pudessem contar um enredo unido e menos confuso.

Aqui cabe um esclarecimento. Sempre nos enredos da SNK, os jogos dela corriam numa linha de tempo, e as tramas de KOF em outra. Muito por causa de quando resolveram fazer o seu próprio “encontro de personagens”/crossover, eles não pensaram nos problemas de enredo como Art of Fighting se passar durante os anos 80 e Fatal Fury acontecer nos fins dos anos 90, mesmo ambas sendo na mesma fictícia South Town. Athena e Kensou vieram do jogo Psyco Soldier que se passava num mundo devastado por aliens e Yokais!? Já Clark, Ralf e Raiden…. virem de forças especiais que lutam num tempo definido!? Ou seja os jogos de KOF só “ignoram tudo isso”. Apesar de tentarem as vezes colocar paralelos com outros jogos, como a KOF 96 com Fatal Fury Special, o KOF 14 com Fatal Fury 3 pra tentar “situar” o ponto do tempo; pra mim foram iniciativas que mais atrapalharam, do que ajudaram.

Então nesse anime resolveu acertar essa bagunça! Começando o seu enredo com Fatal Fury e unindo as linhas de tempo dos jogos com King of Fighters, no papel a ideia é muito legal. Já o resultado??? É bem misto, vou por meus pontos positivos e negativos dessa série que fez até um bom sucesso e teve continuação prometida mas… Nunca se teve noticias ou entrega…

Kof Awaken

A SNK anunciou a continuação da serie KOF Destiny (em 30/07/2020; antiga noticia daqui que juntei a esta análise). Através do filme The King of Fighters Awaken, o filme seria feito por uma associação de três produtoras (iDragons, Joy Pictures e Original Force). Tinha previsão de lançamento pra 2022, podem ver a previa abaixo (cortesia do Orpheus ela existir até hoje, agradeçam ele no Youtube). De lá pra os dias de hoje não se teve novos anúncios. O que se sabe e que a Joy Pictures removeu o cartaz dos seus lançamentos faz 4 anos; sendo que a Original Force jamais o anunciou! Já a iDragons sem tem informações desencontradas. A que temos certeza que ela foi fechada, e seu website, assim como a pagina do filme não existem mais! Já um boato não confirmado diz que foram vendidos, desmontado o estúdio e unido a Riot.

Trailer KOF Awaken

Foi Bom

  • As lutas nos três primeiros episódios são muito boas, ousaria dizer as melhores da série inteira (e quando você taca isso no começo e não nos “climax” da história, tem algo bem errado na direção de uma serie de ação).
  • Personagens muito bem representados e com grande personalidade, e tendo interações excelentes como: Goro, Benimaru, Kyo, Terry, Mai, Gesse e Billy Kaine.

  • Ótima sacada usar as musicas tema dos personagens nos jogos e utiliza-las na série (KOF tem boa variedade de temas no mesmo personagem e eles usam isso muito bem ao seu favor na série).

  • Tem ótimas sacadas no enredo pra conectar pequenas coisas que sempre foram soltas nos enredos dos jogos, e aqui foram bem conectadas como o pessoal de Fatal Fury e Art of Fighting serem contemporâneos, se conhecerem e viverem no mesmo “momento” e cidade! Gesse e Rugal se conhecerem e seus “sindicatos do crime concorrem” um com o outro, além de já citar Orochi! Por desde do começo uma missão pro Ikari team foi outro acerto, Mature ter maior participação. A minha favorita foi já deixarem o Rock Howard integrado na história nesse ponto de começo. Coisa não pensada antes, e foi corrigida em Fatal Fury 3 e Real Bout.

  • O primeiro arco baseados em Fatal Fury: The Motion Picture e Fatal Fury: The Legend of Hungry Wolf de Masami Obari, não é má ideia! A produção consegue fazer algumas mudanças originais e boas, salvo uma fundamental que vou tacar no ponto negativo, o resto rendeu muito bem! É disparado o melhor arco desta série!

  • Em qualquer dia da semana Gesse Howard é melhor vilão que Rugal Bernstein! É a atuação do dublador do Gesse? Só põem isso no bolso e vai embora rindo da cara de quem acha o contrário! (me desculpem fãs do Rugal). Ele e Billy Kaine são quem sustentam por metade da série o seu interesse! Isso foi muito bom! Assim como os confrontos com Terry e cia que só elevavam mais o clima (deveria estar falando mais dos outros dois do time Fatal Fury, mas… eles não foram bons a série inteira).

  • O Japan team é o Ikari team não deixaram a peteca cair na segunda metade!

  • Eu pessoalmente odeio do fundo da minha alma cada episódio feito em estilo de Power Point feito nessa série e eles são quatro. São o puro sinal que o orçamento acabou e não interessa ao diretor o que tem de conteúdo deles, você os identifica pelo nome de: side story: ponha o nome aqui do personagem… No entanto os episódios do Benimaru e da King? Tem histórias interessantes, grandes atuações; é o da King foi a melhor coisa feita em relação a Art of fighting, o que aqui conta muito a favor, pois 90% do tempo eles são uma piada sem graça aqui!!!

  • A disponibilidade gratuita e em várias plataformas foi excelente e ainda se acha até hoje no Youtube e no Steam!

Foi Ruim

  • Certos personagens são uma decepção ambulante e nessa lista estão: Robert e Ryo (nem parecem os legendário Tigre e Dragão que chutaram as forças de Mr.Big. Aqui são duas piadas que só servem pra escada de humor e serem humilhados pelo elenco inteiro!). Já sobre Joe e Andy??? Joe até o Fatal Fury 3 sempre foi um problema pois sempre foi o amigo de Terry e Andy e mais nada na trama!? Mas ganhou personalidade na mão do Obari e no jogo três em diante ganhou o tom fanfarão e falastrão é isso o deixou bom! Já Andy, bem antes do Sasuke, ele foi alguém que viveu por vingança e sempre atropelou tudo, inclusive o próprio irmão em nome dessa vingança, até ver o vazio e as burradas que fez em Fatal Fury 3. E virar cada vez mais recluso e “curtir” a vida ao lado da Mai. Ao ponto da SNK esquece-lo por um tempo. Nesse OVA, eles se limitam a ser os extras do Terry, fazerem uma montanha de piadas é mal aparecerem…
  • A direção a partir do episódio 5 toma uma decisão bem perigosa que dura quase a série inteira! Quase toda a luta é personagem A usa poder, com isso o personagem B cai, ao cair o personagem B lembra de algo e ganha mais poder, no meio tempo personagem A prepara o golpe final, daí B se levanta dá um contra ataque e vence! Isso torna a maioria das lutas chatas, salvo raras exceções.

  • Usar pedras negras e o American team como primeiro indício que Orochi tá voltando? Foi estranho e bizarro, além de me levar a questionar várias coisas que me fizeram achar seis erros de roteiro que vou comentar a partir de agora.

  • Mature agindo como uma Hakeshu; pra fazer o caos e aguardar a vinda de Orochi, e influenciando os outros. Até foi um toque bom, só que pro fim da série, eles esquecem ela no meio da luta de Rugal Vs “todo mundo”. Aliás Rugal fala: “o meu sangue de Orochi ferve”!? Isso vai um pouco de spoilers do jogo e do mangá de KOF 95, Omega só surge porque Rugal recebeu o sangue da Vice, é um dos olhos de Mature. Além de ter seu corpo tratado pra suportar o poder. Então? Como sem isso ele tem poder de Orochi!? Ou é cortesia grátis só pro Rugal via as pedras negras!?

  • Aqui tem um furo entre Angelina e Alice, no episódio cinco na juventude do Terry, ele antes de partir da cidade, ele vê uma garota loira e chama ela de Alice (é uma personagem do Pachinko de Fatal Fury, que é namorada de Terry e também aparece na KOF 14). No entanto se verem o side story Angeline, esta personagem é a Angeline!? E me coloca toda uma história passada na infância deles com a Angeline vestida como a Alice!? Mas isso nem é o pior com a Angeline! Além desse furo ela nesta trama, é uma mistura da Sulia e da Lilly. Leia-se  só tá aqui pro herói ter uma paixonite, e servir de mais combustível pra vingança do Terry. E nossa como nessas três obras (Legend of Hungry Wolf, o filme e Destiny) isso é super exagerado, forçado, completamente “superlativo” e acaba sendo mais num dramalhão só pra dizer, que se venceu por amor e não pela vingança. Me desculpem, mas Terry “fucking” Bogard treinou com Tung Fu Rui para pegar o estilo dele e misturar com várias artes marciais em nome de ter uma chance melhor de vencer o Gesse. Viajou e treinou por oito anos! Teve o pai morto e todo o seu mundo virado! E vence pelo poder do amor!? Sério!!! Em nome de vingar a amada!? Isso já era um exagero do Obari, é aqui tudo só piora absurdamente! Deixa o fim da luta com o Gesse ruim demais…

  • Onde está Takuma no mundo de KOF!? Boatos dizem que a SNK estava acertando os direitos do personagem com o autor é por isso, não podiam coloca-lo em mídia alguma. Graças a isso, eu acho que não souberam o que fazer com Robert e Ryo! Basicamente viraram direto motivo e escada pra piadas, se não fosse o capítulo da King, esta série teria sido um “cuspe” na franquia Art of Fighting, pois Yuri quase não aparece, é tem personalidade “lesada”, Robert e Ryo são idiotas e King aparece pouco.

  • O cenário do fim do KOF 94 não era dos mais originais; aqui vou destacar o mangá, onde o Queen´s team vence o torneio, oferecem uma sala cheia de comida, a Yuri entra correndo e as outras duas entram atrás, com cara de isso é uma armadilha. Daí lançam gás na sala, vem os guardas, as vestem com as roupas de luta. Com direito a piadas com as medidas da Mai, já o resto é parecido com o jogo. Aí me veem esta série e me mistura isso com “controle mental” por pedras negras a lá o “despertar” da KOF 97. E me pergunto? Não tão meio queimando tramas que poderiam estar usando no futuro!? Já imagino se isso tem futuro!? E na KOF 96 vir a Chizuru, se apresentar como organizadora e quem tiver com ela sair cortando as palavras dela com para de lero, lero e vamos lutar pois já sei que isso é uma armadilha é parte dum plano louco de tomar o mundo! É Goenitz nos bastidores indo embora porque o “vento o spoilou!!!” Já a Chizuru com cara de idiota… e sendo tratada como vilã!?

  • Tem um “ditado” que se acorrentar 100 macacos e deixar cada um acorrentado numa máquina de escrever. Você no fim do dia terá ao menos um texto compreensível, e o final desta série parece com isso! Então se quiser pular este é o próximo item e ir pras conclusões? OK! Mas sério??? Omega Rugal! Agora! E ainda imitando as técnicas de todo mundo!!! Deus do céu! Isso foi horrendo! Aliás curiosidade, isso partiu da ideia original que Rugal no fim do game da 94, “roubaria” de todos os lutadores os seus golpes e poderes, mas tiveram graves problemas de memória pra implementar isto. Daí resolveram dar um golpe original e “roubarem” as técnicas do Geese e do Krauser.

  • O fim a produtora disse que é uma surpresa que até o próprio time de produção não sabia. Por um lado foi impactante, já por outro deixou uma montanha de questões! (Kyo com a roupa da KOF 14 e falando na terceira pessoa!? Iori que tá na abertura e no primeiro poster de divulgação e só aparece de verdade no epilogo! Isso foi um baita truque sujo, só não superado pela cena pós créditos com Rugal num tanque!? Vão fazer o que agora!? God Rugal!? Ou o que arrancarem do Mugen!? Deus do céu isso fez mais mal do que bem.

Conclusão

Vocês podem achar o que vou por aqui algo bem amaciado demais. Mas esta série tem uns fatores a seu favor, itens como ela ter sido feita de graça e parecer sido feita por fãs. Por isso dou a ela a nota 6,5; ela tem algumas ideias muito boas, alguns personagens bem desenvolvidos e alguns momentos bons de animação. Ao mesmo tempo ela tem capítulos decepcionantes, momentos muito mal animados. partes do enredo horrendos em especial no fim da temporada. Mas no meio de tantas coisas no mundo que querem pegar o seu dinheiro e sem coração? Ver isso aqui, até que trás alguma simpatia, além de que a SNK é extremamente azarada com produções, então se tem a barra de expectativas bem baixa, talvez melhor que isso? O que se tem??? KOF Another Dayo OVA dois de Fatal Fury é o longa metragem de Fatal Fury. Aqui não é tão um desastre como minhas reclamações podem passar. Leve em consideração ele ser curto, grátis e com o nível “normal” de produções da SNK??? Acho que vale a curiosidade! É algo tecnicamente muito fraco, mas você sente que tem alguma paixão de fã nisso é isso te mantém aqui, esta animação é mais pra fãs de KOF, pois sinceramente até tem elementos bons na trama, mas depois da luta com o Geese? As coisas vão piorando cada vez mais, eu diria que se ama KOF? Veja! Se não ama? Procura KOF Another Day é uma maneira melhor de conhecer a franquia!

Ele foi bem distribuído e foi visto por mais de 900 mil pessoas, mas sempre com legendas embutidas em inglês e falado em japonês, no entanto alguns fãs o legendaram em português e o “converteram” em formato de filme, por isso vou deixar o link aqui.

Disponível gratuitamente em Streaming: Steam e Youtube (idioma em japonês ou chinês tradicional com legendas em inglês, distribuído em 24 episódios, tendo cada um mais ou menos 15 minutos!).

Galeria

Meninas precisamos de umas férias das nossas férias!
Vocês vão ver quando eu sair deste filtro de power point!!!
Vocês pensam que sou Rugal! Mas na verdade eu sou Tarcísio Meira! Ou é o contrário!?
KOF Destiny Trailer 2

Links Uteis

SNK site oficial (em inglês)

PaoPao Café Brasil (em português fã site da SNK)

KOF Destiny no Wikipedia (em inglês e com guia de episódios)

KOF Destiny My Anime List (em inglês com a equipe técnica)


Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta