Bakugan Os Invasores Gundalianos
Originalmente publicado em Makai Knights em 19/07/11
Olá gente estou de volta depois de uma tsunami de problemas. Basicamente meu micro quebrou e tive que comprar outro, somado a problemas familiares = a quase 1 mês sem escrever, mas vou começar a compensar fazendo um double post hoje. E vou começar com algo que o pessoal que lê aqui! E gosta muito? Ou ama ler eu reclamar de?? Vamos falar de Bakugam. Maios especificamente: Bakugan Os Invasores Gundalianos.
Mas se você me perguntar como é que se aguenta três temporadas disto? (e ainda tem uma quarta temporada e teoricamente ultima temporada no ar nos Estados Unidos; atualizando em 09/06/2024, Teve dois remakes! Além de Bakutech que só passou no Japão; mais coisas pra eu ver???) Bem? quando a principal emissora de animação a cabo do país põem algo como isso como um dos carros chefes da programação!? (já teve importância maior na programação do canal; com o tempo se tornou um destaque secundário). Se tem algo pra falar!? Pois com o silêncio? Alguém acha que tá tudo bem tá tudo ótimo! Então por isso vou levantar a minha voz novamente, enquanto eu aguentar para mostrar a minha opinião.
Vou direto aos meus prós (o pior é que existe sim, do contrário como acha que isso dá audiência?) e contras sobre Bakugan Os Invasores Gundalianos .
Foi Bom
- Apesar da pressa do Cartoon Network em trazer a terceira temporada, o que causou um pouco de atraso e “falta de sincronia” com a linha da Long Jump!? O lado comercial continua eficiente como sempre em vender o jogo, mesmo com os problemas! Só agora mais voltado para os acessórios do jogo mais estranho de bola de gude do mundo!
- Desta vez os alienígenas tem mesmo cara de serem de outro planeta!
- Dos novos integrantes do grupo só se destaca a Fábia (a princesa foi a personagem menos genérico dos novos).
- Desta vez tem um esforço dos dubladores o que melhora um pouco o nível geral porém…
- É a temporada mais curta de todas com apenas 39 episódios. Com tudo já exibidos nos USA e no Brasil o que a torna rápido de se ver? Nesta data ainda completou a exibição no Japão. É isso mesmo! Não leu errado! Foi exibido todo primeiro no Brasil que no Japão!
Foi Ruim
- Bakugan nunca teve uma trama das melhores, só que Bakugan Os Invasores Gundalianos se superara nos clichês. Começa com a trama do inter espaço bakugan que deveria servir de prologo para a guerra (sugerida no fim da temporada anterior), mas se alonga até quase a metade da série, depois vai para uma trama de guerra das mais corridas que já vi e do nada vira uma batalha por supremacia!?
- Não tá ouvindo mal a abertura ainda tem a mesma canção chiclete, porém com novo clipe!!! Vamos pra mesma canção pela terceira vez!
- Mais uma vez morrer é muito relativo nesta série! O que torna alguns momentos que seriam interessantes em momentos ridículos mais tarde! Como por exemplo o “fim” dos companheiros do Ren.
- A solução mais fácil dos roteirista foi os heróis tem algum problema? Então a solução é simples! Basta evoluir ou dar algum acessório ao Drago! (O Dragonoide evolui 3 vezes nesta série e ganha dois acessórios! Incluindo uma MOTO!!!! É um outro bakugan gigante: o Colossos Dragonoid, o que sinceramente não causa muito espanto vendo o histórico da franquia, mas o que realmente causa espanto é todos os outros bakugan ficarem para trás com ZERO evoluções, isso mesmo nada! Niente! nadinha! Exceto lógico o bakugan do vilão principal pois se não acabava a graça das lutas).
- Adicione dois times de vilões (um para cada fase) sem muita inspiração; afinal quantas vezes já vimos o imperador maníaco por poder? (uma já! Inclusive nesta franquia!), com entre seus asseclas a cientista maluca, o cara maníaco por lutas, o sábio conselheiro é o general que vê traição por todos os lados (e eu que achava o primeiro time de vilões melhor que o time seguinte; o problema que a maior parte deles foi para lá de genérico, tirando o poeta é o Ren).
- Desde a divulgação da série tava na cara que o Ren ia mudar de lado (afinal a equipe dos guerreiros bakugan sempre precisa de 6 membros, um pra cada atributo), mas a mudança acabou sendo muito lenta e repentina (só se juntou ao grupo faltando menos de 8 episódios pro final).
- A animação não foi das melhores, melhorou no quesito das batalhas individuais mas se resumiu à atirar raios de um lado pro outro basicamente, é nas batalhas que envolviam a guerra, então se resumia basicamente há um monte de raios multicoloridos voando de um lado para o outro com eventuais animações de bakugans voltando ao estado de bola.
- A batalha estava indo no mesmo sistema que estava no fim de Nova Vestroia, mas no final em nome da agilidade resolveram ignorar o jogo todo em si! O que causa uma confusão enorme e deixava a disputa de poder ao bel prazer do roteirista (ou seja adeus números que já não davam para verem direito!).
- Se antes se tinha um ligeiro problema de “super dramatização” no ganhar e perder batalhas, agora este problema estava elevado ao quadrado, pois muitas vezes quando heróis ou vilões perdiam se ficava com alguma impressão de que não fizeram tudo o que podiam fazer e isso acabava deixando as lutas num clima de que faltava algo (muito culpa do mesmo erro da série anterior o uso de um só bakugan e a famosa falta de variedade que agora os vilões também compartilham, já perdi as contas de ver quantas vezes o mesmo bakugan genérico ser derrubado em batalha!).
- A dublagem desta vez foi especial, apesar de manter a maior parte do elenco, e de um esforço de um dublador aqui e ali (destaques para os dubladores do Chan, Fábia, Drago e Ren). O que mais marcou na série foram as mudanças de vozes em vários papeis. Destaque para o Dan, é isso mesmo! mudaram o dublador do protagonista no meio da gravação! Na verdade foi no primeiro terço, após o episódio 13, o que causou grande estranheza. Agradeçam isso à inconstância de elenco da Centauro, responsável pela dublagem desta temporada.
Conclusão
Bakugan não é das melhores opção de anime que existe na tv brasileira (neste quesito, a melhor opção no momento é o zumbi do Sony Spin com seu horário para animes feito na madrugada, apesar dos pesares). A série não evoluiu em quase nada de uma temporada para outra (mas pelo menos não conseguiu piorar) dou a ela a nota 3, 5 mantendo a coerência.
Bakugan não é o anime mais indicado para te iniciar no mundo dos animes, a internet é os fansubs estão aí para procurar coisa melhor até na TV brasileira tem coisa melhor é só procurar que se acha tem Pokémon, Digimon Data Squad (não recomendo muito Yu-Gi-Oh! pois 5d´s e nem Xetal porque não achei bons, mas melhores que Bakugan isto são sim). Nada contra quem goste, eu até entenda o talvez por que você goste. Talvez se deve ao como promove o jogo é os comercias durante a exibição ajudando; mas tem coisa muito melhor por aí é só pesquisar e procurar.
A título de curiosidade (Atualizado em 07/02/2020) além de o Brasil ter exibido a série toda antes do Japão tem cenas adicionais da série que não tem na versão americana e que foram exibidas somente aqui! Assim como tem cenas na versão japonesa que não tem nem nas versões americana e nem na brasileira! Ou seja!? Dá-lhe bagunça!
Galeria
Links Úteis
Ficha no My Anime LIst de Bakugan Os Invasores Gundalianos (em Inglês)
Bakugan no Wikipédia (em Português, falando de toda a primeira franquia e tendo algumas curiosidades)
Guia de episódios (em Inglês)
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.