
Top 10 dos Melhores e Piores animes de 2024, segundo a Internet e nós do Brasil Anime Café

Olá! E sejam bem vindos a mais um clássico aqui do Blog. O nosso anual Top 10 dos Melhores e Piores animes, segundo a internet e nós do Brasil Anime Café! 2024 foi um ótimo ano quanto a animes! Foi um ano que até os animes ruins tiveram alguma qualidade! Por isso eu fico nervoso vendo a opinião dos que disserem que o ano passado foi um péssimo ano pra indústria? Me dá vontade de responder! Me deem mais anos assim! Com animes bons e ruins pra me divertir tanto quanto foi neste ano! Apesar do mercado estar numa espiral sem controle de crescimento, o que aumenta as chances de aparecer animes em ambas as pontas da tabela; me levando a ver mais anime ainda! 2024 foi um ano que chamaria de: O que teve mais tentativas com o “coração”! Só que o chato vem lembrar que o inferno tá cheio de boas intenções. E quando olharem na parte debaixo da tabela!? Vai ser comum notarem alguma intenção. Além disto, pra mim tivemos uma disputada acirrada pros melhores, que se fosse um top 20? Aumentando!? Sim, faria mais justiça; mais aí venho lembrar que eu entrego já 4 listas. O que torna aumentar o número de indicados em algo fora de questão. Sou praticamente um cara tocando isto, com eventuais ajudas. Qualquer problema meu atrasa as coisas, e nossa como atrasou neste ano.
Antes de falar um pouco de curiosidades da apuração que falo todo o ano. Vou deixar uma pequena homenagem ao Anime América. A ideia desta “premiação”, nasceu inspirada na premiação deles que pela variedade de gêneros e o top deles (que já foi 20, pra ano passado entregar o que deu, que foi um top 5). Eles sempre geravam uma boa dica. E eu pensava porque não fazer um parecido no Brasil!!? E ainda pegar algo medido por um meio popular (esta parte veio meio inspirada num top 10 segundo a internet do Omelete, em que a medição foi tão ruim, que decidi fazer algo aparado de um agregador bom de verdade; e não da própria rede social e feita com uma votação pelo ano todo e não numa votação de menos de 5 dias!). Eu entendo os motivos pra Robyn e equipe abandonarem este ano o top. Pois isto dá um trabalho danado de apuração, com horas de animes vistos, e as vezes não vemos um ou outro anime que poderia dar uma dica útil nas pontas da tabela. Aqui fica um pouco pior, pois é uma pessoa vendo mais de 100 animes num ano. Pra algo que no fim por enquanto não é uma boa recompensa, tanto em termos financeiros quanto de trabalho. Mais enquanto tiver mais saúde e tempo? Vou manter o esforço de manter esta lista todo o ano! E quem sabe procurar maneiras de dar um extra a ela! Pois uma dica é algo bem vindo pra todo mundo; é muitas dicas variadas e diferentes duma vez? Acho que é um ouro que deve ser partilhado com você, com seus amigos e família. Fica a dica! Indique esta lista. Eu tento organiza-la de modo a que conheça esta “coisa desconhecida” chamada animes japoneses e possa ver como quiser! Quer ler tudo! Beleza! Quer ir direto pra lista? Bom! Se quer saber os métodos? Estão Aqui! E não precisa ler tudo de uma vez! Volte, veja e reveja quantas vezes quiser! (Um dia eu faço num método mais fácil ainda!). Então, simplificando algo longo! Obrigado Anime América por parte da inspiração! Vamos manter o espirito e fazendo do nosso jeito! E todo ano! Enquanto der!
Este ano foi engraçado que tivemos depois das eliminações mais de 25 animes numa média superior a 7, e uns 27 com média inferior a 6. Então nas médias foi até fácil de montar a lista! E ainda por cima uma das tabelas teve o incrível número de uma só eliminação! Engraçado que “se não tivesse regras” um certo episódio seria o segundo melhor anime do ano, assim como os dois primeiros episódios de um certo anime chinês, o deixariam bem na lista! Pra minha lista? Novamente eu teria tantos animes que queria tanto citar, mais deixaria a lista longa demais e já temos mais de uns 40 animes comentados aqui! Pra citar tive boas experiências com: VTuber Legend: How I Went Viral after Forgetting to Turn Off My Stream, Ranma 1/2, NegaPosi Angler, As a Reincarnated Aristocrat, I’ll Use My Appraisal Skill to Rise in the World, I’ll Become a Villainess Who Goes Down in History, Magilumiere, Puniru is a Kawaii Slime, Time Patrol Bon, Jellyfish Can’t Swim in the Night, The Wrong Way to Use Healing Magic, Gushing over Magical Girls e Sengoku Youko (que foi uma pena o que a White Fox fez com ele; tinha o melhor roteiro do ano! Mais a prioridade deles era o Subaru e sua Emilia-tan; é isto se refletiu muito na animação). Animes, que se aqui tivesse uma lista por gêneros eu poderia detalhar eles. Mas não tenho verba, pessoal e tempo. Então faço o meu melhor ao menos os citando aqui. Desculpem a longa introdução e sejam bem vindos a esta edição do nosso anual top 10 de melhores e piores animes do ano.
Regras que guiam as nossas listas!
- Vale qualquer anime com mais de 6 episódios. E tendo todos os seus episódios exibidos entre 1 de Janeiro de 2024 e 31 de Dezembro de 2024.
- As médias foram tiradas do MAL (My Anime List), que é um agregador de opinião bem popular. Foram consultadas e extraídas as médias no no dia 31/12/2024 às 15:00 horas.
- Filmes valem pra nossa lista (Brasil Anime Café)! No entanto pra lista “segundo o público”, eles serão desconsiderados pro Top 10. A motivação de não estarem na lista segundo o público. E por causa que naturalmente filmes tem uma média alta, motivada por valor de produção que são geralmente mais altos neste tipo de produção.
- Especiais com mais de 40 minutos de duração total pra mim contam como filme. Além que filmes são uma dica rápida e boa.
- Cabe avisar que os programas do gênero hentai, lançados por seus produtores oficialmente neste gênero, serão desconsiderados por questões de moralidade e por naturalmente terem uma nota média bem baixa. Vale lembrar do problema “moderno”; que tenho que considerar; pois algumas series são lançados oficialmente dentro do gênero ecchi e bem vamos dizer que na realidade o “gênero” de alguns desses programas é uma mentira.
- Se um programa tem mais de uma temporada, ou tem mais de uma temporada ou um spin off no mesmo ano? Vai ser considerado somente pra lista a “versão” com maior nota pros melhores e a com a nota mais baixa, será a considerada pros piores. A que tiver a nota válida fica é a outra será desconsiderada.
- Continuações são validas até o terceiro ano/terceiro “aniversário”/3ª Temporada. Após isso não podem concorrer ao TOP 10 devido a series com continuações tem com o tempo um acumulo de média bem alto. Porém, pode se abrir exceções em caso remake ou da continuação ser num estilo artístico totalmente diferente.
- Em caso de empate! O mais velho fica a frente. Daí você me pergunta? Como se define o mais velho? Pela data de estreia, quanto mais próximo de Janeiro (por exemplo, se há um empate entre um programa que estreou em Março e outro que estreou em Outubro? O de Março fica com a posição superior).
- Esta é meio obvia, só que vale falar quando uma lista pega as médias do MAL (o My Anime List). No citado site pra uma serie conseguir ter uma média, ela tem que ter um número mínimo de pessoas pra ser listada; a regra é algo em torno de 2000 pra 5000 pessoas listando como: “querendo ver”, após isto se necessita de 3% pra 1% deste total ter dado nota pra aplicar a média; então mesmo tendo algumas coisas aqui com 200 pessoas tendo dado média de nota!? A nota vale! Sabem porque!? No Youtube menos de 10% das pessoas que veem um vídeo dão uma média qualquer. E pra dizerem que “mandou mal”? Menos de 3% negativam vídeos (pois em teoria as pessoas não perdem tempo negativando algo; normalmente só ignoram; a não ser que esse “algo” tenha “ido” muito mal), então a minha métrica é. Tem média no MAL! É candidato! Tanto pro melhor quanto pro pior.
- Os melhores e piores do Brasil Anime Café vem puramente do meu gosto e da minha opinião pessoal (eu, Senryu que vos escreve). Julgado dentro dos animes que vi no ano. Então pode ter algo bom (ou ruim) que deixei passar em branco.

Top 10: Melhores Animes de 2024, segundo a Internet
Coisas engraçadas desta lista em 2024. Olhando os números apurados tivemos no topo: dois empates, dois filmes removidos por causa das regras, um anime removido por causa dos poucos episódios em 2024, e se um certo episódio fosse considerado sozinho? Ele seria o segundo maior do ano! Em 2024 tivemos muitos animes com nota acima de 7. Foi um bom ano pra quebrar “preconceitos”. Por ter muitos animes de qualidade (mais de 27 com média acima de 7, incluindo dois daquela categoria com H); só que se subir pra oito? Daí a coisa corta bem e tivemos entorno de uns 14 animes, o que comparado a outros anos foi algo incrível! Acho que posso dizer seguramente só olhando os números que 2024 foi ano incrível pros animes!
Menções Honrosas e Top10:
One Piece Fan Letter – média 9,08 – Crunchyroll/Netflix
Num momento em que a produção de One Piece resolveu fazer uma pausa (e também um remake de uma das suas sagas). A TOEI oferece um episódio especial de One Piece; baseado numa história “spin off”. Daí nasceu Fan Letter, que se passa num momento bem especial de reunião da turma do chapéu de palha. E em paralelo temos a confusão que acontece quando uma garota resolve entregar uma carta de fã a Nami. No meio disto temos uma animação impressionante, várias mini histórias de outros fãs ou de pessoas falando dos chapéus de palha; no meio de uma completa zorra na cidade. Tudo isso sendo juntado por vários personagens. Uma verdadeira homenagem a toda jornada! E a One Piece! Tudo num único episódio! Não é a toa que tem esta nota alta, que lhe daria o segundo lugar! Algo imperdível pra fãs! E pra não fãs? Algo que pode lhe ajudar a “entender” e ter uma amostra da zorra e formula única que One Piece formou com o tempo. Bem, não está na lista por ser um único episódio e por One Piece ter várias temporadas.
Kingdom 5ª Temporada – média 8,73 – Crunchyroll
Ah Kingdom! Lembrado lá do fundão no ocidente e amado na Ásia! A série melhorou muito desde da segunda temporada, onde sofreu uma pausa, além da troca de boa parte do staff do anime. Vem de lá pra cá tentando colher os louros desta troca. Mesmo quase virando um “curso pra novos animadores” da Pierot (eles mantém uma unidade dedicada a faze-lo, só que o anime claramente não é uma das prioridades do estúdio). Kingdom continua com seu ótimo drama, valorizado bem em suas cenas chave. Quem sabem com a “teimosia” conseguem chamar mais a atenção! Afinal, já parece que tenha valido algo!? Já que o mangá finalmente será publicado no USA! Sobre a temporada? Vamos dizer que num momento em que a “união” é posta em teste, os generais enfrentam alguns dos seus maiores “testes”, num momento de fragilidade durante a transição de governo. Lembrando que se não fosse as regras ele estaria em quinto lugar.
Look Back – média 8,70 – Amazon Prime Vídeo (dublado)
Baseado em um One shot feito pelo autor de Chainsaw Man. É um filme que trata de duas artistas que começam competindo indiretamente uma com a outra, até que um fato as aproximam e elas se tornam uma dupla. Até que o “destino” as separa e alguém se pega pensando: E se as coisas pudessem ter sido diferentes? Um grande filme que passa o amor por mangás e por desenhar. Mostrando o lado divertido e amargo da jornada. Sendo honesto, o diretor se vira muito bem com as limitações de orçamento e de como vou dizer, comercialidade, pois é um filme introspectivo e bem reflexivo. No fim é um filme bem emocional e forte, porém limitado em técnica (não ganharia o Oscar, mais “ajudaria” a dividir votos junto com Divertida Mente 2 e Robô Selvagem, só que eu ainda acho que Flow venceria). E na hora pra decidir o que mandar por Oscar? Resolvem esnoba-lo e apostarem num certo filme. Não foi das melhores ideias, só reforço que não mudaria muito as coisas, mais tornaria mais apimentada a disputa.
Link Click – Bridon Arc – média 8,69 – Crunchyroll
Um grande inicio de novo arco em Link Click. Os fãs em massa votaram é conseguiu uma boa média que o colocaria em nono (sem as eliminações, que tem na regra). Não está na lista pois teve somente 3 episódios lançados perto do natal em 2024. Aliás a serie deixou uma ótima primeira impressão, porém murchou um pouquinho com o tempo. Pessoalmente este arco tem alguns retcons que ajudam a dar uma boa continuidade a franquia e dá um norte pra próxima temporada. Brindon Arc serve bem pra atiçar a curiosidade pra temporada 3, assim como “age” bem como uma prequela, pois responde algumas perguntas das outras temporadas. Ainda é uma boa obra, mas veja sem grandes expectativas. Pois sinto que Bridon Arc foi uma de “construção de palco”, onde preparam o terreno pra temporada futura poder arrebatar o público.
Haikyuu!! O Filme: The Dumpster Battle – média 8,63– Crunchyroll (dublado)
A batalha do lixão! Em na qual os fãs se deleitaram. E resolveram não ir aos cinemas??? Ele no Brasil foi o oitavo de sua semana de lançamento, com uma bilheteria abaixo do esperado já no Japão, só que internacionalmente foi um sucesso estrondoso. Os mesmos fãs só tecem elogios por aí. E vamos encarar o problema! O filme é 80% só um jogo! Este jogo é ultra bem feito? Sim! E tem viradas e cenas fabulosas e tudo mais!? Também sim! No entanto, eu no fim do dia senti que foi feito pros fãs de Haikyuu e pra somente entregar o que fazem sempre! Uma partida de vôlei vibrante e só! O pior e que parece que eles vão dobrar a aposta e empurrar todas as partes de resolução e drama pra um pacote de especial e terminar tudo numa partida “final”. Um grande filme pros fãs! E ainda tem dublagem, mais pro não fãs? Acho que nem o comitê de produção pensa neles. Ele seria um dos ficariam nas ultimas posição do rank, mais é filme. E filme não conta neste rank, no entanto seria o 10º.
10- Oshi No Ko/My Star 2ª temporada – média 8,61 – Netflix
Aqui vai parecer contraditório com o que disse no ano passado. No começo da segunda temporada, temos o arco do teatro. Aqui a produção sabendo das limitações anteriores da produção, ela as ataca de modo magistral. Temos um arco mostrando as dificuldades pra autores, pessoal de teatro (diretor, roteirista e produtor) e dos atores pra adaptar um mangá pra teatro. Vemos a dedicação de cada um em encarrar os problemas e as suas próprias limitações, coisa que até o Aqua tem que encarrar. Dando num excelente arco de preparação, com a execução bem visceral pela parte dos atores, assim como uma peça de teatro deve ser. Temos um arco dramático muito bom, com uma entrega excelente dos atores e uma animação soberba. Só que o “diabo” mora nos detalhes, e é isto que joga o resto da temporada um pouco pra baixo. Pois toda a introdução ao sobrenatural e as conveniências do inicio do arco da “Dark Ruby” são coisas que pioram tanto a obra. Que por exemplo a adaptação com atores de Oshi no Ko resolveu pular este arco é toda a parte sobrenatural e ir direto ao final da obra.
9- Dungeon Meshi/Delicious in Dungeon – média 8,61 – Netflix (dublado)
Ah! As delicias da Masmorra! Engraçado que em termos de publicidade. Ninguém ajudou ninguém aqui! A panini está vendendo pelo título em inglês, por poucas semanas a Netflix tentou usar uma tradução literal do título, depois o título em inglês e por ultimo o que mais pegou foi o título em japonês Dungeon Meshi. Ainda com a confusão de título e a divulgação de sempre da Netflix, a série conseguiu números bons de visualizações. O potencial aqui em especial é pra quem gosta de histórias com temas medievais ou RPG. O Trigger soube muito bem realizar tudo, via uma preparação de quase dois anos! Pra se ter uma ideia enquanto Gridman Universe estreava em Março de 2023. Você podia ver no epilogo dele tinha uma TV com cenas de Dungeon Meshi (que seriam exibidas no episódio 9 em 2024). O preparo e a dedicação você vê claramente na tela com uma animação muito bela de cenários e nas lutas, uma masmorra muito bem detalhada e com um ecossistema bem vivo. Além das soluções culinárias pra eles se virarem na masmorra pra sobreviverem. Os confrontos mostraram muito bem as dificuldades de se explorar, assim como os aventureiros tem que ter uma boa racionalidade em notar o problema e procurar soluções com o que tem pra resolver. As vezes nem sempre dava pra resolver, e fugir era a solução. Pra quem ama mundos complexos, narrativas com ótimos personagens, bom humor e uma boa aventura em estilo medieval ou de RPG? Tu tem aqui um prato bem cheio pra se fartar! Porque esperar!? Venha curtir as maravilhas da Dungeon!
8- Dandadan – média 8,64 – Netflix/Crunchyroll (dublado)
Isto aqui é uma grande homenagem aos filmes trash (ou filmes B se preferirem chamar) dos anos 80 e 90. Tem tudo o que estes filmes tinham: uma estética exagerada, muita ação, alguma garota bem bonita, só que por boa parte do tempo todo com pouca roupa, um “cara” numa “fantasia barata” sendo o monstro, e tudo fluindo de modo bem rápido pois tinham pouco tempo pra filmar. Aqui junta todos estes elementos na tela pra te impressionar numa mistura de sobrenatural e “sci-fi” com terror trash. As vezes vão só direto ao ponto e as vezes tentam por as razões da coisa, o que nos dois primeiros e nos episódios 6 e 7 dão ótimos resultados. Porém se nota que como no material original e aqui também a Science Saru procura a melhor maneira de adequar o material original, e o mangá procurando neste começo o seu tom. É algo com muito potencial pro futuro. Só tem que saber usar como vou dizer, a sexualização a seu favor e não contra si (as cenas com a Momo no disco voador e nas fontes são só incomodas, não passam nem humor ou susto, só são gratuitas; mais em compensação o encerramento do episódio 9 é hilário). Acredito que a “pausa”, deve ajudar a a Science Saru a ajustar isto e o ritmo pra não ficar tão corrido. Se conseguirem lidar com os dois? Podemos ter um gigantesco anime em 2025! Homenageando filmes trash, com bastante ação e toques de sobrenatural e sci-fi.
7- Monogatari Series: Off & Monster Season – Média 8,72 – Crunchyroll
Depois dos últimos desastres do estúdio que ele ajudou a ser o que é. Um homem tem que abandonar o banquinho de plástico do bar, sair da aposentadoria e tentar trazer de volta o bom nome do estúdio! Shinbou, resolveu após a pandemia voltar a atuar na direção e no dia a dia do Shaft em nome de recuperar o nome do Shaft de ser um estúdio inovador em fotografia, animação e direção. Este é um dos primeiros trabalhos a marcar a volta dele é nossa. Como ele é complicado como serie de TV! Ele foi lançado primeiro como filme e depois ganhou algumas cenas novas e melhorias pra versão seriado de TV. Em termos visuais ele é quase perfeito! E vendo numa tela grande ou cinemas? É um espetáculo visual calculado pra ser visto sem legendas; o que sem dublagem ele se auto sabota e nessa a Crunchyroll pecou feio (fora disso, vai notar alguns problemas como: legendas difíceis de se ver ou falas rápidas que mal dá pra entender a cena). Se for ver as outras coisas? Temos 4 arcos que “unem” as tramas dos monogataris. No que resumo em um 1 arco bom e 3 com problemas diversos. Pra não dar spoilers vou usar só nomes e apelidos pra dar nome ao arco, os mini arcos da Ononoki são a cola da primeira metade e o modo caótico da história te ajuda a engolir o que acontece, o segundo arco da Nadeko, o que posso dizer alguém em temas e visualmente está alimentando taras. O que fica tão estranho e incomodo em tela que se você sobreviver a coisas gratuitas como uma sala cheia de várias cópias da mesma adolescente só vestindo uma camiseta molhada, porque sim??? Você chega no magistral arco da Vampira com nome de tag de adolescente revoltado com a vida. E aqui Monogatari mostra toda a genialidade visual, poética e de temas. E temos algo raro em Monogatari, um arco falando sobre solidão, as coisas que aturamos pra ter companhia e muita poesia sobre a situação; este arco novo foi de longe a melhor coisa de monogatari off monster. E tem um extra! Dá pra ver sozinho! Se quiser ver só a coisa boa de monogatari e garantiu a nota alta de muita gente, inclusive eu! Foi este arco! Arco este que dura do episódios 6,5 ao 8. Daí tu tem o arco da “Mostarda” que tem bons momentos e outros momentos de meu deus! O que estou vendo!? Como quando um adulto pede a calcinha de uma menor de 12 anos!!! E isso é Monogatari off monster! Poético, lindo visualmente, as vezes uma obra de arte em forma de anime e as vezes e só a visão de um veio pedófilo safado!!! Não tem como eu recomendar ele todo! (só recomendo o arco da vampira). Só que os fãs o notaram, notaram a excelente produção! E foi premiado com esta média!
6- Hibike! Euphonium 3/Sound! Euphonium 3 – Mèdia 8,72 – Crunchyroll
O segundo empate neste top 10! (definido ambos pelo critério de quem estreou primeiro). E vou ser honesto de saída. Este anime tem mais destaque que Tsurune da mesma Kyoto, por causa das personagens, e a primeira temporada de Hibike foi um marco de virada e qualidade da Kyoto que ela manteve por toda uma década. Aqui se tem a repetição da competência e qualidade pra uma base de fãs alta, em que a produção só correu um risco e só jogou no seguro! A trama tem um drama bobo que sabemos bem o resultado desde do começo de uma certa representante que fica a temporada toda fazendo “bico doce” pra o que ela dedicou TODO O SEU SEGUNDO GRAU!!! Só que tematicamente, Hibike não tinha muito pra onde ir, nos filmes já tratou da vida e despedida das senpai do grupo, na temporada 2 tratou das brigas (tema que volta aqui e é resolvido da maneira mais idiota possível; leia-se magicamente basta um papo 10 e as pessoas SEMPRE cedem). Só que no fim do filme, uma certa garota tava resolvida do que queria de futuro. Porém a Kumiko que passou pela trama sendo arremessada que nem roupa na maquina de lavar e teve um relacionamento começado e finalizado a jato (e sinceramente o Yuri bait que o anime adora fazer com Reina é um problema tão menor, que eu nem deveria ter falado, só lembrar que não é tão forte na obra original; ao menos não tanto quanto o anime). E pros temas e personagens só faltava dar uma finalização pra formatura da turma. E nem vou me alongar muito da “rival” dela. Pois a única ousadia aqui foi mudar o “teste cego da amizade”, e sim modificar o resultado do material original foi algo fabuloso, simples de ser feito e ajudou a tentar por rumo na trama da Kumiko. Foi uma temporada bonita, fez o básico pra entregar aos fãs um fim bonito, teve dois episódio com roupas de banho pra o “fan service perfeito”. E pra Hibiki, que já me perdeu na temporada 2, me fez ter bocejos nos filmes. Ao menos na temporada atual fez algo que existe é muito bom pra os fãs por dar as exatas mesmas coisas que deram certo antes!!! Pra não fãs ou atrair novos? Quem são vocês? Não precisamos criar nada! Só seguir com o mesmo time “vencedor”; daí alguns perguntam porque Hibiki não teve destaque nas premiações? E mal nem foi lembrado??? A temporada 3 foi bonita, uma boa celebração de jornada, e também não fez absolutamente nada de novo, inventivo ou memorável. Talvez a audição final seja um momento a ser lembrado, e forçando muito a barra a conversa na luz das estrelas da Reina e Kumiko.
5- Re:ZERO -Starting Life in Another World – 3ª temporada – Média 8,73 – Crunchyroll (dublado)
Re:zero entrando numa fase com boa parte da equipe de produção mudada, só que ainda ficando na White Fox, que está bem mudada do que quando fez a temporada dois. Neste cenário alguns achavam que nada mudaria aqui. É temos um assunto quase quase ninguém quis falar. Muita coisa mudou; mesmo com a equipe tentando fazer o máximo pra deixar a impressão de estar no mesmo pique, e spoilers pra mim não conseguiu. Os fãs na maioria adoraram a primeira metade, vide a nota, e sinceramente a primeira metade em que neste arco se seta o problema, se instala o terror pela cidade e cada “chefão” fica no seu “feudo”. Nisto foi bem feita em criar o clima, só que na segunda metade começa a acentuar os problemas de mudança de design e de personalidade na Emília (que vamos dizer ganhou uns ganhos nos air bags e agora não leva desaforo pra casa; ao invés da personalidade normal dela; que vamos ser sinceros, uma mudança que começa aqui neste arco, mas o anime só adiantou uns dois arcos, o que deixa em especial na segunda metade uma impressão bizarra nos atos da Emília). Tirando o episódio de hora e meia, a primeira metade foi muito boa em montar o cenário, mais teve uns problemas aqui e ali na ação, que nesta primeira metade não afetou tanto, mais na segunda metade que é um grande arco de resgate, afeta bem mais a trama e a série. No fim do dia é a pior temporada de Re:Zero? Sim é! Ela é ruim? Não é! Só que pra algo que andava sempre numa nota alta, se arriscando e valorizando momentos??? Nesta temporada está um pé atrás em tudo! Ainda tá boa, só que este pessoal não consegue o mesmo ritmo de antes, e esse novo ritmo é inferior ao de antes. O que causa preocupação pros próximos arcos. Pois eles tem que melhorar em imaginação de cenas de ação (pra ter cenas inteiras boas e não um frame final de impacto e dar o dia como feito re: zero mesmo antes conseguia ser inventivo nas suas cenas e criar boa ação e terror) e tem que alinhar a personalidade dos personagens aos momentos (e não fazer ship de casal porque querem! Né Garfield e “esposa”).
4- The Dangers in My Heart – 2ª temporada – Média 8,78 – HiDive (sem distribuição no Brasil)
Os fãs claramente gostaram muito disto aqui, ao ponto de ser o romance com a melhor nota de 2024. Só que pra mim fica difícil gostar duma obra quando o menino conhece a menina, contando os contos de como ele se imaginava matando a menina. E daí os dois resolvem sair juntos. E pra apimentar a relação! Ela resolve forjar o seu próprio sequestro. Então me desculpem se isso ficou mais na minha mente, que os momentos de dia a dia dos dois saindo, ou a animação que ficou muito melhor na segunda temporada. O grande problema deste anime é ele não apostar no avanço da relação ou dos passos do dia. Assim como na primeira temporada resolveram apostar num exagero surreal que mais atrapalha a trama do que a ajuda. Não vou mentir que a temporada dois foi mais segura na direção, os momentos dos dois saindo se conhecendo e o quanto os amigos tentam ajuda-los, são momentos muito bons. Mais o anime adora certas coisas do material original, e elas não vão embora pois esta é uma relação anti convencional com motivos anti convencionais dos dois se unirem; e sempre que a trama volta neste assunto as coisas ficam bizarras (o que é pequeno o trecho nesta temporada), só que quando ele tenta ser normal? Ele é um bom romance e bonito! Só que fica difícil recomendar este romance, sem fazer como os outros e omitir que esta trama tem um casal com um lado bem destrutivo, que só não floresceu por conveniência do roteiro.
3- Bleach: Thousand-Year Blood War – The Conflict – média 8,83 – Disney+ (dublado)
Ouso dizer que esta é a melhor temporada de Bleach. E me fez queimar a língua, pois essa terceira temporada tratava do trecho mais fraco do arco no mangá. Só que as lutas são muito bem feitas, os complementos de história vem de modo certeiro, a musica que continua muito boa e toda a estética que em alguns pontos lembram ainda mais a estética do mangá de Bleach nos bons tempos. Fazem não só ser uma delícia aos fãs de Bleach, e também ser muito bom aos olhos dos não fãs. De longe esse tratamento da temporada final tem sido bom, desta vez não soou tão corrido como foi a segunda parte. O anime ainda está muito bom na ação, as conversas e sentimentos nas lutas estão muito bem explorados e entregues, as partes novas tem acrescido e melhorado e em muito a trama. Só adicionaria 3 recomendações: deixem eles terem o tempo de criar o que for preciso pro final, a “refeição” anterior foi muito boa e no meu caso espero o tempo que for! Pena que falando sem spoilers não se tem muito de novo a se dizer a não ser, que bom que a equipe tá bem focada e continua se aprimorando. E por ultimo, deus do céu a dublagem em português não consegue acompanhar o passo; muito por causa do desnível dos dubladores já no elenco principal, então se faça um favor e veja legendado pois este problema inexiste na dublagem original. E só pra constar tem gente com a 6ª troca de voz no elenco do Brasil (ninguém lembra quem dubla a Momo!? Ao menos no MAL lembram de algumas…). A temporada foi muito boa; eu só ousaria dizer que o azar desta temporada foi que pegou um ano muito bom, e teve muito anime de melhor qualidade no ano, se não? Seria muito mais falada e lembrada.
2- The Apotecary Diaries/Diários de uma Apotecária – média 8,88 – Crunchyroll/Netflix (dublado)
Daquela!? Se ainda não estiver vendo diários de uma apotecária? O que está esperando? Pois este anime é uma joia rara em forma de anime que atende tantas coisas, que o tornam difícil de evitar de vê-lo. Ele tem uma protagonista única e muito interessante (e não! Não é por Mao Mao ser uma mulher, é justamente por ela ser o oposto do que é moda hoje em dia). Então me deixa remover os dragões da sala, pra lhe dizer que a não ser que odeie drama, mistério ou até romance? (que romance é a coisa que menos vai acontecer aqui!). Você tem que ver isto aqui! Vou continuar falando sobre o segundo “dragão” daqui, quando você olha um cartaz e vê uma mulher como protagonista? Você imagina? Que vai receber mais uma praga de uma Mary Sue abençoada pelos céus, que não tem dificuldade alguma e todas as soluções caem no seu colo! E venho lhe dizer que Mao Mao desceu dos céus, pois ela é o oposto de uma Mary Sue e aos tapas vem ganhando seu espaço! Mao Mao é alguém bem falha, ela faz tudo por uma droguinha, não gosta de se intrometer, só que a sua curiosidade é alta demais pra sua própria saúde, ela tem sede de conhecimento, tem grandes conhecimentos de remédios, drogas e teve uma boa educação, e um bom coração vindas da educação por seu “pai”. E a serie daqui em diante, e de várias maneiras e eternamente vai continuar assim, irá sempre andar pela curiosidade e sede de conhecimento da Mao Mao que geralmente vai ver se envolver seja uma trama na corte, a uma doença ou algum fato curioso. A maneira como a obra e o anime sempre conseguem atrair a curiosidade, apresentar a questão, colocar de um modo esperto e sem lhe subestimar as pistas apresentadas, dar a solução e ainda ter variedade de personagens, tramas, dramas e situações são o que tornam a Mao uma protagonista tão única e Diários de uma Apotecária em algo que mesmo andando em um ritmo sempre bem parecido, em algo especial mesmo na segunda temporada (que é praticamente uma única trama em duas partes sobre colocar as peças no lugar pra um conflito). E ao mesmo é algo tão único, interessante e diferente. Poderia falar por horas sobre as qualidades da “Maozinha”, então deixo um bom vídeo aqui. Devo lembrar que há um anime pra todos e que qualquer anime, não é pra qualquer um; só que a apotecária é algo tão fácil e tão no “gosto” de todos, que me causa estranheza não ser mais popular.
1- Frieren: Beyonds Journey´s/Frieren: E a Jornada para o Além – média 9,32 – Crunchyroll/Netflix (dublado)
Ano passado eu falei mais sobre as qualidades de produção de Frieren; do quando ele excede o que uma produção normal faz e tenta dar uma qualidade quase de cinema. Agora venho falar sobre o quanto Frieren sabe ir além. E consegue entregar muitas coisas fora do “normal” e a tornam numa obra tão especial. Na primeira metade Frieren trata sobre uma nova aventura e o quanto as lições que Frieren aprendeu na sua jornada anterior (que foi só salvar o mundo, que era ameaçado pelo rei demônio junto com Himmel e seu grupo), e no quanto Frieren começa aos poucos e com a convivência com seu novo grupo vai mudando a si e a todos a sua volta (em especial a Fern). Nessa parte temos muito como a convivência e as pequenas e grandes coisas são importantes no todo. Desde do fato de matar um dragão e salvar a cidade, ou só remover o entulho da estrada. Em 2024 na maior parte tratou do arco do exame, que ocupou boa parte da segunda metade e aqui Frieren abriga grandes cenas de ação, que não são o foco de Frieren, porém neste arco tem as melhores cenas de ação de Frieren. Cenas que dão bem a realidade do que é ser um mago neste mundo. O arco em boa parte é sobre a capacidade de usar seus conhecimentos avaliar problemas e não necessariamente com outros, só que aproveitando dos outros a sua volta pra encontrar maneiras de resolver ou contornar o problema em frente usando toda a sorte de magias. E se você não tiver o nome Frieren; você pode “entrar neste clube de elite”. A musica do Even Call e as cenas brilham ainda mais pra valorizar os momentos. Devo relembrar que temos algumas das melhores cenas de ação de toda a serie!? É um arco que valoriza bem os poderes, em especial em como usar de modo inteligente e esperto pra resolver as questões em frente.
Top 10: Melhores Animes de 2024, segundo nos do Brasil Anime Café
Pra mim foi um ano de escolhas bem difíceis. Enquanto alguns fingiram que uma certa Elfa e uma certa apotecária não existiram em 2024!? Eu não fujo das minhas regras! Não invento coisas e nem crio efeitos Mandela! E encaro as escolhas difíceis! Olha pra alguém que declaradamente não gosta de musicais e nem de terror. Eu tenho dois musicais aqui e dois romances aqui nesta lista. O ano de 2024 apesar do começo da febre de “animes de romance”, o ano teve uma boa variedade de animes bons e de uma variedade grande de gêneros; o que ajuda a dar uma boa dica! Lembrando estes animes abaixo refletem a minha opinião pessoal. Então leiam, vejam o que te interessar e se divirtam! As posições refletem o meu gosto mais todos os 10 são de grande qualidade (apesar que trocaria o 6º e o 7º, mas não pude evitar a piada e a diferença de qualidade entre os dez é pequena. Todos são ótimos! Até as menções!).
Menções Honrosas e Top10:
Love Live! Superstar!! 3ª temporada – Crunchyroll
Esta foi uma parte impressionante da franquia. Muitos creditam a Love Live a “generalização” dos animes de musica. Só que com o tempo a franquia foi sempre tentando se reinventar, via suas musicas, personagens e os seus dramas. Até que no superstar conseguiram ir num passo além! E conseguiu conciliar muito bem nas suas temporadas: personagens, historias e musicas. E não contentes com isso, foram temporada após temporada tentando se desafiar a ser cada vez original e melhor! A temporada um passa bem o amor pela musica e introduz ótimas personagens, já a segunda temporada é onde temos os melhores clipes musicais e um tema sobre renovação de conjunto muito bom. A terceira temporada consegue fazer muitas coisas novas pra Love Live. Como lidar com 11 personagens ao mesmo tempo, o que com uns poréns até consegue lidar muito bem, conseguem ainda por cima apresentar novas personagens, mostrar mais do amor a musica e ainda por cima trás um ótimo tema a franquia, o do fim do segundo grau, e os pensamentos naturais de: o que quero fazer no futuro? E impressiona as repostas de cada uma das “formandas”. Elas trazem uma dose de realismo e que “realisticamente” mostra que nem todo mundo segue carreira musical (aliás as escolhas parecem bem naturais pra personalidade de cada uma e não, o problema surreal e fora da personagem de uma certa tocadora de Eufônio). E nesse meio tempo ainda consegue apresentar e falar das novatas Margarete e Tomari, desenvolve melhor as novatas da temporada 2 e ainda fala sobre futuro! Logico que algo foi sacrificado e foi a redução dos números musicais, só que eles ainda assim conseguem trazer números musicais impactantes (mesmo sendo em menor quantidade). Foi incrível como Love Live mais uma vez soube se reinventar e apresentar um musical incrível, com bom drama, temas e personagens incríveis.
Kaiju Nº 8 – Crunchyroll (dublado)
Engraçado que num ano com Solo Leveling. Kaiju nº 8 ainda conseguiu impressionar pela boa ação; as vezes em nível superior que solo (que já fazia em nível de cinema as vezes). Pelo fato de justamente conseguir usar bons personagens e uma trama bem redonda. Não queria comprar a briga, porém. O problema de solo leveling e que consegue lutas impressionantes, só que elas não salvam uma trama bem fraca ou previsível. Já Kaiju faz algo simples, homenageando tramas de monstros, e este simples funciona bem, por justamente ter personagens bons, funcionais e que no conjunto conseguem elevar a obra. A outra ainda tem o problema que o “sujinho” tem a simpatia de uma porta! (e esta porta ganhou protagonista do ano!? Se bem que o Eren ganhou 3 vezes por fazer coisas maneiras e uma por vilão). Pra mim só ação não te vende uma obra. Se quer uma obra de ação, com uma história boa e lutas boas? Veja Kaiju nº8! Agora se quer só ver lutas boas, movidas pela mais fraca trilha do Sawano (que ainda assim é melhor que a maioria das trilhas dos animes de temporada)? Solo Leveling é uma boa alternativa (sem contar que a temporada dois aposta em dobro na ação e fica bem melhor assim!). Encare esta dica como um dois em um!
7th Time Loop: The Villainess Enjoys a Carefree Life Married to Her Worst Enemy! – Crunchyroll (dublado)
Estamos numa tendência cada vez mais crescente de animes de romance que estão se multiplicando por temporada. E se destacar neste mar é um baita feito. Ano passado eu diria que quando alguém for escolher a sua lista você vai ver coisas como a segunda temporada de Dangers in My Heart (que tem uns episódios problemáticos), A Sign of Affection (que deve ser a citação mais comum e fácil; e que todos vão ignorar em como romanceia uma relação abusiva, com ainda por cima uma outra “ponta do triangulo” que respeita a menina, mas a trata como uma posse!?! Eu prefiro a serie que tem o melhor conjunto, e que admito tem a pior animação destas 3. Este anime trata de uma mulher que ao morrer ela volta no tempo e a cada uma destas 6 “voltas”, ela tenta viver uma vida melhor, porém uma guerra mundial acontece e ela morre por consequência desta guerra (e acreditem estas reencarnações até tem utilidades na trama; só que funcionam mais como uma explicação simples pra uma habilidade da nossa heroína independente, do que “servir” de fundamento pra um isekai). Até que na sétima vez ela resolve fugir imediatamente do seu casamento arranjado e conhece o homem que indiretamente (uma delas é bem direta) arruinou todas as suas outras vidas. Vamos dizer que pelo “destino” os dois ficam noivos. E vão durante a serie aprendendo um sobre o outro. Aqui a série já desde do começo já mostra que o “boy” aqui é um “garoto problema”. E nossa heroína começa a sua “cruzada” pra “conserta-lo”. O melhor aqui é em como não adoçam a pílula. O cara tem sérios problemas de confiança por ter sido quase morto pela mãe, vive num ambiente de governo de “cobra devorando cobra”, o povo do reino vive na miséria, e o “conjunto” leva a várias divergências com o pai. No meio disso nossa heroína tenta mostrar soluções mais diplomáticas, resolve problemas de desenvolvimento econômico, forma alianças de confiança no governo e tenta reduzir a pobreza. Assim temos de bônus uma sub trama politica útil, funcional e interessante nesse tipo de enredo! Os momentos de romance são muito bons, o drama e a “politica” vão bem e não temos nada apressado! Aqui a temporada termina num bom ponto, que mostra que as coisas estão mudando, mais pra mudar esse boy magia? Vai precisar ainda muito mais água rolar, apesar dos dois estarem cada vez mais se abrindo um pro outro.
Girls Band Cry – Crunchyroll
Aqui temos o anime surpresa de 2024. Girls Band Cry nasceu de um “experimento” da TOEI que juntou um pessoal de Love Live e resolveram fazer uma serie musical bem diferente e nisso nasceu este anime. Que faz animação em 3D, porém tenta trazer a expressividade do 2D. A trama trata desta coisa irritante, que conhece sua cantora favorita e a “força” a formar uma banda, daí elas conhecem esta coisa preciosa e depois completam a banda com esta “imigrante legal” e sua amiga. Daí a trama segue acompanhando as venturas e desventuras delas em busca do sucesso. Aqui é basicamente Love Live com esteroides e mais adulta. As musicas são muito boas, os dramas são bons e bem interessantes (e o mais adulto está em temas como: financiar o dia a dia, pagar o aluguel, bebedeira, como lidar com a carreira e como aturar umas as outras); o que boatos dizem foi um elenco bem problemático pro diretor lidar. Os visuais da serie no quanto aos personagens e detalhes de cenário são impressionantes de noite! Já de dia essa engine da TOEI mostra sérios problemas de iluminação global. O que é largamente te mantém aqui é o equilíbrio entre as personalidades das garotas da banda, o amor de cada uma pela música é o bom humor adocicando os problemas do dia a dia. Só acho engraçado em como a abertura usa e abusa do 2D pra vender esta serie 3D. A noite é onde ela brilha de verdade (e em ambientes fechados), é onde o anime consegue visuais dignos de cinema! Pra quem quiser saber mais? O anime tem um canal real no Youtube com clipes, entrevistas, por trás dos episódios e muito mais. Ela na estreia foi ignorada e acho que nem a TOEI apostava muito nela; mais cinco meses depois da estreia eles decidiram mudar a estratégia e lançar em várias praças via Crunchyroll.
Makeine: Too Many Losing Heroines! – Crunchyroll
Makeine é uma história de romance que vem brincar com os clichês de romance adolescente em anime. Aqui temos uma adorável esportista, uma aproveitadora e uma rato de biblioteca que tiveram rompimentos amorosos (elas todas são meio uma brincadeira com as garotas de um romance “harém” que sempre “perdem” nesse tipo de obra), e vem desabafar com o nosso alto chamado “não” protagonista. O começo foca em como essas 3 se tornam “perdedoras” e em como nosso “não” protagonista será arrastado pra consola-las de suas perdas. O começo é hilário, bem divertido e sabe lidar com o “fan service”, que é bem abusivo no começo da obra original e aqui serve bem ao humor do anime. Acaba sendo um anime que sabe em certas doses lidar bem com os clichês. O problema real e que após esta fase ele tenta fingir que nega clichês de comédias românticas, quando na verdade usa e abusa deles. E após os 3 primeiros arcos, lá no episódio 10, começa a ficar igual as outras comédias românticas. O bom do anime e que eles conseguem te fazer adorar essas 3 “perdedoras” (escolha uma, ou ame todas! Ou dê o fora pois se não gostar delas? Tu vai odiar este anime!). E se topou elas? Tu sai daqui num saldo ótimo, se não? Aí temos problemas de maior ou menor grau. Pessoalmente adorei o encerramento da Lemon (uma das melhores do ano e ninguém lembra!?), aprendi a gostar da Chika via a sua ending, e tenho que admitir que a série começa fabulosa, só que perde muito folego na reta final.
10- Shangri-la Frontier – Crunchyroll (Dublado)
Shangri-la ainda se mantém num bom e surpreendente crescimento. Na sua segunda metade tivemos a parte da raid contra o Wetermon. Que foi uma luta muito bem pensada e planejada, tanto nos recursos dos jogadores quanto na coreografia. Ela rendeu acontecimentos e momentos incríveis. Mais a frente ainda teve duas trocas de jogo muito bem feitas e mais duas raids (uma contra uma velha conhecida e outra com um “outro chefe”). Sinceramente todo o resto de trama da temporada um e a metade que ficou no ano passado da temporada dois, foram muito boas, acho que passam bem a realidade de um gamer (pois ninguém por mais que adore um game fica “eternamente” preso a ele, as vezes alguém sai um pouco joga um game novo e depois volta). E a primeira troca que foi num game de mechas, muito bem pesquisado e ambientado brilhantemente, e a “revanche” com o totó foram também muito boas (me desculpem, mas não superam o Wetermon, que é ainda o momento mais alto de Shangri-la). A serie ainda mantém o gosto e o frescor de ação e aventura, o bom humor e a boa pesquisa do material. A parte 2024 dela ainda é boa. Ela continua a seu modo mostrar seus desafios e soluções, só que com o tempo algumas soluções são meio convenientes ao roteiro. Não se engane, ela ainda é um excelente anime e uma boa dica; em muito por ser algo relacionado a videogames com boa aventura, ação, trama interessante e que tem seu auge em 2024! Só que 2025 veio avisar que ainda tá boa, no entanto o segundo game e a terceira raid são interrompidos da maneira mais bizarra possível de se fazer um gancho pra nova temporada. O que meio deixa a vindoura terceira temporada meio na “obrigação” de entregar algo já logo de saída, não tendo tempo de fazer quase nada desenvolvimento só se aproveitar do que já foi desenvolvido antes (que não é ruim; somente que não tira o gosto de: vocês nos ofereceram dois desafios e só pararam justo na proposta dos dois!? Com tudo já recém iniciado??? Não deixa de ser uma escolha estranha, só resta saber se o público que já está e quem está chegando topa esta aposta).
9 – Yatagarasu: The Raven Does Not Choose Its Master – Crunchyroll
O engraçado e que muitos falam de anime, gostam de diminuir dramas com tons de novela (ou seja com foco bem no drama), e sempre usam como exemplo de ruindade. Só que eu diria, que o problema e que por anos Brasileiros foram mestres e bons realizadores de novelas. Só que não souberam renovar talentos e apostas das emissoras em diversidade ao invés de renovação, levou a um desgaste que hoje em dia suas consequências ainda ocorrem. Deixando o clima de lado. Acho que todos de fora da bolha e em parte dentro dela. adoramos um drama quando ele é bem construído e dirigido. E temos tudo isto aqui junto e embrulhado num mistério que ao menos no primeiro arco é fabulosamente entregue! Tanto nas pistas quanto na solução! A trama se passa quando um jovem é nomeado a corte e real, quando este garoto na verdade queria muito fugir deste serviço. Ao chegar num momento de transição, ele conhece o novo Kinhu, que dizem ser também o novo lendário corvo dourado, e tendo poucos aliados o novo rei impressionado pela honestidade do jovem o nomeia o seu assessor. E vemos uma trama do novo rei/Kinhu tentando se firmar, da seleção da noiva do novo rei e as tramas pra tentar remover o rei que usa soluções estranhas e não usuais, enquanto seu jovem e confuso assessor vai aprendendo sobre como a corte funciona. É incrível como o anime transita naturalmente entre todos os núcleos e os liga com naturalidade. Além de com o tempo nos dá pistas e intenções de cada um. Pra no fim a trama ir resolvendo naturalmente e a seu tempo cada um destes núcleos. Pra se dirigir pra novas tramas no segundo arco que vou ser honesto tem um bom mistério, mais com um antagonista bem ruim (que não posso aprofundar por questão de spoilers). O que resulta num segundo arco bem desequilibrado em que uma parte do mistério é boa; mais o assunto principal é fraco e o opositor só está lá!
8- Konosuba: God’s Blessing on This Wonderful World! 3ª Temporada – Crunchyroll (dublado)
Konosuba volta na sua terceira temporada apostando muito no Kazuma e sua capacidade de arranjar confusão! E apesar de seguir meio seguir duas formulas de Konosuba (ou o Kazuma tenta se dar bem na malandragem e isso leva a alguma confusão que o próprio tem que resolver ou alguma confusão passada vem cobrar seu preço). Aqui eles sabem alinhar muito bem no primeiro arco em abrir chances dos dubladores do Kazuma brilharem (e em português quanto em Japonês temos uma entrega brilhante!), num arco de pura malandragem e safadeza do Kazuma. Pra no segundo arco ter um arco da Darkness, em que o Kazuma (e um pouco o resto da turma) roubam o show. Konosuba nas suas temporadas anteriores era meio “famosa” por ter uma cena extremamente marcante e sobreviver com pequenas boas piadas. Foi assim na temporada 1 com o Durahan e também na temporada 2 com as fontes termais, foi similar nos especiais (com o colar e o golem) e também no filme (mais aqui tem o primeiro sinal de mudança, pois apostaram também em interações, porém a maior aposta era a cena do canhão). O normal é só seguir o fluxo e se manter na fórmula vencedora. Só que o trabalho com o novo estúdio de animação, se desafiou e também apenderam algo com o spin off da Megumin. E notaram que precisavam ir além da piada matadora (que aqui foi o primeiro explosion), eles precisavam dar mais espaço aos personagens. E isto se refletiu na temporada! Temos ainda não um, não dois mais três grandes momentos (a troca de copos entre Kazuma e a princesa, o roubo e o encontro no quarto da Lalatina), no meio disso temos ótimas interações entre o elenco durante a temporada e uma trama bem ligada aos acontecimentos anteriores da trama. E o essencial de qualquer coisa relaciona ao gênero comédia, uma produção que garante risadas quase o tempo todo! Só acho bem estranho ela não ter sido lembrada pela critica e nem nas premiações. Se quiser uma boa comédia? Aproveite! Pois tem uma excelente comédia que progride nas suas 3 temporadas e ainda tem uma fantástica dublagem em português, só talvez deu o “azar”, que 2024 foi um bom ano pra dublagem nacional e tivemos 5 produções com uma dublagem muito boa: Ririsa: Uma garota em 2,5D, Dungeon Meshi, Frieren, Kaiju nº 8 e Konosuba)
7- Shoshimin: How to Become Ordinary/Shoushimin Series – Crunchyroll
Esta aqui depende um pouco do seu gosto. Pois é uma serie de mistério e investigação que usa muito situações do dia a dia. A direção faz de tudo pra você ficar excitado pelo mistério de quem foi o ladrão da geladeira. Daí entendo alguns não gostarem. Só que eu amei todo o processo lógico de ver as pistas, descartar as possibilidades impossíveis, encontrar a probabilidade mais próxima do que houve e confrontar as pistas com as pessoas envolvidas. Eu diria que é Scooby-Doo sem o falso sobrenatural e com mais processo na investigação. A primeira temporada é bem sobre coisas do dia a dia. E ela consegue ser bem interessante o tempo todo. O que é desafiador num cenário de mistérios do dia a dia. Na verdade a simplicidade dele me encantou, mesmo indo pro inevitável “crime” a ser investigado no arco final. Só que mesmo assim ele é ótimo em entregar as pistas, no processo de resolução e assim como o confronto com as pistas com os envolvidos. Um excelente mistério, feito de um modo bem diferente, com toque bem mais pé no chão na temporada 1 (a segunda envolve mais investigar crimes) e um excelente achado quando hoje em dia os mistérios só se complicam e se atrapalham hoje em dia.
6- Oshi No Ko/My Star 2ª temporada – Netflix
Esta temporada, ao menos o começo, conseguiu me impressionar bem mais que a primeira temporada. Eu não esperava que este arco do teatro fosse ser isto tudo ao ler ele e depois abandonar a coisa toda no arco seguinte; que não se tem muito o que fazer. O arco do teatro foi algo que aproveitaram as cenas no ângulo artístico e do emocional. Apesar de ser um arco do Aqua, que não morro de amores, foi pra mim o melhor arco de toda a obra! Pois tivemos algo falando das emoções, em que até o Aqua teve dificuldades, com todos os atores procurando dar seu melhor e de bônus os bastidores de uma adaptação e falando sobre as dificuldades de se passar uma obra pra uma mídia diferente. O que se corta, o que se muda? Como os autores reagem, e a direção e roteiro o que fazem? A preparação e a peça em si foram fabulosos, poderiam estar bem mais alto que esta colocação “piada”. O problema mora em como eles resolveram aproveitar o resto do arco pra iniciar o arco da “Dark Ruby”. E aqui a transição foi pior ainda que o mangá! Explicações foram cortadas, personagens só aparecem. E as pistas vem de forma tão gratuita e ruim que quebra um pouco a suspensão de descrença (do tipo um médico é empurrado de um precipício, que fica do lado de um campo de caminhada e um oratório; além de ser ponto de desova de um certo psicopata, e justamente sendo praticamente do lado do caminho de caminhada!? E mesmo assim!? Só 15 anos depois alguém vai atrás do oratório e acha um corpo??? Não vou falar que é super absurdo, só é tão conveniente. Além das conveniências piorarem, por causa de quem acha o o corpo. Agora próxima temporada vem o trecho que me fez largar o mangá, causou brigas entre Mengo, Aka e o editor delas e levou ao fim abrupto do mangá. Mas isto vai ser algo que eles vão ter que lidar numa terceira temporada. Que vai herdar a péssima introdução feita no fim da temporada dois.
5- Orb: On the Movements of the Earth/Orb: Sobre os Movimentos da Terra – Netflix
Esta serie aqui foi bem surpreendente. Lhe garanto que antes de estrear ninguém dava muita coisa por esta serie. Só que desde da abertura até o encerramento, o anime quer por uma impressão em você. Orb é um anime histórico que se passa em vários períodos do século 15, mostrando as pesquisas sobre os movimentos da terra, e falando muito sobre filosofia e ética de pesquisa, em um período que a igreja tinha como solução pras divergências, sair prendendo e queimando na fogueira quem achava herege, em processos sem defesa e totalmente manipulados. Aqui vou ser brutalmente honesto. Orb é muito “novelesco” e teatral. Ele gosta de valorizar os diálogos, gosta de exagerar, ser dramático e “plástico” com os momentos. E todo este drama e exagero, leva a uma valorização bem teatral dos momentos, o que valoriza muito os sentimentos e as maravilhas das cenas em si. Além disso o anime é bem ousado em dividir as suas narrativas em diferentes protagonistas e períodos de tempo. O anime quer muito valorizar a sua mensagem, e os dois primeiros arcos são muito impactantes, já os dois últimos ajudam a firmar a mensagem e tem suas ousadias! Aqui se tem uma joia bem incomum, que mesmo com problemas de orçamento, Orb soube muito bem onde investir. Um anime que entrega a conclusão a você! Questiona o que é a verdade, em tempos em que “verdade” se torna relativa e sabe muito bem mostrar os impactos de nossas decisões, assim como os lados dessa questão. Orb é um anime bem vindo em tempos difíceis! Pena que foi parar na Netflix, e por isto não é muito conhecido.
4- Brave Bang Bravern! – Crunchyroll
Vamos ser honestos! Isto aqui começa com uma grande mentira. Pois o primeiro episódio é uma grande homenagem aos anos 80, filmes, e animes de dupla. Pra do nada surgir invasão alienígena e um robô gigante, que sai cantarolando sua própria musica tema e obriga seu piloto a gritar os golpes do robô. Este anime é brilhante nesta mistura que faz nos acreditar que um robô gigante cheio de personalidade pode salvar o mundo, ao mesmo tempo em que a “CIA” tortura o piloto do mesmo robô e ele fica em posição fetal. A sabia mistura de momentos hilários com sérios trazem o toque de midas do Obari aqui. Pois temos tudo o que ele faz de melhor: gostosonas bem destacadas nas curvas, muita ação e cenas exageradas. Só que ao mesmo tempo ele consegue quebrar clichês de animes de robôs gigantes como: descer o cacete no vilão sem nem ele terminar o discurso, é o vilão vir reclamar que o herói nem era civilizado o suficiente pra deixar ele finalizar o seu discurso de vilão! Bravern é uma grande homenagem aos animes de robôs gigantes, ao poder das amizades e ele sabe com maestria usar a arte de ir do bem sério ao hilário rapidamente. E por isto compramos a CIA fazendo tortura de água num robô gigante!!! Bravern é a obra suprema do Obari, uma homenagem aos robôs gigantes em que abraça toda a seriedade e as coisas ridículas do gênero põem tudo no mesmo balaio. E resulta numa obra genial sobre amor e ação! Este anime é pra aqueles que topam ver algo completamente anti convencional e estejam preparados pra encontrar algo novo.
3- The Apotecary Diaries/Diários de uma Apotecária – Crunchyroll/Netflix (dublado)
A apotecária é uma joia bem rara! A parte da temporada foi ótima em apresentar personagens, o palácio e dar ideia do contexto da situação. Nesta parte além dos incidentes no palácio temos a trama com o conselheiro do palácio. E o anime ainda consegue manter todo o clima de mistério e investigação e ainda entregar no meio disso um bom drama. Sem dar grandes spoilers mais as duas tramas que seguem em paralelo são muito boas. O andamento delas sabe atiçar a curiosidade capítulo a capítulo. E a conclusão de uma delas é bem gratificante! É raro termos juntos numa atração ter uma excelente trama de mistério e intriga, junto de um bom drama. E ainda por cima tendo uma personagem principal tão naturalmente inteligente e diferente quando a Maomao. Outra coisa boa e que a primeira temporada foi muito bem dublada em português. Já a segunda temporada eu já pressinto que vai ser assunto aqui no ano que; só devo alertar que a mudança de estúdio de dublagem fez ter algumas mudanças de vozes, e o chato aqui tem que falar que de um nível excelente eles “caíram” pra tá bom, mas não tiveram boas escolhas em alguns papeis.
2- Dungeon Meshi/ Delicious in Dungeon – Netflix (dublado)
Dungeon Meshi foi um excelente anime que calhou de sair na Netflix e com a divulgação dela de sempre!? Não se pode ser conhecida por muita gente. Um projeto que é bem antigo da trigger, eles queriam muito animar o projeto e inclusive chegaram a fazer dois curtas em colaboração com a Dwarf (um em animação tradicional e outro em stop motion). A trigger se dedidcou bem cedo e fez um jornada de dois anos pra produzi-lo. Este é um anime bem peculiar em si. Pois trata de um grupo se aventurando numa masmorra, só que ao sofrer uma derrota e alguém virar lanche de dragão. Alguns integrantes pela urgência de salvar a pessoa que ficou pra trás (e falta de grana pra comprar uma grande quantidade de recursos e equipamentos necessários a jornada), resolvem que a melhor solução seria voltar de imediato a masmorra. E se virarem com que encontrassem, inclusive comendo os monstros que derrotavam. Daí temos a aventura de um grupo bem peculiar e desesperado. Cujo no progresso na masmorra temos novos pratos, novos cenários, situações, perigos e mistérios. O clima dele bem “mesa de RPG”, em que o pessoal explora as possibilidades ao máximo, pensa e analisa os monstros, situações e lugares que se encontram dão um clima bem intimista, onde cada personagem tem a sua chance de brilhar, além do cenário trazer novos desafios e mistérios. O anime oferece uma grande variedade de situações, dentro de um lugar com um ecossistema único e ainda conta com uma das melhores dublagens do ano passado.
1- Frieren: Beyonds Journey´s/Frieren: E a Jornada para o Além – Crunchyroll/Netflix (dublado)
Frieren foi uma produção bem impressionante! Um anime “longo”, fazendo 28 episódios com uma qualidade exemplar e digna de cinema. Com tempo e preparação este anime provou que dá pra fazer algo assim. Enquanto seu diretor finalizava Bocchi The Rock, ele já começava a convidar animadores, preparava o esquema de produção e definia onde cada um iria trabalhar. Foram um ano e meio pra preparar cada coisa antes do primeiro episódio ir ao ar (e foram logo 4 episódios de estreia!). Agora ele literalmente vem fazer o mesmo esquema pra ver se tem sorte? Pois durante a pós produção do filme resumo de Bocchi The Rock ele topou fazer a segunda temporada de Frieren que tem previsão pra estrear em Janeiro de 2026 (só coitada da Hitori Bocchi, que a equipe não aguentou e vai pra uma T2 com equipe totalmente nova). Aqui foi uma obra bem rara, que soube puxar o melhor da obra, tonou alguns dos seus pontos fracos em pontos fortes e mesmo que não goste de um anime de aventura e fantasia? Se tem uma grande obra aqui, uma raridade que só se vê de tempos em tempos. Dê uma chance a Frieren, um anime sobre tantas coisas: que fala em como apreciar as coisas do presente pra não se arrepender no futuro, sobre contemplar a vida, sobre o que aprendemos convivendo com os outros e que viver é a aventura, e todos somos resultado do que aprendemos nessa jornada.

Top 10: Piores Animes de 2024, segundo a Internet
Certas coisas na lista por média meio que se tornaram arroz de festa. Temos algum curta pra promover outro anime (desta vez só um!), mais animes de longa duração e curtas que não deram sorte e vieram parar aqui! Curiosamente o pior anime do ano estava lá desde da estreia e mesmo outros se “esforçando”. Eles não conseguiram ultrapassa-lo! Só que o “tapetão” o salvou!!! Este ano tivemos um anime eliminado por regra e Uzumaki que tá na lista de muita gente, acabou escapando. Não entrou aqui nesta lista por dois motivos: O episódio um dele foi tão bom que garantiu a ele uma média acima de seis pontos; o outro motivo e que ele entra na regra do número de episódios; mas isso me leva a pensar: Será que um episódio o salvou do inferno da média, porém não o salvou da critica!? Ao apurar consegui achar o top 10 foi duplamente fácil por causa que tivemos somente uma eliminação e tivemos no ano somente 18 animes com média inferior a 6 (isso já eliminando aqueles animes de sempre). Por causa da falta de eliminações, eu procurei por nas menções alguns animes que foram uma decepção pra mim.
Menções Honrosas e Top10:
Tower of God: Return of the Prince – média 6,69 – Crunchyroll (dublado)
Ah! A “torre do gado”! A temporada um tinha a musica do Kevin Penkin, trama rasa é uma animação meia boca, e um roteiro que pulou muita coisa. Anos depois ela volta feita em novo estúdio e equipe. Daí o que se recebemos!? Animação tão meia boca quanto antes, a musica do Kevin Penkin incapaz de sustentar o que se tem em tela e com uma trama correndo que nem um F-1 ao ponto da temporada cobrir mais de 150 capítulos! Tudo em nome de terminar na parte da oficina. Eu já achava que era um desastre previsto. Pois a equipe não tem um sucesso faz 10 anos e no período teve um foco antes em séries infantis. Daí tu olha pro anime, e vê que é difícil definir o pior momento: “irmão vs irmão”, “tenho que terminar isso rápido, pois eu tenho um encontro” ou o momento “só não te mato porque… o anime tem que continuar!” Mais a coisa no ano foi tão equilibrada nas duas partes da tabela. No fim a 2ª temporada de Tower of God fica só uma história mal construída e corrida que não teve sorte nenhuma na animação e tem coisas bem piores no ano. Talvez esteja aqui pelo fator que não vi todos os episódios da segunda metade. Só que é inegável que o sentimento de decepção piorou com esta temporada que foi menos desastrosa que a primeira mais ainda assim só aumenta o sentimento que Tower of God não tem uma boa produção.
Metalic Rouge – média 6,20 – Crunchyroll (dublado)
Bones faz seu aniversário de 25 anos! Daí decidem fazer um projeto de aniversário e disso nasce Metalic Rouge. Um projeto com uma boa equipe juntada pra fazer um sci-fi de ação. Tudo isto trouxe grandes expectativas. Só a realidade foi a entrega de um anime que foi se degradando com o tempo. O começo parece lembra uma mistura de Highlander com Blade Runner (duelos misturados com elementos sci-fi e um mistério). Só que a medida que o mistério vai se revelando? A coisa fica cada vez mais decepcionante. Não adianta fazer grandes cenas de ação, se o seu conteúdo é bem vazio. O que são Nean´s (acaba sendo um grande: O que a serie precisar), I.A´s podem ter consciência? (não interessa, quando a trama remove decisões, e vira um grande: eu te manipulei até aqui! Ou a sua variante: tudo foi de acordo com meu plano! O plano este que não aconteceria em tempo! Se não tivesse acontecido uma série de coincidências), o que é ser independente? (é o que interessar ao roteirista). A serie manipula tanto os seus passos que as perguntas? Não servem pra nada! A trama? Que trama??? Tudo tá indo de acordo com o plano do pai! (mesmo quando tudo explode na cara dele!). No fim se tem um conjunto de lutas sem sentido, que tentam manipular seus sentimentos pra sentir algo durante as lutas e no fim se tem um nada. Daí tu sente que o “verdadeiro aniversário” foi com uma certa garota mágica e seu relacionamento com o tenente do mal; pois lá teve boa produção, uma boa história e um anime feito com um sentimento mais “puro”.
Bucchigiri!? – média 6,52 – Crunchyroll (dublado)
Se fosse um concurso somente pra “a maior decepção do ano”? Este anime seria um sério candidato! Mappa, fazendo um anime de ação e de gangues com boa parte da equipe de SK8 (que foi uma grande surpresa de 2021, um anime sobre uma turma disputando corridas de skate). Se pensava que tinha tudo pra dar certo! E acho que descobrimos que fazer o oposto do que deu certo na sua obra anterior resulta? Em você fazer algo medíocre e decepcionante. Vamos comparar rápido. O que fez SK8 dar certo? Bons personagens, um conjunto bom de personagens de fundo e uma paixão nas cenas relacionadas ao tema! O que temos em Bucchigiri??? Um virjão idiota que encontra o Goku como gênio da lâmpada. E enquanto ele procura o botão de desligar da lâmpada, ele tenta sair com uma garota egoísta que só ferra a vida dele! Pra tentar ficar mais “próxima” do irmão… No meio tempo o “melhor amigo” dele acha outra lâmpada com o Kuwabara de gênio, e só se ferra e fica com inveja do miguxo. E gangue? Que gangues??? São só umas cores de uniforme pra serem surrados no meio deste triangulo “porradesco”, onde temos: Um virjão que quer muito ficar com uma garota, a qual só quer fazer ciúmes ao irmão, porque quer ficar muito mais próxima dele, que por sua vez quer o desafio supremo e por um caso acha que vai ser com o “amigão do virjão”. Com o extra que os gênios pegaram os patrões trocados, puxado a musica árabe irritante!!! O encerramento resume bem o anime é.. a musica não é ruim. Se isto não te assustou!? Tem ainda os personagens secundários inexistentes e um tema muito forçado. Pior anime do ano? Ele é muito bem feito pra sequer se candidatar a isto; mais quanto a chatice e decepção? Aí é ele é franco candidato!
The Irregular at Magic High School Season 3 – Média 7,01 – Crunchyroll
Lado bom com dois especiais, “duas” temporadas e “um” filme. Esta é a melhor produção de Mahouka após a primeira temporada (que ainda é a melhor coisa disto aqui até agora!). E tem menos aquela coisa que pode fazer piada com a combinação de in 6º. O lado ruim e que continuamos com alguns problemas de antes. animação mal finalizadas, cenários ruins e apesar de não correr pra mostrar 3 arcos. A serie tem sérios problemas de roteiro e personagens nos 3 arcos! Vou tirar do peito o que mais me incomoda. Os personagens novos. Todos eles são muito irritantes, nenhum consegue ser agradável Todos eles são chatos num grau cada vez maior! De longe se você sobreviver ao primeiro arco, você até acha algumas coisas interessantes nos arcos dos “soldados zumbis” e da máfia chinesa. O problema, fica em como sempre nestes dois arcos como as coisas se curvam ao Tatsuya, pra facilitar a ele resolver as coisas no quão apelão ele é. Ao menos no arco dos chineses tem um pouco de consequência nas ações do Tatsuya e pela primeira vez na franquia toda! “Tatgod” pede ajuda e age sabendo que tá entrando num campo minado. O problema, diria que mora mais no arco anterior (onde ele mais precisava de ajuda, e resolve tudo sozinho e literalmente na mão), pois no arco dos “zumbis” ele literalmente encara um exercito de “zumbis”, dizendo que não podia lutar em grupo. O que “Tatgod” faz? Luta contra grupos direto é o máximo que sai é com um corte no rosto e um braço luxado… Olha o que salva aqui é que o ultimo arco até que tem causa e consequência! E Tatsuya age sem ser onipotente e onisciente de tudo. Além de ter boas cenas de ação, com boas lutas em conjunto. Ou seja temos algo perto de ser uma boa trama! E a muito Mahouka não conseguia isto! O que posso dizer desta vez? Nem foi ruim; só que bom? Também não foi, mais ao menos é uma reação??? Diria que ao menos, o anime está tentando algo??? O que é muito mais a favor da franquia que qualquer coisa feita desde a temporada um!?
The Legend of Super normal Pref. CHIBA – média 5,16 – sem distribuidor no Brasil
Alguém precisa muito lavar dinheiro! Não contentes em terem um anime bem ruim com paisagens da prefeitura de Chiba não uma, não duas, muito menos três, esta produção volta pra uma quarta “surra”! O que a desclassifica, se não? Seria o campeão! O povo vem insatisfeito desde de o começo deste anime, por ele ter medias medíocres desde do episódio um! Só que ele é só um sintoma da mesma coisa. Prefeitura de Chiba abre verba pra um anime mostrando as paisagens, o super normal estúdio faz um anime bem ruim em todos os pontos, indo de má animação, dublagem medonha e trama inventando uma desculpa pra mostrar um ponto turístico de fundo. E ainda disfarçar que os fundos foram copiados diretamente de uma foto! E mais um ano!!! Mais um anime ruim! Isso já é a segunda vez que acontece nessa lista (um anime vindo de uma propaganda de prefeitura), mais é a primeira vez que tenho que desclassificar por ser a quarta vez que ele é feito!!! Parabéns! “A Lenda da Super normal Prefeitura de Chiba” ! Até pra ser campeão dos piores do ano tu é incompetente!
10 – Haigakura – média 5,63 – Anime Onegai
Empatado em 10º lugar ficou um anime que simplesmente não terminou! Haigakura fez uma demonstração tão ruim de animação, combinada com o que me contaram que umas mudanças na ordem dos fatos da trama levou as coisas ficarem bem confusas. Que levou a autora a remover a permissão de adaptação e a serie teve que ser forçada a uma pausa de “tempo indeterminado”. O anime foi terrível até o episódio 8, onde foi interrompida. Daí depois de muitas brigas eles decidem voltar com a série numa reprise “especial” que deve em Agosto voltar com os 4 episódios restantes. O começo deste anime é muito ruim , a animação e quase tão ruim quanto, só que quando a trama estava indo pra o que o roteirista queria contar… Não estava tão ruim assim. Então fica a pergunta será que o anime que não terminou e já conseguiu o 10º lugar em 2024! Volta a tabela em 2025!? Só aviso que pode acabar escapando pois só vai ter 4 episódios em 25. Nos vamos conferir isto no fim do ano!
9 – Yu-Gi-Oh! Go Rush!! – média 5,63 – sem distribuidor no Brasil
O Japão vem sofrendo da crise dos “animes infinitos”, que se mantém semanalmente em episódios direto e sem paradas. Em paralelo Yu-gi-oh também sofria com o “mal da nova serie”. Em que cada nova encarnação da franquia tinha que implementar, vender e “explicar” as novas mudanças no card game (que o terceiro item foi cada vez mais esquecido e o card game virou um grande puzzle game, em quem arma sua arapuca mais rápido ganha, pois existem quase nenhum contra ataque hoje em dia). Nem vou falar que graças a isto o game se tornou numa piada toda santa vez que vem uma mudança. Notando o desgaste que já vem a duas gerações no mundo todo! (Japão incluso) A Konami entendeu o recado e trocou o modelo. Só meio tarde demais pra evitar do anime bisar a presença no top 10 (ano passado como citação em 11º e este ano entrando na rabeira). Mesmo com as mudanças a Konami não conseguiu evitar tanto o desgaste da formula quanto o efeito do elenco mais desinteressante de toda a franquia (olha que sevens já era desinteressante, só que a teimosia em rush duel afetou bem a franquia). Pra mim, o problema é bem claro de duas coisas. Os novos sistemas se conflitaram e pioraram a coisa com o tempo e sua sua solução, o rush duel, só piorou a coisa. Além de ignorar isto, juntou o fator que seu publico velho a está largando? Daí vamos manter a aposta e vender diretamente pra crianças! E nisso tiveram uma sorte e uma sequência de azares que fez as crianças só ignorarem tudo do card game, os adultos ficarem revoltados com as práticas da Konami e deixando um clima bem ruim de ser quebrado. Ao menos estão tentando mudar o “jogo” com curtas contando as histórias das cartas. Sinto que é uma tentativa na direção certa.
8 – Plus-Sized Elf – média 5,60 – HiDive (sem distribuidor no Brasil)
Existia um mangá que usava uma elfa pra contar os perigos de uma dieta ruim com humor e um pouco de informação. Eis que foi anunciado o anime, e as pessoas pensavam que ele teria uma boa adaptação. Pois bem sou eu vindo do presente, pra lhes avisar que eles conseguiram pisar tanto nos botões errados que conseguiram entrar neste top duas vezes!!! (spin off contam como anime diferente! A não ser no caso raro de vários spin offs no mesmo ano do mesmo anime; e sim já tivemos este caso no passado!). No caso daqui que é sobre o anime longo. Foi a Elias transformar uma comédia sobre peso em algo que somente sensualiza gordinhas. Nada contra se bem feito, só que o anime fez todos os erros de um anime ecchi é em DOBRO!!! (leia-se um festival de closes de peito e bunda gratuitos, não ter outra alternativa, no caso o humor foi horrendo, e ainda por cima tudo era dobrado com piadas sobre efeito sanfona; ignorando completamente a parte da obra sobre os problemas que isso acarreta até pra elfos…, pois a direção tratava como uma dupla chance de vender sensualidade de gordinhas e “modelos de beleza” ao mesmo tempo; isto numa obra que faz piada sobre peso e a ditadura da beleza). Se quer ver um festival de gordinhas e magrinhas bem mal desenhadas em todo o tipo de pose sensual? Vai lá! Só que ao menos, pra mim. obras de ecchi tem que ter alguma qualidade gráfica, e também ter um algo a mais, que se faz necessário pra te separar do lixo ao luxo. E este anime tá no lixo.
7 – Tasuketsu: Fate of Majority – média 5,54 – Crunchyroll
Vamos a honestidade sobre isto. O anime tem 3 sérios defeitos, que pelo grau da “ofensa” pode coloca-lo mais alto ou mais baixo numa lista de piores. Vamos a eles logo antes de falar do pouco que tem bom. Eu começaria pelo primeiro arco (de dois) ser horrendo! Segundo seria que nenhuma morte conta aqui, elas só acontecem pela conveniência do autor. O terceiro é que em nome da surpresa, a obra fará de tudo pra te surpreender. Desde fazer gente morta voltara vida, à até trocar os protagonistas! Dito isto! Este é mais um anime de “death game”. Se não sabe é aquele anime de pessoas com poderes que vão matando umas as outras em busca de um prêmio. Aqui tentam te fazer muitas surpresas, é no começo elas são muito ruins! Talvez ao notar isto a trama tenta fazer uma grande virada com uma troca de protagonistas e mantendo quem morreu, morto. Porém a grande coisa que fazem no segundo arco é mostrar o que aconteceria no planeta em consequência de um death game é esta parte com o sofrimento do povo, as perdas e como o mundo fica “impraticável”, são as coisas boas dele. Eu não vi completamente o segundo arco, pois, apesar de um ou outro personagem “inútil” a trama melhora. Foi incrível ele sair do pior lixo do ano, pra algo que pode se dizer: ei eu existo, tentei algo novo, só que não deu! E sinceramente, isto é algo de orgulho frente à muitos outros do meu top 10 pessoal! Eu entendo o seu crescimento na média do pior do ano (em seu começo), pra ser no fim do ano só o 7º pior. Foi um feito e tanto! Mas ele ainda está aqui pelo seu começo horrendo!
6 – Ninjala – média 5,53 – Youtube
Lado bom??? Este vai ser bem rápido de falar e em teoria a ultima vez, pois o anime completou 3 anos no ar. Só que ele é sintoma de um problema bem antigo. Animes de longa duração que tem que vender um “algo”. E tem que manter um “anime eterno” pra manter o produto, não importando a sua qualidade. O bom é que as empresas e emissoras tão notando o problema e estão investindo em produções com mais cuidado, melhor produção e uma serialização com pausas pra contar melhores histórias. A coisa já não ajuda ninjala por dois motivos: ele ainda teima na forma “eterna” e em síntese o que o vende também é uma maldição de ser um clone de Splatoon, voltado pra vender um jogo estilo smash bros. Este é o anime que splatoon não teve e claramente as poucas pessoas que puderam opinar odeiam ou nem conhecem, mesmo com ele tendo uma distribuição maior com os episódios mais recentes saindo no tubo oficial. E mesmo assim não melhorou a imagem e nem a situação de ser um anime sangrando em nome de manter a imagem do jogo.
5 – Naoe-kun wa Yasesasetai – média 5,50 – sem distribuidor no Brasil
O que é pior que um anime que mal tem graça e foge da proposta original? Ou um curta em sd pra promover um anime sem graça que consegue ser pior que seu anime original? Comédia ainda pior, animação bem limitada e 12 episódios que mesmo tendo 11 minutos!? Eu ao somente ver dois achei que minha vida estava sendo roubada e eram absurdamente longos demais! Curtas costumam entrar nestas listas pelos casos de menor investimento de produção e se não conseguir sucesso no começo? O naufrágio vira seu destino. Alguns vem parar aqui só por ser um acidente de percurso de mal produção. Este anime aqui e só o ápice de tudo que fizeram errado com a “elfa sanfona”. E o formato curto ressalta a falta de talento pra piadas acontecendo em mais de um estúdio.
4 – Delusional Monthly Magazine – média 5,40 – Crunchyroll
O bom e que apesar de não tê-lo visto todo!? Ele vai ser bem rápido de se falar! A OLM resolve fazer um anime sobre mistério, investigado por uma trupe de amigos (dois deles são jornalistas). Que se deparam com um mistério de gente que se transforma em animais. Daí tu tem um anime com um mistério “desimportante” (pois quando boa parte do elenco só reage e não age pra procurar a próxima pista? Tu tem o senso de urgência do anime), o elenco é chato, as cenas de ação são fracas e ainda por cima, mal animado e com um mistério que você é o elenco do próprio pouco se importam. Então porque nos (eu e você leitor) deveríamos nos importar? Não! Não há nada aqui! Pode ir seguindo a sua vida pois, o principal pecado disso é ser uma gangue Scooby-Doo chata e que você pouco quer se interessar!
3 – 0 Years Old Child Starting Dash Story – média 5,29 – sem distribuidor no Brasil
Engraçado que destes cinco primeiros. Quatro deles vão ser rápidos de se falar pois basicamente eles tem de um a dois problemas, que se agravam por toda a exibição. Aqui basicamente é a história de um jovem senhor que tem que criar uma bebê, e os vários problemas de ser pai solteiro num mundo medieval. E só tem os problemas do tempo extremamente curto pra o que quer falar e que a bebê tem conhecimento privilegiado da outra vida. E já quer do berço se dar bem! Este anime não é bom; só que também não é ruim. No entanto ele já teve uma temporada dois. Diria que o grande problema dele é ter vários temas e ter só 3 minutos! O que meio deixa a adaptação já condenada de saída.
2 – Isekai Onsen Paradise – média 5,24 – Anime Onegai
Mais um do clube: Este anime chegou no Brasil! Só o grande problema e que na sinopse este anime vende uma mentira (em especial pela diferença das versões ser o quanto a fumaça esconde corpos). Na sinopse o anime te fala que um homem que reencarna num mundo de isekai, e está vivendo do lado de uma fonte termal. A serie e sobre o dia a dia dele indo nas fontes e as gostosas que encontra, ops! É sobre as criaturas magicas nuas! ops! A realidade é te servir ecchi com garotas e criaturas magicas diversas semi nuas. Só que até isto ele te entrega mal. A versão nacional e a com fumacinha no máximo, o ecchi é bem ruim e ainda por cima ele tenta fazer piadas, é o humor não consegue encaixar quase nada que faça rir. Perto de outras coisas que vi no ano? Eu gostaria de mais porcarias assim! Não tem quase do nada, do que eu falar! Só que ele é incompetente, e no fim, só é mais um curta mal planejado, executado e passou no Brasil.
1 – The Banished Former Hero Lives as He Pleases – média 5,20 – Crunchyroll
Em boa parte do ano tínhamos 3 animes competindo lado a lado pela pior média do ano! Um deles escapou por causa de um episódio, este aqui vamos dizer que teve gente demais votando nele, o que seria o primeiro lugar teve poucos votos, só que foi desclassificado. Vocês vão ver que este anime, vai aparecer de novo aqui nesta lista, pra verem o tamanho do desastre disso aqui! Eu já lhe adianto que aqui tu tem a receita perfeita pro desastre pra um anime! Ele tenta pegar fórmulas diversas e as mistura mal, pois ele tem elementos de renascido em outro mundo com história de herói com elementos de cinza e por algum motivo ele só sabe errar tudo! A trama é hilária de tão ruim, elenco de vozes tacanho no original, animação bem ruim e uma direção que mirou no alto e acertou direto no fundo do poço! Não tá convencido? Te garanto que mais um herói ultra poderosos que não quer que ninguém saiba os poderes, mas demonstra pra quem quiser ver, um “harém selecionado” com a gostosa amiga de infância, uma “gasosa” elfa loira, uma elfa negra e uma garota que fala sempre na terceira pessoa e vilões com a inteligência de um nabo vão atraí-lo pra cá! E se não acredita em mim? Veja outro cliente “satisfeito”!
Top 10: Piores Animes de 2024, segundo nos do Brasil Anime Café
Pode parecer masoquismo; no entanto eu vou falar assim mesmo! Eu queria mais anos ruins como 2024 foi! Porque? Em cinco anos fazendo estas listas eu tive animes que me ofenderam, que me deram raiva ou só eram irritantes no meio de uns outros que me deram uma forma estranha de diversão. Este ano temos um bando que tentaram algo! Temos alguns que podem até ser pra alguém serem divertidos ou funcionais; no entanto olhando no fim do dia!? Eles pra mim só merecem uma palminha e duas vaias. Engraçado que antes de estrear a segunda temporada de Kamierabi. Eu imaginava que ele entrava muito fácil nesse top! Só que no fim do dia, tem 15 bosses que são muito piores que ele e não posso condenar um anime por resetar o mundo 3 vezes, ser do jeito Yoko Taro de ser (uma explicação complexa pra algo bem simples pra um mundo ferrado), ainda ter um design de personagens que mesmo melhorado ainda é bizarro e no fim do dia só sinto que foi uma bizarrice esquecível (que só lembro por causa das pessoas que trabalharam aqui; o que classificaria mais como decepção, a segunda temporada se classifica bem nisto!?). Acreditem pra mim estes 15 são mais lixentos, “divertidos”, hilários e são os “piores” dos “piores”. Aqui tem mais chance de ter algum anime que você goste. Mais note que as vezes um anime vem parar aqui pela má realização da ideia, o tema mal executado, por ser hilária de mal feita ou ser só um desastre! E isto pra mim é muito melhor causar uma impressão (mesmo que seja ruim), do que ser um nada, um vazio! Pra mim esta foi a temporada de muitos animes de 2024; um ei! Ele existe, vamos pro próximo! Por isso não param aqui, ou eu tive a “sorte” de não vê-lo. E gente vi mais de uns 100 animes em 2024.
Menções Honrosas e Top10:
Failure Frame: I Became the Strongest and Annihilated Everything With Low-Level Spells – Crunchyroll
Do meio da montanha de animes sobre um cara é evocado a outro mundo, temos mais um que quem evoca nota que o poder do evocado é “inútil” e o larga pra morrer. O evocado jura vingança! E vai utilizar todos os seus conhecimentos aprendidos por ter visto Redo of Healer, pra realizar a sua vingança! Daí nosso “herói” descobre que o poder dele é ultra apelão, monta a sua vingança, enquanto junta o seu grupo formado somente com mulheres. Se for fazer uma checagem? Ele teria todos os elementos com um checado marcado ao lado com caneta vermelho sangue (porque é mais dramático assim!!!). O engraçado aqui e que tentam fazer algo com este anime!? O protagonista as vezes se questiona se está perdendo a humanidade ou se a vingança dele vai produzir algo? Só pra dez minutos depois literalmente pegar um escravocrata que o irritou e o esquartejar por prazer. O anime tenta mostrar que nosso protagonista tem uma preferida, e é a elfa, que começa com o tempo a corresponder. O bom e que as outras garotas do grupo notam e até incentivam o relacionamento dos dois! É isto parece realista. O protagonista vendo isto começa a se importar e a proteger elas. Se não fosse a animação ser hora bem criativa e horas com sérios problemas de iluminação? Isso passaria como um anime mediano.
Villainess Level 99: I May Be the Hidden Boss but I’m Not the Demon Lord – Crunchyroll
Este aqui é um caso complicado. Originalmente era um obra sobre uma garota que reencarna num otome game (sim é mais um otome game, só espera! Que a encrenca é mais complicada do que imagina), tendo ela conhecimento privilegiado e nascendo como a vilã secundária. O que ela faz? Se esforça a literal infância inteira, pra ser o ser mais forte do continente. Por ela amar ser “malvada”, e queria ter força o suficiente pra a heroína não mandar nela, viver em paz e ser reconhecida pelo rei demônio o suficiente pra que ela obtivesse independência. Só que alguém meio que exagerou no “treinamento” e virou só uma catástrofe ambulante a ser encarada. Daí todos tem que se virar nos 30 pra não irrita-la, enquanto a garota só quer viver em paz no seu “feudo”, terras estas literalmente tomadas na lábia. A obra original era algo que sabia pelo humor subverter o gênero e fazer piada com muitas tropes de vilão. Só o engraçado do acontecimento, é que mais tarde no ano uma obra que no original não faz bem isto (vamos dizer que o passo que tem o anime é um passo que a obra original só tem no meio dela; que é a vilã ama ser rebelde; mais tem bom coração, então se ela servir pra ser a má ou a vilã porque a situação precisa? ela será a “paria” porque ama o “papel”), foi adaptada EXATAMENTE COMO A VILÃ ANDA NO MANGÁ! E fez um bom sucesso! Daí sem nem eu falar! Acho que te fiz entender um pouco da minha raiva! Já o anime o que fez? Basicamente manteve 3 coisas: como ela obteve a força, como obteve o conhecimento privilegiado e como o Patrick se aproxima. Algo que começa como medo, vira respeito e depois amor. De resto é um otome game como qualquer outro, só com só um “truque”. O poder da Yumiela vira uma piada de anime de cara apelão (do tipo olhem o quanto ela é poderosa é ela mesma não nota isto! Só que aplicado num otome game!). O Patrick vira um borra botas e o “governo da Yumiela” vira um como cuidar do seu pet dragão! Pra que conflitos? Se ela é literalmente um deus ex maquina ambulante que resolve QUALQUER COISA com um poder roubado e fim. Não há conflito! Pois literalmente a Yumiela é uma maquina ambulante de resolução sem paradas! Sem freio! E todos só concordam com ela! Olha como ela é boazinha voando num dragão negro passando como uma sombra por toda uma cidade!!! O raio generalizador só fez sucesso por causa do imenso talento da Ai Fairouz que transformou a Yumiela num Saitama de saias, e ainda assim consegue te convencer! E por causa do Yumma Uchida que com muito esforço tentava manter a seriedade no meio das piadas e com isto acabava as melhorando muito! No fim isto aqui é um anime que poderia ser muito mais! Porém decidiu ser de menos e alguns aceitaram isto com vigor! Por isto podemos dizer que teve sorte!? Pois poderia estar muito abaixo nesta lista, mais o esforço de alguns o salvaram de não ser pior! Alguns o amaram; eu estou no time dos que não gostaram nada; só que sei reconhecer esforço onde há esforço!
Why Does Nobody Remember Me in This World? – Crunchyroll
Brincando com o título. Bem que eu poderia esquecer isto aqui!? A project nº 9 resolveu pegar uma adaptação de uma light novel de ação e aventura. E nossa! Foi um dos piores projetos deles! Péssima animação, cenas de ação com problemas no CGI e um roteiro bem ruim. Só “vamo” lembrar a sinopse rapidinho! Humanos superaram as outras raças e dominam o mundo, todos estão comemorando o aniversário da conquista, quando um fenômeno acontece e a melhor amiga de infância do protagonista pede pra encontra-la. Nosso protagonista vai parar num mundo “resetado” e bem no meio da guerra com as outras raças, só que agora os humanos estão encurralados por todos os lados e perdendo! Exposição pra caramba da situação atual. E justo no primeiro templo que entra, ele encontra uma Dizzy da Shopee e uma espada (que curiosamente é a mesma que deu ao “herói” a vitória na “outra” guerra, herói este chamado sempre aqui de o profeta; pois obviamente a humanidade não lembra do nome e nem do rosto do seu salvador!?). Agora junto da não Dizzy, uma espada lendária e sua amiga de infância que não lembra dele, e ela só acredita em todos absurdos que ele fala por motivos de o roteiro mandou. Nosso “salvador” parte atrás de mais mulheres. Ops! Ele vai atrás de salvar a humanidade, descobrir o que há de errado e aumentar seu harém (pois incrível que a cada vitória só entra “gasosa” nova no time! E todas elas tem alguma queda pelo protagonista!). Este aqui desde do original tem seus problemas que o anime partilha. Só que o mundo até é bem feito, os “chefões” de cada raça (menos o celestial), tem personalidades interessantes! Só que as situações enfrentadas são muito clichê e a péssima animação não ajuda em nada as cenas de ação. O que sobra é o esforço dos dubladores no japonês. O elenco se dedica a tentar deixar isso aqui crível e a direção de vozes aqui foi boa. Já quem cuidou da ação e dos efeitos não ajudou em nada! E tu tem algo que se esforça, só que o resultado só acaba sendo feio e ordinário, muito conduzido pela animação ruim e a trama que anda sempre na mesma nota de: Alguém é controlado, temos que enfrentar este alguém, derrotamos e conseguimos mais uma mulher pro time por algum motivo… Só não está mais alto aqui pois há um bom esforço do elenco de vozes e tenho que reconhece-lo!
The New Gate – Crunchyroll
Eu devo estar anestesiado este ano! Só pode! Este anime tem péssima animação, uma trama rasa e previsível! Pois parece que alguém leu demais SAO Unital Ring e resolveu fazer um Kirito Shinny no new game plus! (essa zoação e original do Thunder, deem uma visitada nele). Então pra quem não entendeu nada a sinopse, na minha versão pois não vou evitar zoar. Kirito após ter zerado o seed pela 10ª vez e matado o bucha do rei demônio. Nota que não consegue desconectar como das outras vezes e nota que está num lugar novo, porém familiar. E agora no mesmo game com toda a experiência e armas de antes (porque sim!), só que 500 anos no futuro! Ele tem que descobrir o mistério de ter ficado preso no jogo e achar os amigos espalhados no mapa (e vamos fingir que não vimos nada parecido com isto antes!). Ele é bem mal animado e tem efeitos bem ruins; olha ano passado foi um ano pro Yokohama que começou bem, só que este anime e o seguinte arruinaram física e economicamente o estúdio), os personagens secundários só estão aqui pra elogiar o protagonista e serem dependentes dele pra tudo solucionar. Talvez a parte mais original é o duelo de amigos que poderia ser o diferencial da trama; só que fica ruim pelo mesmo problema de sempre. Nosso herói ganha fácil e só se segura pra não humilhar o seu “dito melhor amigo” (o roteiro não ajuda, pois a dita luta com tudo pra honrar o amigo é antecedida por uma “raid” em que claramente nosso “mocinho” sua mais pra resolver que o duelo com tudo entre “amigos”). Tu tem uma serie previsível, chata e mal animada. E sabem do pior? Tem ao menos 10 animes que fizeram muito pior que ele, pra terem uma ideia do equilíbrio em toda as tabelas deste ano.
The Strongest Magician in the Demon Lord’s Army Was a Human – Crunchyroll
O chamado filho do Overlord. Ou como chamo: “o anime que desiste de tudo!” Aqui tem o Kohta Yamamoto na trilha e conseguem desperdiça-lo! (Ok que a abertura e a ending tem musica boa, só que se você ver a ending, tu entende como o Kohta foi um dinheiro mal gasto aqui! A musica é soberba, num créditos estático!). Vendo a sinopse você vai acha-lo bem similar a outros animes então vamos logo a ela: Um garoto humano nasce no meio dos demônios e um grande mago demônio passa a cuidar dele, e com ele estuda magia e uns livros com conhecimento estranho (basicamente ciência e estruturas de organização da nossa história; isso aqui tem um pé no isekai, que o anime tenta esconder e evitar falar pra não fica genérico, inclusive a trama tem outros pontos com este pé que o anime elimina). Ao crescer ele é nomeado tenente do exercito do rei demônio. E usa este conhecimento pra crescer na hierarquia e trazer a paz pra demônios e humanos (detalhe sem boa parte dos comandados dele saberem seu segredo, que ele é humano no meio dos demônios). Só que como o anime realiza o crescimento dele? Com os subordinados o chamando de gênio pelas coisas mais simples, os inimigos o chamando de gênio por o terem derrotado com as coisas mais simples (como usando tática de cerco, ou simplesmente implementando fileira de fuzis). O anime tenta dar uma humildade a ele; só que quando isto se resume a todos o elogiarem e ele responder que é só o trabalho dele ou nega promoções e oportunidades pra aceita-las minutos depois? Vira algo repetitivo e uma modéstia falsa. Definitivamente este anime não sabe o que é tática! Nem que um catálogo imenso cheio delas a atropelasse!!! As lutas campais são muito mal animadas chegando as vezes ao ponto do infantil! Como quando uma demônio peituda põem uns humanos pra correr literalmente girando os braços!!! Aí tu quer que eu leve a sério sua “fantasia adulta”??? Sem contar que algumas das “conquistas” e “ideias” do nosso “mago” são literais ordem da rainha demônio pra cumprir do modo “criativo” dele. Só que o anime estabelece algo que se ele fosse um pouco mais serio e menos imitadora de Overlord? Daria certo! Os demônios quando ocupam algo tratam todos a ferro e fogo como escravos e fracos. O “mago” do título conduz a cidade de modo igualitário e faz humanos se acostumem com demônios e os trata como iguais. E só isto, mais a boa lábia do Jun Fukuyama te ajudam a dar um pouco de credibilidade. Pra não alongar algo já longo. Ele faz uma governança justa em tempos onde se oprime os moradores por todo o lado. Só que o anime é meio infantil quando tem que mostrar mostrar nuances. A realidade do anime é algo preto no branco com “mocinhos demônios” apoiados pela rainha demônio e a Igreja malvada que oprime todos e usa seus comandados como peões descartáveis! Durante a série dá pra notar claramente que o material original tem algum potencial com as coisas de isekai esquecidas e os tons de cinza de cada lado, em que ambas o anime tem dificuldades de lidar. Apesar dos problemas de tom e das tentativas de fazer um Overlord infantilizado, o anime fazia uma coisa certa pra a cada duas coisas erradas (o que é melhor que muita coisa de baixo deste top). Só que o final? É um verdadeiro atestado que A-Cat só desistiu! Imaginem a seguinte coisa absurda! (que realmente aconteceu). A história está andando e na ultima cena do arco se dá um close pra uma colina, de repente a colina se enche das hordas do rei demônio o céu escurece e surge no horizonte um retrato do nosso “mago” protagonista. Começa a descer uma parede de texto a lá Star Wars (não narrado), contando TODA A TRAMA DALI EM DIANTE ATÉ O FINAL DA OBRA! O que posso chamar isto??? Claramente só desistiram da obra! E ainda pra “ferrar” qualquer outro que tentasse continuar!? Só spoilaram o resto! E os fãs da obra original que queriam ver tudo isto animado como ficam??? Isto foi um senhor desrespeito com o público que NINGUÉM FALOU! Sabem da pior coisa? Tem ao menos 10 animes piores que ele!!! Deus me ajude!
10- Atri: My Dear Moments – Crunchyroll
Se desse pra dar um prêmio de “o anime mais chato do ano”? Atri ganharia muito fácil! Baseado numa light novel (que tem na steam), Atri trata da robô título que estava abandonada num laboratório, quando um jovem a resgata do fundo do mar. E vemos a vida dela neste mundo se recuperando de um dilúvio. O anime foi anunciado faz tempo dentro de um projeto multimídia da Aniplex, e teve uns dois anos depois do anuncio pra finalmente ser lançado. Além da trama misturar várias rotas duma vez (o que não é nem de longe o pior problema daqui). Os dois problemas que atrofiam este anime são. Apesar dele não ter nenhuma pretensão de falar sobre I.A, (mesmo sendo um tema recorrente e vital pra uma das rotas tratadas aqui), mesmo não tendo intenção de falar sobre como o mundo chegou nesse estado (que é tema do final do anime). Além dele tentando ser só uma “simples” história de amor entre uma pessoa e sua “torradeira”. Ele falha miseravelmente até nisto. O que leva à pergunta? Como ele falha? Problema 1: Atri é uma personagem insuportável! Chata, cheia de manhas e manias idiotas, e pra uma “robô”? Ela parece ser mais humana que muitos adultos deste anime! Junte ao comportamento insuportável dela, a atitude impositiva dela. Ela desde de o começo demonstra que ama o protagonista, tenta das maneiras mais absurdas e idiotas impor este amor. No que dá no segundo grave problema daqui. O anime é incapaz de passar a paixão dos dois, mesmo quando o cara cede, a coisa não passa a paixão dos dois. O que transforma a Atri em uma stalker que se deu bem! Ponto e aceite! Os outros temas que tem na obra? São só “barulhos de fundo”: ei como ficamos nesta? Esqueça! Pera a Atri pode violar as leis da robótica!? E agredir humanos? Cala a boca! Este cara ama esta coisa que pode mata-lo quando desejar!!! A energia da Atri tá acabando? Pouco importa! Pois nos triplicamos a meta! E tiramos qualquer poder de decisão do casal! Só ponha a waifu na geladeira ou o mundo acaba!!! Atri tem momentos tão tacanhos, irritantes e forçados pra o romance, e tudo dentro duma trama presa numa direção ao desastre! Que você meio fica com pouca opções: ri de nervosos, ri de tosco ou só dá o fora! E eu fiquei no meio de ri de tosco ou quase dando o fora. E nem vou falar do “pseudo vilão”; que mesmo ele tendo um shidori implantado no braço!? A Atri só o humilha! E nem vou detalhar no quanto Wonder Project J2, fez anos antes uma história similar e é absurdamente superior!
9- Unnamed Memory – Crunchyroll
Neste vou me livrar logo das coisas boas primeiro! O diretor tenta muito mostrar que se tem um mundo rico, que a trama e personagens tem várias nuances. Explica fenômenos e acontecimentos. E ainda tem uma atriz e um ator que querem muito passar a paixão da Tinasha e do Oscar. O anime te vende que a light novel e o mangá, devem ser romances fabulosos! Eu te recomendo procura-los! Só que a animação meia boca nas cenas de ação (problema que suaviza na segunda temporada), acaba não sendo o pior problema daqui. O principal problema daqui e a roteirista que leva o termo fujoshi ao pé da letra, e só quer acelerar toda a trama pra só escrever momentos do Oscar agindo como stalker e tentando levar a Tinasha pra cama, com o tempo a mulher vai cedendo, a trama fica tão curta ao ponto de não explicar objetos importantes pra trama ou encurtar momentos ao ponto do bizarro de não entender porque se foi do ponto A ao B, pra levar ao que mais ela quer! Oscar e Tinasha conversando na cama! O que leva por volta do episódio 10 a termos a infame cena de Tinasha e sua toalha de batalha! Não! Não leu errado! Em um episódio um inimigo meio que interrompe os dois no ato atacando o castelo, Tinasha fula da vida, pega uma toalha e sai descendo o cacete nos invasores, vestindo somente numa toalha, ao pondo do Oscar ao encontra-la cinco minutos depois pra fazer piada que ela tá muito enrolada (envolta na toalha, enrolada de ocupada, trocadilho, sim é uma piada bem ruim), e ela num estalar de dedos põem um vestido… O que me dá mais pena é que este mundo? A direção passa a beleza e profundidade dele (mesmo com umas restrições de verba e de animadores, coisa que na temporada 2 melhora tanto na ação quanto no romance, pois os papeis meio se invertem e a Tinasha é do tipo cutuca provocando rápido, o que dá pra por mais partes de enredo; só que não melhora muito a situação do anime). Os diálogos são maçantes! A trama é uma repetição de: o dia começa! Oscar faz assédio sexual por 4 vezes até o fim do episódio, Tinasha só aguenta por??? Ter visto algo neste cara!? Surge um vilão, ele é derrotado em segundos! E do meio pro final acrescente cenas dos dois conversando sobre o dia na cama, pra se fazer de adulto e dizer que os dois fizeram aquele ato, e tão tendo uma conversa (aliás em um dos episódios, eles fazem uma piada bem CLARA! Que a Tinasha adora conversar após aquilo, e o Oscar só queria dormir). O que a roteirista sabota este anime não está no gibi! Ele só não está mais alto na tabela por ele ter um ótimo potencial, é o romance se fosse melhor conduzido? Seria um dos melhores do ano! Mesmo com as limitações de produção. Mais alguém resolveu escrever um Sabrina mal feito! E é o que recebemos aqui!
8- The Strongest Tank’s Labyrinth Raids -A Tank with a Rare 9999 Resistance Skill Got Kicked from the Hero’s Party – Crunchyroll
Mais um anime de demitido da party é… Ele não é a pior coisa do “gênero” (o real pior deles tá lá no topo da tabela). Vamos logo pra sinopse pra você se perguntar se já não viu em algum lugar antes? Um tanker é demitido do grupo por causa de não causar dano!? (que o anime como todo anime deste tipo, não entende e nem sequer explica as posições de combate num time; pois o anime aposta que você joga RPG ou JRPG, e não precisa que se explique nada! Aliás tem um outro que é chato e quase entrou aqui, e tem problemas diferentes, só que em quantidade menores). Daí conhece uma escrava fugitiva, que tem o poder de identificar o poder exato das pessoas, e ela revela ao Tanker! Que ele tem uma habilidade de counter que nunca usou na vida e nem sabia que existia (detalhe um tanker com aparência de mais de 30 anos! É com mais de 15 anos de experiência lutando). E ao usa-la pela primeira vez (e detalhe sem treino algum!), descobre que tem habilidade de neutralizar o dano do grupo e de devolver O DANO TOTAL QUE O GRUPO LEVOU! Ou seja o pacote do cara abandonado, que descobre um emprego novo, encontra a mulher que geralmente se casa com o principal e dá um novo rumo na vida dele. O anime tenta dourar a pílula pondo coisas diferentes como o protagonista se relacionando amorosamente com uma ex integrante do grupo dele, administrando a cidade e também uma dungeon. Só que tem os velhos problemas deste tipo de serie como: os ex integrantes que voltam arrependidos pedindo seu retorno ao grupo, só mulheres se juntam ao grupo dele, (com uma única exceção, que é o necromante do grupo), o poder dele é tão apelão que ele não tem dificuldades até a luta final e o líder do grupo antigo dele é um FDP, é vira vilão por um arco! Junte isto com a péssima animação, atuações bem ruins e um roteiro obvio. Que tenta trocar o de sempre, com o líder da party ser o vilão final. Aqui o “real” vilão final é! O representante de franquias de dungeon, que literalmente entrega um amontoado de clichês em forma de episódio final! Vamos a listinha: O vilão literalmente vem até o herói pro confronto final porque temos que acabar agora? Checado! O herói tem um poder estranho que é ligado as trevas em que ele perde o controle? Sim tem! (que detalhe surge no 9 e só é lembrado de novo no final), O vilão limpa o chão com o grupo do herói, incluindo dois ex asseclas dele que por estarem do lado do bem foram nerfados??? Sim tem! O poder estranho faz ele limpar o chão com o vilão, vencer, mais vira um fera sem controle? Tem! E ainda por cima temos o abraço das pessoas que o amam pra recuperar o controle? Mais ou menos, e tem pra finalizar imitando Street Fighter 5, com musica mais errada que no jogo, pra finalmente aplicar o golpe no vilão, e “purificando” o poder do mal, além de recuperar a consciência. Este literalmente está aqui também por ter o pior episódio final do ano. E ainda mesmo tentando fugir dos clichês do “gênero”? Ele ao mesmo tempo usa outros clichês que só pioram a obra e a animação bem meia boca do estúdio iniciante Polon só piora o conjunto. Ao menos o healer tem animação melhor, esta garota é um personagem bom, e um fim menos ruim. O Tanker tem boas intenções, só que ele usa outros clichês junto dos já clássicos, a animação é bem ruim pela serie inteira e disputa com o “filho do overlord” o titulo de pior encerramento do ano. E lembrando que este anime mesmo não sendo visto? O protagonista ganhou o título de Não Fume pelas semelhanças com o herói do escudo. E vendo o anime não foi a toa pois a trama tem muitas similaridades, mesmo tentando ser diferente.
7- Highspeed Etoile – Crunchyroll
Vou lhe fazer a pergunta? Um episódio excelente, junto de um mediano, podem salvar uma serie inteira de 12 episódios??? Pros fãs de Etoile? Isto o tirou da segunda pior média do ano, que ele mantinha por 8 primeiros episódios e o salvou de entrar pela média nos piores do ano. Pra mim não o salva! E vamos pro problema ao todo de um anime que vai ter que remar muito numa segunda temporada. Se você ver o primeiro episódio e o ultimo? A grande diferença vai ser brutal! Pois o ultimo é em todos os termos bem melhor que o primeiro; muito da diferença vem pelos detalhes do 3D, como efeitos de freada, o balanço do carro freando e os efeitos de turbulência e ultrapassagem. Outra coisa que também melhora é o roteiro e a emoção. Mas vamos comparar o que a serie fez na maior parte do tempo com as duas únicas coisas boas que fez que vão ficar pro final. A serie começa com uma animação 3D bem capenga. A-Cat mostra bem no começo do projeto a dificuldade deles em trabalhar com uma serie em 3D, e se nota ao longo dela que eles vão aprendendo e evoluindo com as adições de efeitos de freada, corridas na chuva entre outras coisas que o ápice é o episódio final que tem os efeitos que deveriam estar DESDE DO EPISÓDIO 1! Combine isto com uma protagonista supostamente talentosa; historia de vida da Rin (Rinko): Ela era uma bailarina, que abandona o balé por nunca conseguir ser a Etoile (bailarina principal de uma companhia de dança), e passa a se dedicar a corridas online do jogo baseado na super formula (que está renascendo no Japão, que era uma formula de protótipos das principais fabricantes japas e hoje tenta ser uma alternativa na Ásia a F-1 e ao mundial de protótipos da FIA, e resolveu patrocinar esta produção futurista… por sei lá que motivos), e em um ano ela se torna a campeã, chamando a atenção de uma equipe real que quer usar a colaboração de IA mais piloto, e não vimos nada disto antes!? Nem na ficção ou vida real! Certo?, Certo!? Acho que o principal problema com ela e que ela é um péssimo caso de o perdedor indo a vencedor. Vou ser malvado e comparar o caso dela com o Vert de Hot Wheels. Vert tinha sido campeão na “temporada anterior”, num já crescimento de um cara que abandonou o surf e se aventurou nas corridas de rua. Ele foi melhorando se aprimorando até ser o “campeão”. Pra na temporada seguinte com novas regras e novos inimigos ele só tomou um piau pior que o outro a temporada inteira tendo um desempenho pífio, até que algo acontece e ele toma a responsabilidade pra si de salvar os amigos e salvar o dia; pois literalmente ele entrou na situação de ou alguém agia ou o mundo e seus amigos estariam condenados! E sob toda a pressão do momento e das falhas anteriores, ele faz uma pilotagem lendária! É tudo nos leva a torcer e o Vert nos agradar. Já a Rinko!? Ela começa péssima, e tem uma disposição de melhorar e estilo de pilotagem que fariam o Nikita “Mazespin” ter orgulho da garota! (do tipo tem alguém que dirige pior do que eu!). O engraçado que no meio disto você tem uma IA aprendendo sobre humanidade e tentando fazer esta anta dirigir direito! No fim eu tenho muito mais simpatia pela Ami e suas piadas sobre dominar a humanidade, do que pela anta da Rinko. Que até tem seu momento e um drama real no GP final. Mais chego lá! O outro “problema” e que mesmo tentando balancear as coisas com os personagens de fundo ou nomeando circuitos da formula 1 com outro nome, porém mantendo o traçado. Você nota os personagens “projetados anime” like e inspirados em pilotos reais. E os inspirados são muito melhores! Pilotos como o Lorenzo (inspirado em Ayrton Senna e Lewis Hamilton), Alice (que parece uma mistura do Michael Schumacher e Prost) e Sophia (parece a Danica Patrick nos seus melhores dias), tem seus destaques durante a temporada. Só problema do roteiro e que durante a trama da temporada que foi fazer a Rinko andar em seus passos de tartaruga pra achar uma maneira de melhorar junto com a IA, que começou a se importar com isto lá pelo episódio 5 quando perguntada se gostava de ficar atrás e ela fala friamente: eu odeio não fazer meu proposito e não ajudar meu piloto efetivamente. Bem temos no meio desta trama um monte de sub tramas de outros pilotos e pessoas se metendo e dando conselhos. E os únicos úteis são o 8 (que é um evento com modelo bem clássico da Toyota), e o ultimo! Que me leva ao único ponto excelente desta serie, na corrida final com uma classificação salva, pela IA ter evitado um acidente bem grave e finalizado a volta no automático pela piloto ter desmaiado. Ela se pergunta que se tem algum talento e se era melhor ela só desistir de tudo. E a IA fala você me ouviu até hoje? Ela responde sim! Então você diferente de mim consegue aprender algo sem ter exemplo! Eu só posso sugerir algo se você tentar melhorar em algo, essa relação que nos faz nos ajudarmos uma a outra, além daquela volta foi a maior parte você. Eu só estou aqui pra te ajudar e evitar que você morra. Tudo isso numa corrida bem divertida com bastante trocas de posições e muito bem animada! A serie com este dialogo levanta uma questão boa de até onde pode ir a automação e a relação com o piloto e a resposta pode não ser a ideal (pois a piloto ainda é uma anta com uma corrida de sorte, é isso até Lance Stroll tem, e olha que esse homem já fez tanta coisa que ganhou um termo só dele pra erros na F-1 = Strollada), só que é mais que a serie fez a temporada inteira! Pois apesar de ter uma temporada inteira com ótima pesquisa e relações de caso com a F-1. A temporada foi bem ruim em animação, diálogos e tramas. Só que neste episódio final entregou uma corrida excitante, temas ótimos, bons diálogos, cenas bem animadas e boa direção de cenas! O que me leva a pensar quem diabos fez a direção e roteiro do episódio final??? Onde estava na temporada inteira!? Que foi um porre com uma montanha de coisas faltando!!! É isto é Highspeed Etoile! O episódio final é o que ela poderia ser, já o episódio inicial é a realidade entregue na maioria dos episódios! E nem vou falar da promoção da série que foi bem patética! Se não este texto ficaria mais gigante só com as escolhas do marketing!
6- Suicide Squad Isekai/Esquadrão Suicida Isekai – Max (dublado)
Considere como boato, apesar de ter entrevistas confirmando umas partes, mais o parto que este projeto foi de 3 anos, sendo que o Wit quase o considerou cancelado, até o antigo diretor da Warner vir e anunciar o projeto, injetar verba e descer garganta abaixo do estúdio que eles fariam o esquadrão suicida, pois segundo ele Harley e Coringa são icônicos no Japão e no mundo todo, e isso daria muito certo. E spoilers deu bem errado! O que já criou um clima bem ruim pra este projeto, pois ele até aqui foi o penúltimo de uma grande aposta da Warner no esquadrão suicida em que durante 10 anos! O estúdio da caixa de água foi teimando com várias produções, em nome de obter a grana do Deadpool. Olhem a lista de “improvisos”, na mesma teimosia (notem uma coisa em comum TODOS tem a Arlequina):
- Batman: Assalto em Arkham (animação do “Universo” dos jogos Arkham)
- Esquadrão Suicida (filme live action)
- Batman e Arlerquina (animação no estilo Batman animated series, que a WB e fãs querem esquecer)
- Esquadrão Suicida: Acertos de contas (animação dentro do projeto Novos 52 animado)
- Batman Ninja (primeiro do projeto DC anime)
- Arlequina (projeto animado, não foi cancelado, só que sobrevive até hoje com uma temporada por ano, só falhando em 2021 e 2024)
- Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fabulosa (um dos grandes fracassos do universo “não partilhado” da DC).
- O Esquadrão Suicida (James Gunn fez seu nome na DC com este filme e a serie do Pacificador)
- Esquadrão Suicida Isekai (o assunto daqui)
E nem vou falar do game Esquadrão Suicida Mata a Liga da Justiça (e seus mate eternamente as cópias do Brainiac), e nem da animação deste ano: Batman Ninja Vs Liga Yakuza (que já é fora do “período”). Essa teimosia na Arlequina e no Esquadrão suicida criou um clima de antipatia já de saída. A decisão repentina deste projeto ser mais um da “turma” não ajudou, e talvez tenha piorado pelo fato da equipe conhecer bem pouco destes personagens e não ter consultoria da DC. Daí definiram metas de serem legais pelo legal, e a “besteira” da entrevista do roteirista que disse que a única obrigação dele era deixar a Harley fofa (é isto ele fez!). Então vocês tem um projeto condenado de nascença! Só que isso é uma meia verdade. sendo honesto. Mesmo com essa saturação de esquadrão suicida, a estreia foi boa e deu uma pequena esperança do primeiro até o terceiro episódio. Muito te mantém aqui pela “Harley fofa”, o cara de barro que parece o autor do roteiro comentando o que tá acontecendo e mais tarde tem uma figura conhecida sendo como o “diretor”, reclamando da zorra da trama e seus atores fazendo tiradas fora de hora. Já no episódio 4 o anime mostra seus sinais de cansaço e já no episódio 5? Só começa a se implodir com cenas literalmente abandonadas, sendo algumas das piores do Wit em toda a sua história! E a trama!? Só vira uma zorra em que o esquadrão bagunça tudo é meio que as partes só lidam com o caos do sucesso e fracasso das suas ações, sem quase lidar com as consequências. A coisa só piora no final ao tacar do mais absoluto nada não um, mais dois vilões surpresa!!! Sendo que o segundo era mais do que previsível! (pois a DC não vive sem ele!). A serie como já disse tem até uma dinâmica boa de começo, porém taca muitas coisas imprevisíveis e reza pros atores e o roteiro salvarem, o resultado final!? É geralmente o constrangimento da luta final com transformação de meninas magicas pra todos e uma luta bem ruim e quase sem sentido algum! O anime foi um problema cumulativo, repetitivo. Sendo como ver uma ponte desabando aos poucos na sua frente! Tudo piorado pela animação que estava bem ruim no episódio 5 e também em algumas cenas de episódios (em especial nas conversas). O que mostra bem o foco: as cenas de ação (salvo o 5 que naufraga até na ação!). Quando nem o humor e nem as interações ou cenas de ação não funcionam, junto da direção que não sabe o que fazer, além de um grupo, em que o roteirista se foca em uma personagem, cujo o resultado é bem irregular, mesmo com os esforços da Rie Kugimiya e da Iara Riça. Tu tem a receita do fracasso que nem “usando” os três tipos de Harley, salva: a fiz uma porcaria, só que vocês me perdoam pela minha fofura, que é a mais comum no anime inteiro e sustentado pelas atuações; a nervosa que é insuportável pois geralmente resulta em cenas ruins (salvo somente pra alguém com muita memória nostálgica na DC pelo episódio 81: O Feriado da Harley, em que ela sai pra reabilitação, e tenta ter um dia comum, só que uma serie de coisas dão erradas, e ela só fica pistola e resolve revidar. E isso foi imitado a tanta exaustão, principalmente no filme das Aves de Rapina, na serie da Harley e aqui. No que só não dá) e a Harley decidida e ficando mais fofa ainda, que tem raros momentos e tenta desesperadamente salvar o final e só falha! No fim!? Só temos algo que só tenta, tem boas intenções, e só falha bem feio.
5- Gods’ Game We Play – Crunchyroll (dublado)
Este projeto ao nascer, só pode ter entrado várias vezes na fila da sorte, pensando ser o mais sortudo. Só que no fim pegou todos os azares do destino. Pois quase tudo aqui deu errado! Vamos começar do aspecto mais fundamental; que será meio uma recapitulação no que pus nas minhas expectativas. O que faz um anime sobre games e jogos sociais dar certo? Eu diria 3 fatores básicos: Primeiro seria o quão interessante e engajante são os seus jogos, o segundo seria o quão as regras são simples e fácies de serem explicadas e o terceiro são duas coisas ligadas que seriam, o quão interessante é o elenco e o quanto você consegue ir nos limites da segunda regra. Você nota que o anime tanto aqui quanto no material original é bem ciente dessas questões é… Vamos dizer que o original não se importa com o pessoal e vai até bem nas outras questões. Só que na adaptação ele consegue o incrível de falhar em TODAS ELAS!!! Vamos comparar cada “exigência” uma a uma com o anime! Os jogos são interessantes? Não são! E olha que as vezes ele propõem jogos como pega a pega com um gigante de pedra numa cidade, é o anime consegue o feito de deixar o desafio chato! O que leva a sua questão? O que torna chato? E acontece justamente na segunda necessidade, as regras, o anime já começa terrível e com um costume que vai se repetir que é de apresentar regras simples, e tu pensaria mais tu disse que regras simples tornam um jogo bom!? Aí que está a pegadinha do anime! Geralmente você tem mais de uma regra, da qual se tem um regra simples e duas ocultas; das quais uma é uma trapaça do deus, ou da pessoa no jogo, a segunda é uma complicação complementarmente desnecessária pra deixar um “mistério”! E vou usar pra mostrar o quão chato isso deixa? No jogo mais simples jogado que foi a aposta com a deusa da sorte pela reintegração de alguém que nosso prota queria incluir na sua equipe (e se pensou que esse alguém, é uma garota? Acertou! Uma garota coxuda, fortona e gulosa). A deusa tinha a fama de nunca perder e eles iam jogar um jogo de bobo (literalmente). Segundo a deusa sem “truques” e teria 3 rodadas pra vence-la, tanto que poderia escolher quem poderia virar as cartas, mais teria que ser uma pessoa diferente a cada rodada. Após 3 rodadas o protagonista perde. Só que daí ele fala que sabe como a deusa trapaceou e que se jogasse uma rodada extra ele venceria com certeza (notem que a deusa podia simplesmente dizer não, pouco importando o que ele apostasse!). Ele aposta todas as vitórias dele e a deusa topa. Pra ele vencer e descobrirmos o que tem todo o jogo tem! As trapaças e regras ocultas. Que neste caso era se a pessoa que vira a carta faz o bobo aparecer de um modo definido conforme o poder que a pessoa que puxou a carta. E a deusa poderia adivinhar onde vinha o bobo e fazer o distribuidor sempre pegar o bobo pra ela! Pra provar que ela trapaceou? Ele repete com a garota que tem poder de teletransporte dando as cartas, sem revelar que sabia do truque; a única diferença e que a deusa tinha um plano b o bobo ficava marcado conforme quem deu as cartas antes. Ele sabendo como ela marcava as cartas pegou os bobos cedo, sendo que ao pegar o segundo revelou como sabia dos dois truques. Daí tu nota como o anime pega algo que se você naturalmente pegasse o poder dos deuses e poderia tornar brincadeiras e jogos simples em algo superlativo e divertido com os poderes desses deuses! E se transforma num desnecessário Death Note da terceira serie, com regras complicadas e chatas que sempre envolve uma trapaça. Tanto que o jogo mais longo daqui foi o ultimo que não envolvia uma trapaça, só envolvia uma serie de regras interligadas que não podiam ser violadas ou te devolviam pro começo! Daí leva ao terceiro item. O anime estava frito e mal pago nele! Especialmente em português! Salvando a Leshea (que dentro do padrão garota energética que não pensa, ela foi legal pro que o papel permitia). O Fay foi chato do caramba (e em português não ajudou o tom vamos todos nos divertir, que foi ainda maior que no japa, mesmo nos momentos frustrantes como o jogo de bobo e o ultimo), a Pearl estava pra fins de exibir lingerie, ter “acidentes felizes” e usar o poder apelão de teletransporte dela quando ordenado e a Nel, o coitadismo que deram a ela no arco inicial dela, e como a direção usava ela em cenas pra nossa como ela é bonitona!? Não ajudava pra atriz, junte de ultima hora adicionar esta stalker. E tu tem o resultado final disto. Games simples, que tem complicações desinteressantes ou que só estão pra fins de trapaça desnecessária, em que nosso protagonista sempre chega com uma frase de efeito e apresenta as regras extra do game, o deus fala impressionado sobre como ele achou a regra secreta que SEMPRE TEM!!! (mesmo quando não “tem” trapaça, há sempre uma regra oculta!). O felicita por notar a trapaça, mais diz que ele não tem como superar! O protagonista usa o recurso conveniente que ele tem pra vencer em mãos, o deus o felicita pala vitória, dá literalmente uma estrelinha. Repete isto por 5 vezes, com pequenas variações, e temos todos os arcos deste anime! Não precisa ver, não me agradeça pela poupança de tempo! O material original tem momentos interessantes, mais não é uma Brastemp por isso nem procure por ele!
4- The Misfit of Demon King Academy II Part 2 – Crunchyroll (dublado)
Neste anime temos o caso do anime que só falhou tanto, que só fez a sua fã base se diluir rápido com o tempo. Isso não foi a toa, e sim consequência de uma serie de má escolhas, só que feitas pelas mesmas pessoas que a fizeram ter sucesso antes (da primeira pra esta segunda parte, só se teve a mudança do ator que fazia o Anos, sai um cara muito talentoso, que se encrencou bonito e entra o dublador do Tatgod!). E nossa como as escolhas já erradas do ano anterior, só pioram aqui! Não vou me repetir em certas coisas. Então velhos problemas estão aqui e ainda continuam como: o novo dublador do Anos não se dá bem no papel, este arco aqui de modo diferente reforça a impressão do Anos virar um Kirito clone. Só que tudo é agravado pelo arco novo (são dois o arco do intercambio e o arco da seleção). Pois aqui ainda se tem menos momentos dos outros personagens (mesmo com a direção “fingindo” dar uma chance aos outros), as cenas de ação são medonhas (muito por CGI mal finalizado, ou borrões em 3D pra fingir choques de magia), ponha de modo muito mal alocado e com efeito de png das meninas voando (e olha que a patética cena do coral de igreja vs as meninas cantoras do Anos, é uma das melhores do anime). E tudo que já disse e só o começo dos problemas pois o arco do intercambio até é aturável apesar de ter algumas repetições de temas do primeiro arco (preconceito, entre raças, um falso vilão escondendo o verdadeiro vilão e Anos resolve tudo). O problema real é que após toda a preparação após os dois arcos anteriores, que há um problema maior, num arco que iria falar sobre os deuses maiores do mundo. Tudo é entregue numa imitação barata de Fate/Stay Night. Na qual reis escolhem “anjos” pra lutarem uma guerra pra serem os próximos deuses. O que soa mais bizarro por Anos o tempo todo dizer que não tem deus por duas temporadas, até que do nada diz que Arcana é sua irmã e deusa (mesmo ele sabendo que isso é uma farsa, “farsa” esta nunca explicada, é várias vezes corrigida, desmentida e confirmada durante o anime). Daí temos duelos de magia entre “mestres” e “anjos”. Que são todos pessimamente animados e ainda com várias insinuações com aquela coisa relativa ao 6 e piadas de quem vai dormir do ladinho do Anos hoje! Inocente era eu que achava que após um arco que só imitava o acontecido em outro arco, não poderiam fazer pior! Mas não! Imitar Fate e fazer bem pior que as outras imitações e ainda ser um arco de “explicação” sobre como funciona os sistemas de deuses deste mundo, que NÃO EXPLICA NADA!!! Me leva a pensar!? Será que dá pra chegar ainda mais baixo? Hoje o anime em teoria mal tem 10% dos fãs de quando fez sucesso. Hoje em dia boa parte dos fãs que gostavam estão na situação de: ou só aceitam do nada como está, e agradece por somente existir, ou abandonaram no caminho. Eu estou no meu limite! A temporada foi terrível e não tem muita escapatória pra melhorar. Parece só um mergulho pro abismo!
3- Re:Monster – Crunchyroll (dublado)
Acho que você também teria trauma! Se por 12 episódios ouvisse a mesma musica a cada transição de dia! E este anime faz questão de contar cada dia passado! Agora imagina ouvir isto ao longo desta tortura por 127 vezes!!! Então se eu algum dia me tornar a minha versão do mau, eu já sei como torturar meus inimigos; não será com gotas de água na testa, não será com bambu crescendo pra atravessar seus corpos e não será tocando o dia todo musica pop ruim! Vou usar o som da transição de novo dia desta serie e usar a cada comprimento meu!!! Bom dia! Tum dum!, Boa tarde! Tum dum! Te garanto que consigo a informação mais rápido que a tortura chinesa! E quem me dera que a única reclamação minha sobre esta série fosse só esta! A trama aqui trata de um criminoso que morre e renasce num mundo de fantasia com um “goblin”. Só que ele e amigos notam que ao comer a carne de outros seres fantásticos, eles obtém os poderes desses seres e podem “evoluir”. Então você tem goblins virando coisas diversas como Oni, Ogros e outras criaturas fantásticas como “evolução”. E a medida que evoluem os goblins começam a oferecer sues “serviços” de proteção. Se não topa? Eles atacam, matam e “escravizam”. Ponha aspas pois o anime faz uma “chapa branca” e você tem aldeãs e soldados “resgatados” (leia-se presos e “convencidos” se não resistirem a aquele ato ilegal com e, crianças não cliquem). E com isto montar uma grande comunidade baseada somente na aquisição de novos membros via a síndrome de Estocolmo e de novos “goblins” (que já nascem no nível de evolução dos pais, então dá pra chamar de goblin? O filho de uma humana e um Oni???). Se não entra na síndrome? Tudo bem discretamente você discretamente desparece e vira ração de emergência! As cenas de ação são bem ruins, o anime tem problemas de continuidade direto. A não ser que queira ver os “sonhos emo” de um adolescente revoltado, em que jorrar sangue na tela é ser adulto e você suporta “QUALQUER COISA“! Pra receber isto? Então!? Tun dum! Você merece tudo isto aqui! Já eu recomendo dar o fora o mais rápido possível! Mesmo com a dublagem!? Fuja! O anime tem sérios problemas! Foi uma das piores dublagens de 2024, problemas de nível de som e mixagem, desnível pior que Bleach nos atores, ele foi terrivelmente dublado; se ao menos quiser dar umas risadas? Se faça o favor de veja dublado, pois a dublagem é uma piada involuntária as vezes. E pode fazer um esporte! Sobre o número de vezes em que o Rou acerta o nome do Kichi; pra mim já teve tantos erros e a cada evolução ficava pior que eu já chamava o Kichi de Ogro da Jequiti!
2- My Instant Death Ability is So Overpowered, No One in This Other World Stands a Chance Against Me! – HiDive sem distribuidor no Brasil
Desta lista, e em especial deste ano, podemos dizer que a lista dos piores é algo guiado pelo gosto. Pois te garanto que três nomes vão ser presença garantida em qualquer lista, é o resto vai ser guiado pelo que vou chamar gosto do cliente. Pra eu poder decidir os três primeiros, eu tive que me torturar e rever os cinco primeiros episódios dos 3, pra daí decidir a ordem; o que me fez perder ainda mais tempo! Re: Monster vamos dizer que teve uma boa ideia, no entanto a sua execução é medonha! O primeiro lugar é um acumulado de problemas que resultam num problema ainda maior. O que vou convencionar de: anime da morte instantânea é bem similar, porém ao rever eu noto que ele até é bem ciente dos seus problemas, mais o problema dele é mais de incompetência de tom do que qualquer coisa. A história começa quando uma turma viajando de ônibus do nada vai parar em outro mundo. E todos ganham poderes (porque sim! Isto é um isekai ruim! Ou é o programa da Oprah!?), e uma parte destes jovens tem a ideia “jenial” que eles deveriam abandonar os com poderes mais fracos no ônibus pra ganharem tempo de chegar na cidade mais próxima; detalhe a discussão sendo feita tendo nenhum perigo a diante, quase como se leem-se o roteiro e soubessem que tinha um dragão vindo e tinham uma urgência! Urgência esta que aparentemente não tinham, mais sabe tem uma floresta a frente então…. Pessoas abandonadas depois, uma jovem resolve acordar o seu amigo, o nosso protagonista, também conhecido como o Alpha & Ômega! Que depois de saber da situação, e casualmente matar um dragão do nada, resolve ir a cidade pra tirar satisfação. Só mal ninguém sabia a deusa idiota deste mundo que no mundo real nosso prota já tinha poderes; ele literalmente tem o conjunto dos sonhos de um jovem deprimido, se ele pensar ou disser Morra!? Você morre do nada! E não sei quem é o pior??? A organização que deixa uma maquina de aniquilação adolescente andar solta por aí? (e com pouca moral, pois ele não hesita em matar! Mesmo com todo um episódio pra apresentar a infância dele, a professora e o “código moral” dele: que é se irritar a ele ou aos seus amigos? Você morre!), a deusa super burra que o evocou e não sabe o que pegou no “bingo”? Ou os “amigos” que dão direto razões pra ele mata-los? E o anime é basicamente a repetição da mesma “mecânica” ao infinito. Se alguém atrapalha? Ele fala morra! E problema “presuntado”! Um bando de zumbis e mortos vivos vem atacar a cidade? (sim aqueles sem vida!!!). Sem problemas! Ele aponta de modo estiloso e diz morra! E zumbis e mortos vivos viram pó! Alguém que vive em outra realidade e é um literal conceito, e ainda decide infernizar o prota!? Sem problemas! Ele diz morra! Ela morre em outra realidade! Daí tu tem as andanças duma maquina de matar, uma espadachim/única amiga/fonte de todo fan service por ficar de lingerie ou roupa apertada porque sim! e do encosto que ela ganhou por vir a este mundo. O anime mal sabe fazer piada com si mesmo, só o que garante ele em segundo e que ele tem ao menos duas piadas com ele mesmo que funcionam! A do Golem e a do poder de Gatcha. Pois o anime todo é sobre as aventuras de um apelão que chega ao ponto de resolver tudo antes mesmo de chegar!!! (literalmente no arco da torre ele só de chegar resolveu os problemas sem querer!). A dificuldade zero dele de resolver tretas do bandido da esquina ao deus idiota que resolveu irrita-lo, pois basta ele pensar ou dizer morra, que o problema é resolvido!!! Nossa como o anime perde tempos de piada direto! Chega as vezes a ser doloroso! Pra mim só tem uma coisa pior que ele!
1- The Banished Former Hero Lives as He Pleases – Crunchyroll
O conceito poderia até ser interessante, só pena que da sinopse em diante este anime é uma grande mentira! A sinopse fala sobre um herói que salvou o mundo e morre no processo, daí ele pede a deusa que o chamou pra renascer numa vida pacata, é… Temos a primeira mentira, por causa que o anime dá a entender que ele na verdade está no mesmo mundo, porém numa linha de tempo alternativa. Daí você me pergunta? Da onde eu tirei isto? Vamos lá! O anime é péssimo em explicar qualquer coisa! Mas quer bancar de “intelectual, e que sabe o que tá fazendo com o encerramento e com a piada da carroça no arco dois. Só que na realidade ele é horrendo em tudo! Sendo honesto a piada da carroça funciona! Mais Deus! Isso aqui é o desastre perfeito desde de o momento um! Então vou eu “inventar” uma sinopse pra lhe dizer o que vai encontrar de verdade aqui! A parte da reencarnação não é pegadinha! Ele realmente renasce, só com os detalhes de ter o mesmo pai e mãe, no mesmo país, no mesmo período de tempo, com todos os seus poderes e conhecendo as mesmas pessoas. A única diferença aqui é que outra pessoa é nomeada herói pelo reino, e que não tem deusa, lembrem isto vai ser importante mais tarde, daí ele vive uma vida como um zé ninguém; pois ele tem habilidade de esconder os poderes e o faz desde da infância pra não ser nomeado a nada por ser um “bom pra nada”. Porém a sua vizinha tapada e sua guarda idiota sempre o chamam pra resolver problemas. E depois de uma das piores apresentações de primeiro episódio que já vi, não e a pior, só que pra estar na minha memória que vi muitas??? Tem que ter pisado bem feio e te garanto que a indefinição de tempo e o dragão fazendo drift na célula de animação vão te fazer lembrar disto, e não como uma piada! Daí isto entra no primeiro arco que… Como vou dizer??? Ele cria um mistério bem ruim! Alguém quer matar a vizinha tapada! Nosso “herói” a contra gosto se mete, no meio disso e tem umas demonstrações a lá Saitama, do tipo explodir uma floresta e transforma-la em deserto, através de brilho e uma transição de cena bem ruim!!! Recruta mais mulheres pro harém, ops! Pro grupo e chegam a capital. Onde são quase de imediato atacados pelo comparsa do vilão que de saco cheio por ficar nas sombras e falar nada por 5 episódios. Conta todo seu plano numa exposição inútil e não solicitada! No melhor estilo meu plano está andando e vocês não podem fazer nada! E alguém tem que tirar lições com o Ozymandias! Pois não só nosso mocinho derrota o demônio em 3 golpes, como chega a praça onde o principie do reino revela sua benfeitoria! Ele criou uma maquina que tira as bençãos (nome genérico pros poderes desse mundo que todo mundo nasce), daí ninguém teria o seu destino definido por seus poderes! Você seria livre pra o que deseja-se ser! E vamos aos problemas disto antes de chegar na parte mais patética, que é em como é derrotado, e como descobrem o principal mandante. Em momento nenhum o anime estabelece sobre os poderes, em como este mundo define as profissões e principalmente ninguém amaldiçoa seu destino! (não sei se isto é também um problema do material original). Então quando fala que as pessoas são marionetes dos deuses, quando o mesmo anime diz que os ditos “deuses” não falam faz anos! Tu fica com um: o que diabos tu quer dizer! E pior isso destrói parte da narrativa dos dois arcos, e da ending, que as pessoas são “reféns”. Pois o anime é incapaz de dar qualquer demonstração que os poderes são inconvenientes, mesmo quando o herói tem o pior de todos, conhecimento dos poderes de herói e o mesmo pacotão que ele pode convenientemente esconder a hora que desejar! Se depois desta longa explicação de o quão já patético é o plano pelo simples fato que AS PESSOAS SÃO FELIZES COM SEUS PODERES! Vamos ao que faz o plano dar errado! Após o discurso do príncipe, nosso herói chega e diz que tudo é uma farsa pra roubar poderes e dá-los a demônios. O príncipe retruca com você não tem provas e quando vai passar um vídeo magico contando mais sobre o plano? O vídeo exibe a confissão do comparsa! O cara literalmente depois disso confessa o plano e quem o ajudou como se tivesse usando um microfone e vem me dizer que tudo é “fake news”! Confronto com o príncipe resolvido em literal segundos! Pra confronto com a mente mestra de tudo! O seu próprio pai que se deixou ser possuído por um demônio, por causa de??? A esposa dele tinha a benção o herói nasce, da qual a criança que nascesse dela seria o herói do reino. Dois partos depois e nenhum herói! A esposa morre no segundo parto. O cara decidiu por isto que os deuses não existiam, e que ele se juntaria ao diabo pra acabar com as bençãos! Luta ultra fácil em que o herói grita frases de efeito enquanto literalmente assiste o seu próprio pai se matar com um ataque mais poderoso que o outro, porém inútil pra eliminar a “praga” do herói! Luta que poderia ser emocionante, impressionante e impactante; no fim é um completo nada com zero impacto, tinta preta voando pra enganar a censura e fingir que é sangue e sem emoção alguma! O que nos leva ao arco seguinte. Em que nosso grupo viaja a outro reino porque sim! E lá encontram uma velha amiga do nosso herói a Anriette, que adora se chamar pela terceira pessoa, e por um a caso foi a deusa que chamou o herói, mais arrependida de tudo o que o fez sofrer, dá a ele a benção que ele pediu, só que em troca os deuses a fazem reencarnar como uma humana (deixando eles sem um arauto??? Isso também nunca é explicado!). Aliás o anime em MOMENTO ALGUM fala dos outros deuses! Anriette e nosso herói falam do que passaram! Só no máximo com caretas eventuais tentando dar a entender que foram discriminado pelos poderes, e viveram e lutaram sozinhos contra o rei demônio; mesmo o herói sendo noivo da princesa do reino! A trama aqui começa quando do nada surge a trama que a nobreza tá sendo morta e alguém tem que ser culpado, E Anriette se entregar pra provar a sua inocência, pois é que Anriette faz e nas horas vagas cuida de elfos brancos e negros porque só Anriette faz isto! Só que temos em paralelo uma trama inútil de nossa elfa favorita e ferreira nas horas vagas que ganhou mais um poder! Ser da nobreza elfa, e ela tem que decidir se se junta a elfos que estão totalmente bem sem ela! Ou fica parada esperando um macho surgir pra aumentar a nobreza elfa (o que ela poderia fazer EM QUALQUER LUGAR!). Todos tomam as suas decisões e resolvem partir do reino como a Anrietta bem mandou, deus isso é contagioso e nem como piada funciona!!! Só que o anime tem prazer em fazer plot ruim! Pois do nada surge o primo da Anrietta e diz que vai ajudar o nosso grupo a salvar a sua prima! (sim ele aparece do literal nada e bem quando todo mundo já estava indo embora! Lembrem bem disto! No caminho o grupo cai em uma armadilha após a outra, que indica que se tem um traidor! Oh nossa! Quem será??? Deve ser a elfa negra!!! Por ser calada demais!!! Na realidade o traidor vem revelar todo seu plano a Anriette na prisão. O traidor é o primo de nome genérico! (que detalhe só lembrando! Ele venceria! Se seguisse o conselho do Capitão!). Que confessa que fez tudo isto por… Ser um virjão e queria Anrietta só pra ele, pra do nada ele ameaçar rasgar a roupa dela, e nosso herói parecer do nada! E vencer em segundos!!! Problema resolvido em segundos, cenas de despedidas e fim… Isso aqui é o conjunto completo do cruz credo com o atirar pedra no Judas! Mal animado direto! Mesmo mal animado a maioria das cenas não dá pra rir, salvo a da carroça, por causa de ver a mesma carroça em cena 5 vezes? Dá pra acreditar quando os personagens perguntam e falam: ei não vi esta carroça 38 vezes hoje? As atuações na maioria são de ruins a hilárias de ruins e a trama? É uma piada já pronta! Pronto! Te contei o anime e se riu? Vai dar uma chance, pois isto aqui é uma aula do que não fazer com uma trama não intencionalmente risível!
Nossas listas de outros anos
2021
2020
Artista:
Eduardo Lucas (podem ver um pouco do trabalho dele no Instagram e no blog dele).
Fonte: My Anime List
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Você pode gostar

Soaring Sky! Pretty Cure
6 de outubro de 2024
Top 10 dos Melhores e Piores animes de 2023, segundo a Internet e nós do Brasil Anime Café
21 de março de 2024