Guilty Gear -Strive-
Atualizado em 28/10/2024
Vindo do “futuro” é engraçado rever este post e ver, o quão bizarro e ajeitado em voo foi a divulgação de Guilty Gear Strive. Pouquíssimos detalhes foram revelados na TGS 2019 (Tokyo Game Show), usando pequenos trechos de gameplay. Daí veio a crise do vírus C e fez o game ser atrasado em um ano e daí nasceu um novo jeito de divulgar jogos! Trailer individuais e com doses “mensais”.
Isto levou a um post bem caótico. Então que tal aproveitar a oportunidade e remontar o post inteiro!? Sim! O post vai ser montado no estilo “caótico rock” do game, porém lhe garanto que vai ficar bem mais organizado! Que antes!
Então o post vai estar sempre em constante atualizações pela natureza de Guilty Gear Strive adicionar novos modos, personagens, DLCs, Passes de Temporada e muito mais. Então vou distribuir todo o conteúdo em mais subtítulos, manterei os comentários em cada personagem DLC (mas removerei tanto a data quanto a ordem por dois motivos: um os mapas de DLC já esclarecem data e ordem de lançamento; o segundo seria que a partir do Johnny o período de 3 dias de exclusividade pra quem fez pré compra acabou-se; aliás só estou citando isto por ter sido um “absurdo” removido) e vou dar uma reordenada nos modos adicionados com o tempo.
Lembrando que a parte com os preços não serão atualizadas, pois ela está lá pra lembrar os preços originais de lançamento em cada plataforma (e também mostrar a estratégia da Ark System Works em cada plataforma.
Pra deixar a coisa mais organizada vou listar aqui no topo as novidades do post e como consulta-las:
- Gameplay disponível no guia de personagens.
- Pra evitar duplicatas ou confusão, os guias de personagem estão logo abaixo do vídeo de gameplay (mesmo que o vídeo tenha dois personagens, você vai ficar sabendo dos personagens contidos e de bônus pode acessar individualmente o guia de personagem que deseja!).
- Os personagens de DLC foram organizados da mesma maneira do jogo base e tanto o gameplay quanto o guia de personagem podem ser consultados da mesma maneira.
- As datas e ordens dos personagens de DLC foram removidas por 2 motivos: um seria que após o Johnny, se terminou o período de 3 dias de exclusividade pra quem tinha o passe de temporada; o segundo motivo e com o mapa das temporadas se tem a ordem e a data de lançamento, o que se mantivesse o subtítulo seria uma duplicata de informação inútil (só estou mais lembrando que a “Ark Sys” fez uma pratica bem predatória com os dias exclusivos pra personagens de DLC.
- Vídeos Diversos reorganizados e numa ordem mais agradável, direto e sem subtítulos interrompendo a lista. Acreditem tem uma ordenação, ela seria assim: Abertura, musicas chave do game, tutoriais (basic actions), trailers de história, trailers de lançamento, modos de jogo e homenagens
Guilty Gear -Strive- Trailers de Personagens – Jogo Base (com os guias de personagem em anexo)
Guilty Gear -Strive- Trailers de Personagens – DLCs (com os guias de personagem em anexo é um pouco de opinião)
Guilty Gear -Strive- Passe de Temporada 1
Goldlewis Dickinson é o primeiro personagem por DLC com um gameplay bem “diferente”, um personagem novo e inesperado. Próximo personagem vai ser revelado no mês que vem.
Jack-O está de volta! E pro pesadelo de muita gente ela volta fula pois ela agora chuta minions!!! Próximo personagem sem previsão; mas tem boatos dizem que vem em Outubro…
A data de anuncio não podia ser mais estranha uma véspera do feriado de ação de graças. A “Ark Sys” me anuncia um anarquista em pleno território americano e numa véspera de feriado nacional!? Só eu tenho o senso que anunciou numa data bem errada!? E mais um personagem do modo história foi incluído! Happy Chaos um “gunslinger” bem diferente da Noel de Blazblue.
Na CEO championship foi revelada a Baiken… por DLC de novo… depois de vir por DLC no Xrd Rev, vai vir do mesmo modo no Strive. O lado bom e que agora “reescrevendo” isto aqui em Janeiro é que no vídeo de personagem você nota que mexeram bastante na Baiken dando opções de longa distância, opções mais “justas” de counter e também dando opções pra deixar o gameplay da Baiken mais “cerebral” e menos baseado em esperar contra ataque ou o erro do adversário.
Temos a volta de Testament anunciado na final da ARCEVO (um dos favoritos dos fãs e se antes o jogo! Já o tratava como gênero neutro? Agora chegaram num novo nível com a voz Japonesa). O personagem ainda tem um gameplay cheio de truques, porém parece ter um spam menor deles. E focando mais em surpreender do que só amontoar os “truques” (fica mais como era nos antigos jogos em especial no jogo X da franquia). Foi também revelado um update gratuito com a volta do modo Diorama (trailer lá em baixo), a estreia de um novo modo de história, um novo cenário pro jogo, que encerram o conteúdo anunciado pra temporada um. Também se teve o anuncio de um novo season pass com 4 personagens e o anuncio no futuro da opção de jogar através de todas as plataformas (PS4, PS5 e Steam).
Guilty Gear -Strive- Passe de Temporada 2
Novo passe e me começa justamente com a (o) Bridget!? (bem o personagem foi primeiro lugar numa pesquisa que perguntava: Que personagem você gostaria que retorna-se?). Meu problema com esta leva não é com o personagem. A real questão é que vai ter o mesmo preço do passe anterior e com menos conteúdo (diga-se de passagem o preço do passe anterior não reduziu, então ao comprar os dois Passes você paga o equivalente AO DOBRO DO PREÇO DO JOGO!!!). E sinceramente não gostei das trocas! (trocar modo de história por um jogo de cores e um personagem por um cenário!? Ainda por cima não reduzindo o preço!!! Isto foi um abuso).
Vindo de surpresa num anuncio exclusivo da IGN, foi revelado o segundo personagem pra DLC e se não viram a tela??? Adivinhem quem veio comer uma carninha! de novo? Sin Kiske volta a Guilty Gear com algumas mudanças na parte que aprimoram os seus golpes, e em consequência deixa mais “trucado” os seus folow ups (continuações de golpes). Deixando de serem obrigatórios e mantendo tudo mais pensado e administrando uma barra de estamina. Ele ainda é ignorante, porém privilegia mais os pokes (cutucadas) e os combos grandes pensados. Lembrando que Guilty Gear Strive foi anunciado pra Xbox One e Series com lançamento no primeiro trimestre, trailer lá em baixo e o game já estreia no game pass.
Mais um DLC e mais duas novidades! Primeira foi o lançamento sem quase anúncios no Xbox (dia 06/03/2023; a coisas boa e de estrear no Game Pass tanto de PC quanto nos consoles, além disto o preço dos DLC estão quase tão baratos quanto na Steam; com o extra de 10% de desconto via o Game Pass). A segunda noticia foi o anuncio do Bedman?, além de ser revelado mais um novo cenário (Badman? com interrogação mesmo! Posta por eles mesmos! Não é zoação minha!). E após o pai do mestre das marionetes ter virando um “stand user”. Agora um novo “mestre” das marionetes surge no game com: uma cama possuída protegendo a irmã do espirito que está nesta cama!? (só podia ser Guilty Gear pra fazer isto e nos fazer acreditar fácil).
Pra quem sentia falta do Faust como era bem antigamente? (tacando milhares de objetos na tela numa velocidade alucinante). Seus problemas acabaram! O Asuka R. Kreuiz vem substituir este gameplay é basicamente vem tacar vários feitiços, com uma dose de administrar recursos e mana. Só posso dizer parabéns!? Sim estou sendo irônico pois todos os personagens do Season Pass 2 estão no Story mode (a exceção é Bridget). Asuka tem o maior guia de iniciante do jogo! E ele NÃO COMTEMPLA TODO O GAMEPLAY DELE! Ele não é um taca bugigangas sem pensar como era o Faust; porém o quão bom ou ruim que você vai ser com ele!? Vai ser um mistério, pois ele é o personagem mais complexo de conhecer e aprimorar do game, tem um guia de 9 minutos! E envolve administrar: uma barra atual de itens, a reposição desta barra e a manda que vai usar. O que o tornaram num personagem bem raro de se ver alguém jogando. Após seu anuncio foi revelada que se terá mais um passe de personagens.
Guilty Gear -Strive- Passe de Temporada 3
Nova temporada confirmada e agora sabemos seu conteúdo! De saída vamos falar do que afeta os personagens que já estão no game; alguns personagens receberão novos golpes (inicialmente só pra 6 dos 15 personagens do game base), dois novos sistemas de barra serão adicionados (veio meio tarde; porém são dois sistemas que via comando irão gastar 25% da tensão, pra fazer um parry ou “movimentação avançada”). Além disto o novo passe de temporada vai ter 4 personagens novos, 1 jogo inteiro de cores pra todos os personagens, 2 cenários e 1 outro jogo novo de cores pra parte do elenco. A Temporada começa em agosto é com um velho conhecido, Johnny! Aliás já se nota uma mudanças no mist find e nos upgrades, que agora acontecem via cartas.
Temos nosso personagem novo e… na verdade é personagem velho! Elphelt Valentine evoluiu de uma noivinha inocente pra uma punk revoltada! (só pode ser a adolescência). Só que as mudanças não são só no visual, todo o gameplay dela foi retrabalhado e mudou consideravelmente. Pra tirar ela de uma “atiradora” sem quase recurso. Pra melhora-la e torna-la no “inimigo” natural do Happy Caos e virar uma versão turbinada da Noel Vermilion (só melhorando tudo o de errado do kit dela, que são: muitos chains inúteis, a falta de dano vs o resto inteiro do elenco de Blazblue; serio ela é um dos piores danos em combo nos dois últimos jogos, além dos projeteis bem poucos uteis). Por um lado meio copiaram e colaram o dever de casa; mas ao menos pra melhor! No fim o gameplay dela é quase todo como uma nova personagem; se compara a versão anterior dela). Elphelt ao mesmo tempo tantos recursos pra afastar ou dar mais dano via o Chain Chocolate que a deixam bem apelona e ao mesmo tempo uma personagem interessante.
Paracelsus voltou! Ou melhor dizendo. A.B.A voltou! Mudou a “portadora” da chave e também o “tema”. De fúria de sangue pra… um “tema” de ciúmes. O trailer de personagem dá uma boa ideia das mudanças (e se quiserem ver o trailer japonês, tem uma interpretação bem melhor de voz por soltar tudo numa frase só e passar bem melhor o tema de ciúmes). E temos mais uma personagem totalmente retrabalhada, porém aqui sem perder parte das origens. Ainda mantém o risco e recompensa nos combos, além de manter os dois tipos de movimentação. No entanto trocaram todo o desespero de usar o sangue pra ganhar movimentação e dano (em troca de perder quantidades grandes de sangue; com os patchs e jogos, adicionaram uma boa dose de risco e recompensa). Por administração de barra; ela ainda dá um dano cavalar, só agora fica mais dependente de como vou dizer. Deixar tudo mais cerebral do que “desesperador” (pois a A.B.A de antes não perdoava erros na administração de sangue, errou o momento de recuperar sangue? Era quase a morte do personagem no round). Agora é um processo de: “juntar ciúmes” (via a barrinha acima da tensão, que pode ser feito via combos e através de alguns golpes dela), liberar a transformação (que como antes tem as duas opções dela de sempre: a auto transformação e via agarrar), administrar a barra (pois aqui se esgotar ela toda!? Causa “uma penalidade”; mas se você após o uso, decidir desativar por conta própria; que são os mesmos comandos da ativação; você ganha uma parte da barra de volta! E quanto mais perto do fim da barra o fizer!? Mais vai ganhar barra de ciúmes de volta; ao menos em “teoria”, pois o vídeo visualmente mostra a penalidade é o ganho). Parabéns A.B.A! Menina você não é mais hemofílica. Agora se torna uma boa peça pra jogadores mais agressivos e que pensam estrategicamente durante a partida.
A EVO Japan 2024 revelou o que todo mundo “já sabia”; os gritinhos de fãs já denunciavam (a sombra era nova, porém os morceguinhos em volta e a pose tokusatsu). Sim! Slayer é o ultimo personagem desta leva de DLC´s. Ele volta bem mais afiado por ter mais opções de avanço e contra ataques, tornando-o bem mais viável que em outras edições (onde você era muito dependente de esperar uma brecha, pra daí dar o máximo possível de dano que a barra de drive lhe permitia). Só com as simples adições de um especial novo e CINCO opções do que se fazer nas esquivas (antes eram só duas, isso não contando com a opção de ficar neutro/parado), deu um inteiro novo arsenal de opções de combos e pra quebrar defensiva do oponente (ou simplesmente virar a maré no meio do ataque). O dano gigante dele vai atrair chamar a atenção; vamos ver como isso vai situa-lo no game.
Guilty Gear -Strive- Passe de Temporada 4
Esta vou ficar devendo um pouco. Pois o vídeo? Revela que sim graficamente a Dizzy foi refeita ao ponto de merecer o “novo nome”. Temos uma data de estreia: 31/10 e os golpes tão refeitos, graficamente é outra; apesar do mesmo dash desde de 2000. Mas vamos precisar do guia de personagem. Vendo o vídeo? Parece que agora ela ficou uma personagem de “rush down e pressão”, pra tornar mais o rush down cerebral e a pressão servir pra variar mudanças de “velocidade de jogo”. O guia saiu é. Ela não está como todos temiam = um personagem a todos reinar; porém ela já tem reclamações de jogadores clássicos da Dizzy. Eu diria? Vamos ver nas mãos de um pró player? Ela tem coisas boas em seu kit pra manter pressão e pra enganar pra poder iniciar novas pressões (com as wing of light e o gelo que é meio uma faca de dois gumes pois se errar o dash? Te abre a levar um combo). Porém se quer ver números voando na tela? Sinto lhe dizer que só vai ser com situações com o Gamma Ray. De resto ela tem o mesmo kit do Ky Kiske (o que acho vergonhoso chamarem ela de personagem de pressão, pois ela é como o Ky combo curtos com pressão; só a diferença e que a Dizzy tem mais recursos pra pressionar o oponente que o marido dela, o que torna ela numa “Mid rush”; alguém que pode tanto fazer pressão como controlar a velocidade e o rumo da batalha com golpes e combos curtos). Como sempre guia de personagem no link no nome do personagem; e se quiserem ouvir a musica da Queen Dizzy? Cliquem aqui!
Mapa de lançamento dos Season Pass de Guilty Gear -Strive-
Pra se ter uma ideia do desenvolvimento e acompanhar os lançamentos. Estou publicando abaixo as imagens com os personagens, em que temporada está e as datas de lançamento.
Atualizações do game e preços de lançamentos
Atualização 11/10/2020
Na live do dia 10 de outubro foram feitas diversas revelações; além da date de lançamento do game que será lançado em 06/04/2021 nas edições Especial e Ultimate e a edição normal sai dia 09/04/2021, o jogo sai simultaneamente pra PS4, PS5 e PC via Steam (só a única coisa revelada da pré venda e que vão te dar cores extras pro Sol e Ky).
Também foi revelado que o “elenco” final de lutadores contará 15 lutadores (lembrando que 13 já foram revelados até a presente data, faltam revelar dois; que aliás você pode ver os vídeos de todos os personagens do jogo base, na parte bem próxima do topo deste post; os planos pra DLC vão ficar numa segunda “onda”, a ser revelada algum tempo após o lançamento) e quem deseja conhecer as histórias dos jogos Xrd (Sign e Revelator) e não quer comprar os jogos? A Ark System Yorks em seu canal no Youtube vai entregar em capítulos e de forma semanal os vídeos até que complete a história dos dois jogos (e depois lá ficarão por tempo limitado), além de prometerem que a nova história será nos mesmos moldes dos jogos anteriores.
Cabe lembrar que Guilty Gear Strive vai rodar em um novo Netcode da Ark System Work baseado em um código com Rollback, abandonando o velho por latência.
E também foram reveladas duas previas das principais canções do jogo: Smell of the Game e What You Fight For, além de um novo trailer pro lançamento; as três estão na seção de trailers diversos.
Atualização 21/02/2021
Se preparando pro lançamento a Ark System Works revelou várias coisas se preparando pra mesa redonda dos desenvolvedores de games e o post sofreu uma “grande” mudança! Foi o ponto onde mais revelações e detalhes do jogo surgiram.
Atualização 04/03/2021
Isso é chato mas se for mesmo pro jogo ser melhor? Pode ser um mal necessário; não tão sabendo o que estou dizendo? Se pensaram que houve mais um adiamento!? Acertaram! Devido ao “valioso” feedback no beta online com rollback netcode, a Ark System Works decidiu que a melhor opção seria adiar o lançamento do game pra o dia 11 de Junho pra que algumas mudanças fossem implementadas e com isso o game sofre mais um adiamento.
Atualização 16/05/2021
Dez minutos após o fim do segundo teste da versão final do Netcode de Guilty Gear Strive, a Ark System Works fez uma “conferência final” revelando detalhes, preços e esquema de lançamento do jogo, além de revelar um trailer do Story Mode, a sinopse e o conteúdo do passe de temporada 1
A sinopse do jogo é: “A história de Guilty Gear, que se estende por mais de 20 anos, finalmente chegará a um fim em Guilty Gear -Strive-. As provações e sofrimentos dos heróis e vilões da série serão finalmente resolvidas. Descubra a verdade surpreendente que aguarda no final de todas as coisas.”.
- Standard – Só o game
- Deluxe – Adiciona o Passe da temporada 1 (que contém: 5 personagens extras + 2 cenários e mais cores adicionais pra 20 personagens, além do outro story mode e só será vendido agora em diante somente digitalmente)
- Ultimate – Tem todo o conteúdo do Passe de temporada 1 + um tema dinâmico exclusivo pra PS4 + Pacote de ilustrações digital e de sons de Guilty Gear é o pacote Ultimate de cores; lembrando que este pacote é exclusivo pra Playstation e não será vendido na Steam).
Foi confirmado que o modo de história será novamente uma cinemática não interativa. E que junto do conteúdo do Season Pass 1, vai ter um modo de história extra.
O que nos leva ao esquema de venda do jogo. As edições físicas saem no dia 08/06/2021 e as digitais chegarão nos consoles Playstation ao mesmo que na versão PC (que chega via Steam) no dia 11/06/2021. Tendo as versões separadas da seguinte forma:
O que nos leva ao preço, que só posso dizer que alguém perdeu a cabeça pra colocar estes preços no Brasil:
- PC: Standard = R$ 129,99 e Deluxe = R$ 179,99 (os preços podem ser conferidos na própria página do game).
- Playstation 4 e 5 (os jogos tem o mesmo preço nas duas versões mas há alertas que a versão de PS 4 tem alguns recursos a menos que a versão de PS 5): Standard = R$299,90, Deluxe = R$ 424,50 e Ultimate = R$ 499,50 (podem conferir os preços na página da PS store do jogo).
- Xbox One (e series via smart delivery): Game = R$ 199,50 (grátis pra quem tem Game Pass já no dia 1), Starter Edition 2022 = R$ 319,00 (equivalente ao Deluxe e me deixem ser ranzinza pra dizer que o 2022 dele só pode ser uma piada com o jogo só chegando ao Xbox em Março de 2023…), Ultimate Edition 2022 = R$ 429,90 (aqui se tem uma troca sai o livro de artes e entra o Season Pass 2 de resto é igual as versões do PC e Steam, se desejarem a pagina do game na live fica aqui).
- Nintendo Switch: Game vem numa única edição que já contém todos os DLCs até a terceira temporada inclusos no game a sair no dia 23/01/2025. O preço não foi revelado no Brasil, lá fora vai sair por 60 dólares e terá versão física.
Atualização 24/01/2022
Um novo modo foi anunciado junto com a Baiken é ele pode ser super útil pra você sair de novato pra um pro player, mas já to vendo que ele vai ser difícil de gravar os combos. Vindo num Update grátis pra todos os jogadores! Novo modo: Combo Maker; o vídeo é auto explicativo e a intenção é clara! Só vamos ver na prática se isso ajuda aos jogadores e demais pessoas a deixar o casual e a jogar mais online e em campeonatos. Pelo vídeo este modo te guia em 3 “direções” de treino:
- É pesquisa de combos do seu interesse por combos, dentro dos vídeo feitos pela comunidade e pratica-los (com filtros de pesquisa por personagem, completude do combo e “percentual de complexidade”, partindo dos mais completados e avançando dentre os menos concluídos; neste ultimo filtro não levo muita fé; só vai se der certo, vai ser algo muito bom).
- Pratica normal em que pode praticar combos livremente (ou seguindo a receita)
- Pratique, faça suas adições pra tornar o mesmo combo mais eficiente, mais longo, com dano maior, grava-lo e adicionar na biblioteca a sua versão (e vejo nisso uma zorra, pois vários desses combos geralmente perdem utilidade nas revisões, um bom exemplo disso foi Street Fighter V, eles colocaram no passar das temporadas novas opções e variantes de combos simples. O problema e que vários deles foram sendo eliminados pois “aumentavam” alguns combos avançados e causavam desequilíbrio no jogo; aliás Ryu foi um pesadelo disso e sua maior vitima na maior parte da vida do game, Ryu foi um dos mais esquecidos; salvo teimosos como o Daigo).
Atualização 10/10/2024
Durante um painel na BGS Brasil 2024, foi revelado dois detalhes bem importantes pra este jogo! O lançamento pra o Switch será no dia 23/01/2025. E foram reveladas duas coisinhas: Uma foi a confirmação que o jogo de saída terá todos os personagens até a terceira temporada. Além da história extra; o que agregar um bom valor ao jogo chave e ajuda a justificar o precinho (60 “doletas” lá fora). E que o jogo ganhará full suporte ao idioma português (em todas as plataformas!), em algum dia de 2025. Então o que isso significa? Diria que a quebra de parte de uma barreira pois todos os menus, legendas e frases vão ser traduzidos por português. O que é um ótimo começo de relação com nós brasileiros.
Trailers Diversos
Fonte: Arc System Works Youtube e ANN (Anime News Network), (2), (3), (4)
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.