Gundam Narrative
Análises

Gundam NT (Narrative)

Gundam Narrative

Este projeto meio que nasceu de uma “teimosia da Sunrise”. Pra lhes dar um contexto, a Sunrise ao fim da série de filmes do Unicorn fez uma pesquisa sobre o que os fãs queriam ver? Nela deram quatro opções! Só adianto que o resultado final foi em primeiro lugar Hathaway Flash e em ultimo lugar ficou a opção por uma continuação de Gundam Unicorn.

Qual foi a decisão deles após o resultado da pesquisa? Anunciar três projetos: o filme live action que será produzido pela Legendary, cujo o tema ainda não foi revelado, o Projeto UC Next 100 que teria começo com Hathaway Flash, e um projeto “fechando” os primeiros cem anos da era U.C de Gundam, o filme que é o assunto dessa análise: Gundam NT. E nada foi divulgado por muito tempo; até sair o primeiro poster e praticamente três coisas ocorrem: receberem uma série de memes baseada no poster, virar motivo de piada ou dos fãs imitarem a pose do poster (poster que está acima).

O filme foi lançado nos cinemas tentando pegar a “onda” no sucesso de Unicorn, e desde de então a Sunrise fez um “silêncio de rádio” (não mostrou o filme pra critica especializada), só fez um lançamento internacional pra home vídeo, teve poucos relançamentos no Youtube e até agora nunca teve muita publicidade sobre ele. Num comportamento típico de uma produtora quando sabe que tem uma bomba em mãos.

Então depois de ver algumas vezes venho aqui dar minha opinião pra que você possa decidir via meus pontos positivos e negativos.

Foi Bom

  • Pra uma produção de “baixo orçamento” (se vê em tela que não investiram o mesmo que por exemplo em Unicorn ou do que o filme de Gundam 00), mas ainda é uma produção bem detalhada e é graficamente bonita de se ver.

  • A melhor cena de ação está no começo do filme! (é aparece na previa) É uma perseguição sensacional!

  • O Gundam Narrative como conceito de máquina até é bem interessante.

  • A trilha sonora ainda é excelente, e casa muito bem com as cenas (principalmente Vigilante e Cage).

  • Se gosta de Unicorn? Segue os acontecimentos e tem várias aparições de personagens de lá.

  • A trama é bem direta e simples (só tem uns poréns que cabem no que foi ruim).

Foi Mediano

  • O filme foi vendido como a continuação do mito dos Newtypes. Pro bem ou pro mau ele faz exatamente o que vendem, no entanto ao mesmo tempo tenta apresentar um cenário pós Unicorn. E muito vindo do estilo do diretor e também do roteirista de nunca se aprofundar em nada. e só dar “pistas”. O filme acaba sendo péssimo em “mostrar” o cenário em que está, porém sendo sincero, não era a função dele fazer isso, então entra num você pode “viver sem isto”!

Foi Ruim

  • A trama até é interessante. Passando por temas como os perigos da tecnologia, e de como temos que fazer e dizer o máximo quando vivos! Quando trabalha nisso até é bom de se ver! Mas quando vai desenvolver e sair disso? É confuso e desastroso! Tem tantos temas bons tacados aqui que gostaria de ver melhor desenvolvidos, só que se amontoam e acabam atrapalhando uns aos outros como a Luio & Co, eu gostaria de ver melhor a relação da Michele e da sua “irmã”, ver melhor a empresa em si como vimos a Anaheim em Unicorn, mas não! Isso vira rapidinho fumaça e espelhos durante a trama (sério isso é tocado muito por alto e gostaria de ter visto mais do lado “mandão” da Michele o que justificaria melhor certas coisas mas…); gostaria de saber nem que fosse por uma curta pausa a situação atual de Zeon, Megalania e da Minerva, mas foi tudo no melhor estilo olhem estes personagens de Unicron, Ok viram? Tchau! PT abraços! Já ganhamos nosso trocados! Eu gostaria de algum contexto pra ajudar a entender como deixam uma nave na mão de alguém tão instável quanto Zoltan Akkanen (acho que essa foi no melhor estilo Star Wars “moderno”; ei lembram que teve alguns spin off de Gundam com clones do Char? Então? Nos resolvemos fazer nosso próprio clone defeituoso do Char! Só com o detalhe que na série/filme de Unicorn não fala nisso um segundo sequer, eles sempre jogam a duvida sobre o Full Frontal de ser a volta Char? Ou é alguém se passando por ele? Ou um clone? Este mistério e duvida sempre ficam no ar! E aqui? Nem fazem questão disso! O que ajuda a deixar este personagem mais imbecil do que já é! E aguardem pois vai ter um item só pra ele!); e “spoilando” um pouco eu gostaria de ver mais da história da Rita pela própria Rita, pois é tanto flashback e corte que deixa a história dela confusa pacas, além de piorar um problema de Unicorn de dar “lembranças dolorosas” picotadas e não falar delas! E sei que em parte é intenção do diretor! Mas eu queria saber como ela foi parar no Phenex, o que ocorreu no teste? E de como foi a vida dela de cyber newtype? Foi algo tão citado em vários gundam´s, mas nunca detalhado como “fazem” um!? Além de responder a pergunta de como continuaram com os experimentos? Pois se considerar a continuidade como “vinda” de Char´s Counter Attack? A London Bell passou o pente fino na federação e desmontou tudo o que os Titans tinham!

  • Os personagens são até interessantes! Mas como eles são desenvolvidos? É bizarro! Por exemplo Brick é o cara durão que nunca completa frases (vira até uma piada interna deste filme! Inclusive o momento mais bizarro em que ele fala diretamente que não gosta de mulheres, mas indiretamente diz que ama a Michele!?), assim como o desejo da Michele de promover o reencontro entre Rita e Jona, mas isso acaba tão forçado no fim do filme que acaba rendendo mal, E sobre Rita, eles martelam tanto o desejo dela na próxima vida de ser um pássaro que já revela que ela tá morta antes mesmo do filme jogar isso na nossa cara como se fosse uma torta! E acaba sendo confuso pacas de como ela e Michele estavam “destinadas” a morrerem pro Jona poder fazer o “milagre do Phenex” (que aliás eles esquecem de milhões de questões quanto ao próprio Phenex como: se não tinha algo pra rastrear? Como sabiam onde estava? Como se reabasteceu com o tempo? E como Rita virou um fantasma na máquina? E como sabiam que ela ia se meter quando os Sleeves aparecessem?) e pra mim o pior e mais confuso personagem de todos: Jona, meu deus não temos um segundo sequer pra saber mais sobre ele! Só tacam repetidamente as histórias deles de quando eram crianças e as razões do colar ser importante; mas mal explicam como se separaram, apesar disso nunca perdem tempo em dizer o quanto isso o afetou, tirando cenas forçadas como a do Neo Zeong II.

  • Eu diria que o core dos problemas do roteiro desse filme vem dos personagens não agirem! Só reagem aos fatos! E todos os fatos são pré programados pra serem acionados por outros personagens e tudo na minha opinião é um “show” de dispositivos que são acionados pra iniciar a próxima cadeia de cenas e justificar a escala do que tá ocorrendo! Tudo é tão forçado quanto uma “peça barata”.

  • Além de ter coisas no lore deste filme que não batem com o que foi mostrado na U.C, por exemplo o NTD; sim quando acionado escraviza o piloto e o usa como um “processador de I.A”, mas nas palavras do próprio tataravô do Barnage em Unicorn: “NTD foi feito pra encontrar um verdadeiro Newtype e quando o encontrasse o ajudasse a quebrar as barreiras (leia-se “quebrar” a escravidão ao sistema) e guiar e fortalecer um “verdadeiro Newtype”, então porque por algo tão cheio de falhas num Gundam!? E não só isso o quão forçada é a cena do NTD respondendo a raiva do Jona e tomando o Neo Zeong II (sendo que falam claramente no filme que o “Zeong” só responde ao “espirito” de Full Frontal) e olha que nem falei que esquecem coisas de modo conveniente como o “poder” do Zeong de explodir/super aquecer qualquer arma de fogo apontada pra ele.

  • Já reclamei em Unicorn e vou reclamar de novo. Sério mesmo tacarem por tacarem mais um trambolho gigante só pra dar escala pro confronto final e ainda por cima um reciclado de Unicorn!?

  • O que dizer de Zoltan!? Sério a entrada dele no filme já escancara e grita vilão genérico! Ainda mais cantarolando o Bolero de Ravel, some á isso as atitudes infantis dele, que só pioram isso mais e mais! É ainda se tem a segunda pior cena deste filme quando duas pessoas numa conversa super secreta o fazem com a porta da sala aberta!? Ele vem e interrompe a conversa secreta e vem marcar os pontos dele na carteira de psicopata… Sem contar o fim que dão uma escala tão absurda pra situação, que sério! Toda vez que me lembro desse cara! Eu me lembro desta cena de Austin Powers!!! Sério qual era o desejo do autor com esse vilão!? Era por o psicótico de sempre? (falhou miseravelmente), era fazer rir? (alguns risos involuntários me foram causados, em especial na cena de rejeição do Zeong e na “entrada dele”), era pra ser ameaçador? (até os piores mascarados de Gundam conseguem ser anos luz melhor e ter mais presença que esse cara!). Sério eu vi este filme três vezes e ainda não entendi a “função” dele no filme! (e se forem me falar causar o caos… me desculpem mas até nisso o Zoltan é uma falha!).

  • Pra mim o filme até faz o que o marketing vendeu. Ele lembra e pega vários elementos do mito dos Newtypes, mas diferente do Boofire 191 (faz um bom argumento positivo é apesar dos spoliers e estar em inglês pode este vídeo lhe ajudar no “espectro positivo” da questão), eu quero apresentar o ponto negativo dessa questão pra mim. E vem no quanto a narrativa torna neste filme a vida tão pouco valiosa, no quanto os mortos se intrometem no mundo dos vivos e no quanto “milagroso” é o full psyco frame. Pra mim são as piores partes do mito dos newtypes! Ok da discussão “meta física” que até é interessante, porém não entrando em spoilers; acho temerária a falta de regras e no quão conveniente são os poderes de Newtypes. Aqui os milagres chegam ao ponto da preguiça pura e do desleixo do roteirista amparado pela direção fraca.

Conclusão

Não sei se é uma questão minha ou não. Porém vendo as criticas por aí, eu acho que em parte das criticas não são só minhas. Este é um filme difícil de se recomendar; pois vê-lo sem conhecer ao menos Gundam Unicorn. É altamente não recomendado, por justamente se aproveitar de várias coisas de Gundam Unicorn e outras franquias do Universal Century (mesmo não tendo a intenção de continua-lo; ele se passa na mesma continuidade). Claramente foi feito pra agradar á aquele fã de longa data de Gundam e que ama a U.C, e também ama a porção mais fantasiosa de Gundam.

Eu não gosto nada desse filme. Geralmente as minhas lembranças sobre este filme me veem de coisas bizarras. Pessoalmente eu me acho uma pessoa que gosta dessas “várias” partes de Gundam. Eu gosto do lado sci-fi e anti guerra de Gundam. Assim como também aprecio o lado “sobrenatural” e místico; que é meio “chupado” de Star Wars (eu me acho uma pessoa diferente por curtir estas coisas juntas e elas não me afetarem ou atrapalham quando bem executados. Por isso até gosto do fim de Zeta e também da parada do Colony Laser de Unicorn; apesar de odiar o Barnage parar o exército de Renvil com praticamente um abanar de mãos, mas pro fim romântico da versão TV/cinema Unicorn, eles até melhoraram um pouco isso; é vamos dizer que aceito). Só o que me faz me engolir isso e não engolir em NT!? São os personagens é a narrativa deste filme; o que se torna numa ironia num filme com Narrativa no nome; pois em outras situações, eu vi os personagens evoluírem como seres humanos, além de vê-los alcançarem cada vez mais com seus esforços e fui simpatizando com eles! Vi seu máximo e também vi seus pontos mais baixos e tudo isso deixou pra mim crível os seus “milagres”!

No entanto o que me traz “rejeição” em NT? É como nada é merecido; tudo no fim vem de Michele abrir o caminho ou o milagre é dado de presente. No fim Jona não age, só reage ao que os outros personagens fazem e não faz nada pra merecer a ajuda! É uma desolação em que ele evolui nada e acaba até pior que o Shin! Ao menos o Shin tem momentos em revisa a jornada e nota seus erros. Aqui o protagonista está pra receber os frutos de ter tido amigos, da influência dos outros ou pra ser salvo por uma participação especial de um certo protagonista e fazer propaganda do Gundam Silver Bullet Suppressor, compre agora!

Por todas as coisas já ditas, a nota só pode ser 4,0. NT foi feito com intenção de passar uma lição bonita e ser uma homenagem á toda a U.C. E eu diria que o grande problema daqui pra mim é em como “colam” esses elementos. Vejam a parte musical é sensacional, a animação é bela e tem algumas boas atuações. Só que no mesmo pacote você recebe um vilão risível e patético, um roteiro corrido, elementos da U.C muito mal colocados (a Lucio C.O é muito subutilizada aqui, a situação politica do mundo é algo inútil aqui e nem vou falar da montanha de aparições só pra ter aquele fenômeno de olha ali! Tal personagem que está por estar neste filme), elementos de roteiro absurdamente convenientes pras coisas fluírem rápido e algumas resoluções com muita preguiça.

Já é um filme difícil de se aconselhar alguém ver; muito disto vem em como ele foi feito. Não é uma questão simples de você conhecer toda a U.C, se gosta de Unicorn ou se gosta do lado sci-fi de gundam e não gosta do lado sobrenatural. Todo o problema daqui vem de como o filme é uma versão muito pior de coisas que já vimos antes. Além de que a pressa da trama só piora as impressões e faz parecer um filme mais longo do que é. 

Disponível em Home vídeo no exterior (em edição limitada. E ainda por cima num preço bem elevado!). Ah anos também está disponível na Crunchyroll; está disponível desde a fusão com a Funimation; no entanto nunca foi legendado ou dublado em português! Por anos está lá, só escondido! Tem legendas em português feitas por fãs (que não vou oferecer links por questões legais e morais). Só que é vergonhoso o licenciador fazer o que faz com Narrative e algumas series de Gundam. Algumas vezes aparece disponível nos revezamentos do Gundam Info (atualmente se chama Gundam Channel INTL).

Galeria

Phenex
Voando livre como um pássaro! E a conta da gasosa??? Não pense!!!
Silver Bullet Suppressor
Disponível na prateleira mais próxima! Ei pra que quero um gundam com 6 braços!? Não pergunte! Compre!
Previa 1

Links Uteis

Gundam Narrative oficial site (em japonês)

Gundam NT no Wiki (em inglês)

Gundam Narrative no Wikipedia (em inglês)


Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta