Gundam Seed Freedom é o novo filme da franquia Gundam
Atualizado em 23/09/2024
Gundam Seed Freedom é o novo filme da franquia Gundam! E por um bom tempo este filme foi por um bom tempo este filme foi uma lenda urbana. Mas em 2020 os boatos que o filme existia voltaram a vida; vindos da banda T.M Revolution. Até que o filme foi oficialmente anunciado em Maio junto de outros projetos da franquia de 2021. Para logo depois ser esquecido por dois anos; até vir o primeiro trailer na anime expo deste ano e o anuncio que o filme virá na data de 26 de Janeiro de 2024.
Mas como muitos sites de noticia de animes (do Brasil, cof, cof). fizeram o favor de informar errado ou informar as coisas pela metade. Lá vou eu de novo pra passar a informação mais correta e com fontes. Mas vamos começar tudo do começo. Quem me conhece sabe que não é nem de longe a minha primeira dança com seed (e nem vai ser a ultima pois pretendo comentar sobre este filme quando sair), eu já falei da primeira temporada e da sua continuação. E nossa como foi uma zorra a produção de ambas as temporadas (se quiserem conhecer? Cliquem nos links que vai levar ao meu review, onde falo também dos problemas de produção). Porém ambas as produções foram um sucesso de audiência (apesar das flutuações de uma semana estar no top 3 e no final estar lutando pra ficar no 10º lugar) e de vendas de gunpla. Então uma continuação em filme foi pensada e mesmo com as dores de cabeça das “novas edições” (pra home vídeo, as dos filmes e o HD remaster; que esta ultima “amaram” tanto trabalhar com o Fukuda que removeram ele e a Chiaki dos créditos…; mas isso sou eu com “achismos”; pois os créditos desta série são uma zorra!), durante os retrabalhos o filme sempre estava em pauta, mas com a proximidade de iniciar os trabalhos em uma nova serie principal da franquia (Gundam 00) e a morte de Chiaki em 2016 colocaram o projeto numa geladeira que se pensou que nunca sairia.
Com o relançamento do HD remaster a serie ganhou novo folego. E com os projetos paralelos ainda fazendo sucesso e o aniversário de 20 anos vindo. Foram fatores que favoreceram a serie à ter esta nova chance em filme. Só um fator interessante a se falar. E que Mitsuo Fukuda revelou que por anos trabalhou nos rascunhos deixados por sua esposa e foi aperfeiçoando o material com a colaboração de diversos autores e que o roteiro foi reescrito mais de 100 vezes antes de ser finalizado!
Pouco se sabe sobre o filme em si. Só sabemos que Gundam Seed Freedom é seu nome oficial, a data de estreia (relembrando é por enquanto: 26/01/2024) é continuação direta de Gundam Seed Destiny (será que dão uma explicação descente do Destiny Plan!?), tem o retorno de vários personagens e se passa no ano 75 da Cosmic Era (dois anos após o fim de Destiny que se passa em 73 e quatro anos quanto a Seed que se passa no ano 71 da Cosmic Era). O filme já teve duas prévias reveladas (que se encontram mais abaixo).
Lembrando que devemos ter trailer e mais detalhes a frente. E quando novos trailers e detalhes forem revelados. Eles serão inclusos aqui em atualização neste post.
Ficha Técnica
Diretor: Mitsuo Fukuda
Roteiro: Mitsuo Fukuda, Chiaki Morosawa e Liu Goto
Design de Personagens: Hisashi Hirai
Design Mecânico: Shiba Zen, Kunio Okawara, Kimitoshi Yamane, Kazuta Miyatake, Takuya IO, Hiroyuki Taiga, Junichi Akutsu, Manabu Shintani
Diretor de Animação Mecânica: Satoshi Shigeta
Artista de Cores Chave: Akemi Nagao
Direção de Arte: Shigemi Ikeda e Yukiko Maruyama
Direção de CG: Kensuke Kushida, Mitsuo Satô e Tomohiro Fujie
Monitoração de Trabalho: Azusa Tamura e Jiro Kageyama
Direção de Composição de Fotografia: Takeshi Katsurayama e Shigenori Toyooka
Edição: Yukiko Nojiri
Direção de Som: Sadayoshi Fujino
Musica: Toshiko Sahashi
Elenco
Sōichiro Hoshi como Kira Yamato
Rie Tanaka como Lacus Clyne
Akira Ishida como Athrun Zala
Nanako Mori como Cagalli Yula Athha (no lugar de Naomi Shindoh)
Kenichi Suzumura como Shinn Asuka
Maaya Sakamoto como Lunamaria Hawke
Fumiko Orikasa como Meyrin Hawke
Kotono Mitsuishi como Murrue Ramius
Takehito Koyasu como Mu La Flaga
Tomokazu Seki como Yzak Jule
Akira Sasanuma como Dearka Elsman
Houko Kuwashima como Agnes Giebenrath (personagem novo)
Ayane Sakura como Toyah Mashima (personagem novo)
Houchu Ohtsuka como Alexei Konoe
Jun Fukuyama como Albert Heinlein (personagem novo)
Michiko Neya as Hilda Haken
Taiten Kusunoki as Herbert von Reinhard
Junichi Suwabe as Maas Symeon
Kentarō Tone como Liu Shenqiang
Misato Fukuen como Redelard Tradoll
Yūichi Nakamura como Shura Serpertine
Yukari Tamura como Aura Maha Khyber
Hiro Shimono como Orphee Lam Tao
Sumire Uesaka como Ingrid Tradoll
Yoshitsugu Matsuoka como Daniel Harper
Win Morisaki como Griffin Arbalest
Saiu uma nova previa que mostra muita ação de mechas em 3D CGI? E nessa vou ser honesto o pouco mostrado impressiona na movimentação, velocidade e luta mas como sempre nunca dá pra ficar feliz por completo com o Fukuda. Pois parados os mechas parecem um F-1 de tanto adesivo e detalhes, porém em movimento a animação não consegue acompanhar o detalhismo. Também saiu a previa de toda a linha de merchandising do filme com os Gunpla e os Metal Build (que nossa os detalhes e texturas impressionam; nessa elogios ao câmera desse comercial que pegou até isso! Podem ver ambas as propagandas lá em abaixo e antes das Previas do filme).
Mobile Suits
E nisso revela algumas coisas em conjunto com a previa 3. Os novos Freedom e Justice tem nomes (e são piores que os anteriores…ou alguém ainda lembra dos prenomes de Destiny? Strike e Infinity!?) e são respectivamente Rising Freedom e Immortal Justice; também foi revelado um Gelgoog Menace e Gyan Strom (ambos devem ser de ZAFT pois manteria a “tradição” de ZAFT de copiar Mobile Suits da era U.C), um renovado Impulse (Force spec II) e o MS que deve ser dos “vilões” que é os Black Knights Squad (que parecem que o Gyan e o Lancelot tiveram um filho rebelde; piadas a parte foram revelados as variantes Shi-ve.A e Rud-ro.A); além de outras coisinhas (vamos ter anunciado num futuro uns Figuriarts chibi da Lacus, Kira e Athrun; além do já anunciado gunpla SD do Rising Freedom).
Gunpla
Metal Build: Rising Freedom e Immortal Justice
Atualização 05/10/2023
Raro eu fazer isto mas durante o dia muito mais informações foram reveladas. A sinopse oficial foi revelada (o burro aqui não notou no Trailer oficial…), também a ficha dos mechas (está acima, fica mais fácil você saber do que estou falando com imagens), um novo poster (bem melhor que o primeiro por isso está no topo) e quais os cinco posters que serão distribuídos junto com a entrada no cinema (juntos eles formam um poster maior que aumenta o fator colecionável deles); posters podem ser vistos abaixo.
Edição Especial Pela Terceira Vez!
No passado as series de TV ganharam edições especiais. E a partir delas e que nasceram os HD remaster. E como Mitsuo Fukuda é uma pessoa que não perde tempo! Gundam Seed Freedom irá voltar aos cinemas, com mais de 500 novos cortes e edições de cenas! E também terá duas edições especiais (com dois diferentes epílogos em cada uma), no que Fukuda qualifica que será a edição completa do filme! Cada edição virão nas datas de: 20 de Setembro a 3 de Outubro e 01 a 14 de novembro.
Sinopse Oficial
C.E (Cosmic Era). Uma era em que existem seres humanos chamados Coordinators, nascidos com habilidades físicas e mentais superiores graças à modificação genética, e humanos chamados Naturais que nascem naturalmente. Com suas respectivas existências em jogo, o confronto ideológico entre os Coordinators e os Naturais se transformou em uma guerra usando força armada.
No caminho, foi proposto o Plano do Destino, que atribuiria forçadamente um papel a cada indivíduo e criaria um mundo livre de competição. Mas em meio à luta, ele foi rejeitado para proteger as aspirações da humanidade e a liberdade futura.
Prólogo
Em C.E 75, a luta ainda continua.
Existem movimentos de independência e agressões por parte da Blue Cosmos… Para acalmar a situação, é criada uma agência global de monitorização da paz chamada COMPASS, tendo Lacus Clyne como sua primeira presidente. Como membros do COMPASS, Kira e seus camaradas intervêm em diversas batalhas regionais. Então, uma nação recém-criada chamada Fundação (tradução livre de Foundation, isso é só uma nota de tradução antes que me cobrem que traduzi nome de país o que é comum de se fazer) propõe uma operação conjunta contra uma fortaleza do Blue Cosmos.
Pôsteres
Previas
Fonte: ANN (Anime News Network), (1), (2), (3), (4), (5) Twiter/X Oficial, Site Oficial
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.