Rage of The Dragons Neo é relançado
Este post tem o intuito de lembrar toda a jornada do anuncio da compra dos direitos de Rage of the Dragons Neo até ser relançado! Tudo começou quando a Piko Interative anunciou no Twiter que comprou da Evoga Entertainment os direitos do game Rage of the Dragons, e revelaram que tinham planos pra relançar este game em breve. Só que acho que muita gente deve estar em duvida de? Que companhias são essas? E o que é Rage of the Dragons? Então, vamos pouco a pouco tirar suas duvidas e esclarecer tudo!
Sobre os envolvidos!
A Piko Interative é uma empresa do Texas especializada em lançar games antigos. Eles tem propriedade em finalizar games não completados e lança-los em “novas fornadas” pra consoles antigos ou em formato digital pra consoles e PC modernos. Parte da fama da empresa vem de um Kickstarter, que propôs finalizar um game do Nintendo 64 chamado 40 Winks (mas teve uma versão pra PS1, só que via a campanha de arrecadação coletiva, esta versão pode ser finalizado o seu desenvolvimento. E foi lançado em 2019; sendo o “ultimo jogo” lançado comercialmente pro Nintendo 64). Eles também tem fama por terem comprado várias licenças de games da era do Super Nintendo. Eles trataram das inicias e com o tempo procuraram a QuByte pra fazer a programação e emulação do game, só que após alguns problemas de direção de projeto, a Qubyte assumiu a frente do projeto em algum dia não divulgado de 2021.
Aí entra outro “ator” que é a QuByte, que é uma empresa brasileira e de São Paulo especializada em games antigos. A especialidade deles é coletâneas com jogos antigos. Já lançaram Breakers Collection, Vasara Collection, Top Racer Collection e alguns originais como 99 vidas e Mars 2120. De 2021 pra cá eles assumiram o projeto é deram algumas novidades com o passar do tempo como: A “mudança de nome” que por questões de registro, que levou a mudar o nome pra Rage of The Dragons Neo (como está no logo acima); e que a prioridade deles era a engine deles em 2022. Até prometerem novidades, que só vieram em 2024 é vir o primeiro beta test agora em Outubro, junto do anuncio de lançamento.
A Bleem que é uma empresa especializada em emulação, teve um processo feito pela a Sony por causa de um emulador de PS1. Só que mesmo vencendo, ela fechou as portas. Hoje é uma marca da Piko Interactive, usada pra cooperação em lançamentos digitais (como no caso da “Top Gear” Collection que virou Top Racer por causa de problemas nos direitos do nome) é no que servir pra Piko.
Por ultimo a “team” Evoga, que foi uma empresa formada por um pessoal do México que apostou no seu potencial, que trabalharam muito junto com a japonesa da Noise Factory. A empresa fez dois games próprios (Evolution Soccer e Rage of the Dragons). Vamos dizer que os “problemas” com Rage of The Dragon condenaram a empresa. Porém gerou de legado este game é uma certa luchadora oriunda de uma aposta.
Rage of The Dragons: Uma historia com muitos problemas
A ideia inicial nasceu de um convite da Brezzasoft e da Noise Factory pra trabalharem com eles na franquia Double Dragon (na época a SNK atuava com muitos nomes após a falência nos 2000, ficando a Brezzasoft e Eolith pelo desenvolvimento de software. E publicavam sob os nomes de Playmore, SNK Playmore, até voltar a ser SNK nos fins da década de 2010). A confusão aqui começou pela SNK apostar que poderia usar a segunda licença que eles tinham do filme de Double Dragon; que rendeu um jogo pra arcades e AES, mas não usaram na época por “motivos”.
Daí nasceu a ideia de fazerem Rage of the Dragons. O game seria uma continuação do game de 1995. Só que não se sabe se pós lançamento ou prestes a lançar? O game passou por várias alterações como no site oficial ter alterado os nomes dos irmãos que passaram os sobrenomes de Lee pra Lewis. E ainda “alteraram”, pra parecer como se os nomes em tela viessem de apelidos como se Jimmy viesse de James, é o Billy viesse de William, além de que ainda referenciavam uns certos irmãos Lee como se fossem os mestres deles; engraçado que está só no ultimo paragrafo da parte referente a história do jogo), Se forrem olhar a Wikipedia? Ela copia o que estava nas fichas originais do site. E se nota que muita coisa foi alterada “de improviso”. O que temos hoje é o resultado de algum acordo; mas na época? Mas se tinha coisas “escandalosas” de referência como a “morte” da Marian (referência a Double Dragon II: Revenge?), Abobo virando Abubo num simples corte de sprite no nome e alguns sobrenomes não sendo anunciados no jogo.
Agora olhem bem o cartaz (acima). O que ele te diz? Se conhece Double Dragon? Ou se deixar se guiar só pelas frases? O que ele indica? Seria a ideia de continuação? Sim! Você estaria certo! Assim ele foi vendido! O que deve ter originado ameaças da Technos (não sabemos ao acerto se gerou processo, mais o “boato” é alimentado por em 2005, todas os arcades terem sido removidos em várias partes do USA e México, além das versões de Neo Geo AES terem sido removidas das lojas, o que os tornou em um dos games mais caros e raros do sistema). Até aparecerem mais cópias em um deposito na Alemanha e “implodir” o preço pra “meros” dois mil dólares; e vamos dizer que tem coisas piores). O game sumiu até aparecer numa lista de lançamentos da linha ACA NeoGeo, pra novamente desaparecer até acontecer o anuncio da Piko (lembrando que ACA vem de: ArCade Arquives; pra quem não conhece é uma linha da Hamster adaptam alguns Arcades pra consoles modernos, visando dar a experiência dos arcades. Hoje em dia se encontra paralisada pela SNK resolver se focar em produzir games novos).
Então revisando a “bagunça”! A Evoga foi chamada pra capitanear a construção de um novo Double Dragon (trabalhando num contrato caduco ou vencido), o jogo é finalizado mas a Technos descobre o projeto e deve ter tomado alguma medida contra a Evoga (lembrando que a Technos era a antiga dona dos direitos de Double Dragon; a atual dona é a Ark System Works). Lembrando que na época a SNK tinha falido. E seus direitos estavam uma bagunça, zorra só resolvida em 2018 (quando a nova diretoria terminou a renegociação de algumas marcas e finalizou vendendo a parte relativa ao Pachinko; só que junto com a venda dos ativos como maquinas e contratos, eles perderam os direitos do sobre a franquia Sky Love e Sisters Quests e todos os personagens relacionados; o que comicamente inclui a Love Heart, mas exclui a Mui Mui). A Evoga era na época deveria ser a parte mais fácil de acessar e virou o alvo fácil! E a Evoga tomaram as providências que puderam; só não deve ter sido o suficiente. É isso levou a um movimento 2, que não sabemos exatamente o que foi. Só que deve ter causado um prejuízo tal que deve ter levado a empresa ao fechamento em 2005. O que chuto que deve ter sido um acordo pra torna-lo num fã game com pagamento de multa e recolhimento de ativos. Daí com a zorra de Double Dragon resolvida e com a zorra da SNK resolvida! Só foi uma questão de aparecer um interessado e aparar uma coisa aqui e ali pra poder relança-lo como um “fã game” de Double Dragon.
Finalmente um lançamento!
O que leva finalmente ao relançamento! Um lançamento inicialmente prometido em 2021 pra Switch, PS4 e Xbox One. Agora também terá as versões de PS5, Xbox Series e PC/Steam. O jogo sai dia 14/11/2024! E terá os modos: Arcade, Online, Versus, Treino, Team Battle, Desafio dos dragões e “outras adições”. Só falta o preço; mas parece que finalmente esse jogo sai de novo!
Rage of the Dragons Neo Trailers
Fonte: ANN (Anime News Network), Gematsu, Steam
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