Steam Heart´s e Advanced V.G 1 Saturn Tribute poster
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Steam-Heart´s e Advanced V.G.1 recebem relançamento

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Steam Heart´s e Advanced V.G 1 Saturn Tribute poster

Dois clássicos retornam! Steam Heart´s e Advanced V.G.1 recebem relançamento em consoles modernos. A City Conection vem relançar estes dois jogos dentro da coletânea deles Saturn Tribute. Que são jogos relançados com melhorais de vida e leves modificações. Os jogos irão sair pra Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5 e Xbox One. Por 4950 Yen a digital e 8800 a versão física, pra lançamento no dia 29/05/2025 (que terá mimos diferentes oferecidos por loja, que podem ser conferidos quais se ganha no site oficial).

Lembrando que a City Connection tem lançado mundialmente e de modo digital seus jogos. Neste caso aqui vão também lançar somente no Japão cópias físicas da coletânea pra Nintendo Switch e Playstation 4. A companhia geralmente tem lançado seus jogos com traduções de hud, manual e história. O que tornaria a primeira vez (se ocorrer) que ambos os jogos teriam uma versão oficial em inglês.

Um Pouco de Contexto de Mercado

Pra contextualizar um pouco vai a lembrança. Os dois são jogos da empresa Giga, feitos pra consoles via sua intermediária o TGL Group que faziam vários jogos hentai (não leiam o link se for criança) e depois os adaptava pra serem eroge (crianças não cliquem no link). E depois os readaptava conforme a liberdade de cada console. No PC Engine e no Turbo Grafx costumavam deixar como faziam as versões no PC (e vamos dizer que ainda podiam ser considerados como hentai games). Já quando precisavam lançar pra Playstation e Saturn? Costumavam remover (ou moderar) o conteúdo “picante” e manter a jogabilidade. Daí se tem todo um gênero de eroge. Jogos onde removiam o “ato” mas deixavam, alguns sons e amassos sem alterações.

E acreditem antes da steam? Era bem comum algumas empresas pegarem alguns jogos hentai e tentarem uma segunda chance como erogue ou novela gráfica foi comum nas gerações do Saturn e no PS2. Mas pra aprovar em consoles se precisava de um trabalho que normalmente só apostavam no Japão pelo “risco” envolvido em não ser aprovado no ocidente por causa da classificação etária; que chegou bem mais tarde no Japão. Antes as empresas se auto classificavam.

No Japão geralmente a Sony demandava a remoção total dos conteúdos picantes (dependendo da era; pois nas gerações do PS1 e PS2 foi bem pesada; já na geração do PS3 pegou um pouco mais leve permitindo jogos como Seran Kagura (que tinham amassos e nudez parcial) e no meio da geração do PS4 pra cá tem voltado a pegar bem pesado (apesar de dar alguma liberdade a empresas como a media factory, que mesmo assim vem reclamando publicamente). Já o Saturn deu certa liberdade a quem publicava (numa era em que no Japão o console estava sendo abandonado e no USA já era esquecido em prol do Dreamcast ser lançado rápido), isto permitiu algumas ousadias como no caso do Steam Heart´s, vou falar sobre ele abaixo, quando for falar rápido sobre cada jogo.

Steam-Heart´s

Steam Heart´s poster

O primeiro dos relançamentos desta coletânea, Steam-Heart´s foi um jogo de nave (estilo shoot ´em up) que saiu antes pra PC-98, Super PC Engine Super CD-Rom e Sega Saturn. O jogo tinha modo história, cooperativo e um modo de ataque de pontos. Os principal diferenciais dele eram ter uma única vida mais só se morria ao ser acertado 6 vezes, assim como ter CG´s a cada vez que derrotava um chefe. De resto era o mesmo dos tradicionais jogos de “tiro subindo”; ou seja pegue melhoras de tiro, desvie de tiros e mate os chefões.

Só que a diferença entre cada versão era além das melhorias gráficas a cada versão, os jogos tinham alterações nas cenas CG´s. No PC-98 tinham aquele ato com S; já no PC Engine e Saturn tinham amassos com níveis diferentes (o que leva a pensar se a versão ocidental; que é bem provável sair, mas não 100% garantida, talvez tenha cortes). O jogo teve uma certa fama na comunidade de animes e games, pelo gameplay bom, as CG´s e acreditem a parte menos falada mais ainda assim famosa dele, eram os amassos. Porém teve mais nenhum lançamento desde de 1998. E já se achava totalmente perdido com a falência da Giga (que vou falar rapidinho no final do post). Agora finalmente ele retorna!

Advanced V.G 1 e a franquia Variable Geo (ou só V.G)

Advanced V.G. 1 poster

Advanced V.G foi uma versão totalmente refeita do primeiro jogo da franquia V.G. Teve de melhorais p aprimorando o sistema de luta, a adição de especiais, personagens a mais, finais novos e remoção de todo o conteúdo picante (salvo uma “trapaça”, somente presente no Saturn). O jogo saiu pra Playstation 1, PC, Turbo-Grafx16, PC Engine 9800 e Saturn (que tinha uma “opção pra adicionar amassos” via menu; a qual liberava as cenas picantes, no entanto sem ter nudez).

A franquia de começo ganhou fama por ser um jogo de luta com elenco só de mulheres e suas “punições” por derrota, que continham aquele ato com S. O engraçado e que as versões Advanced eram as que se dedicavam a um modo historia, a um sistema de luta e removiam todo o conteúdo picante, foram de longe as mais vendidas e famosas! Aliás Advanced V.G. teve duas edições, sendo a segunda a mais famosa; inclusive fazendo parte duas side EVO´s: 2012 e 2020.

Já a maioria dos jogos numerados (V.G e V.G 2) eram similares as versões Advanced e Super (que é exclusiva do Super Nintendo). Leia-se parecidas por terem lutas em um sistema de jogo de luta, só que as numeradas tem a adição das CG´s de “punições”. Aliás um jogo feito por fãs e aprovado pela Giga chamado V.G. Max, era o que o que vamos dizer a versão completa. Pois ele “continha” as CG´s de punição, tinha um sistema de jogo de luta com personagens SD e ainda a opção de remoção do conteúdo picante via menu. A versão Max chegou a aparecer com os cortes das CG´s em torneios menores como torneio lateral.

O que leva a pergunta? Como esta franquia sumiu? A resposta passa por uma serie de decisões erradas (que era bem comum na companhia). Num resumo curto, de uma longa história presente só pra uma parte do contexto da época. Tivemos a primeira “febre” dos jogos de luta de 92 a 2003, a primeira “morte” do gênero de 2004 a 2007, a segunda “leve” febre 2008 a 2012 e a sobrevida por “aparelhos” via torneios e complementos digitais; que alguns não separam assim mais discussão pra outro dia, sobre como o mercado ficou após a “volta do Mortal Kombat”). De frente aos 2000. A Giga decidiu abandonar totalmente a parte de lutas de V.G e a tornou somente numa novela de hentai, fazendo três teimosias e “meia” que foram um fiasco e venderam bem fraco (V.G. Adventure, V.G Neo, V.G Rebirth e seu DLC Dash). 

V.G Neo acabou sendo o ultimo jogo lançado em 2003. Depois até teve “outros lançamentos”. A protagonista do V.G. Neo (Yu Asuka) participou como personagem secreta de um jogo de aventura da empresa (XCross Rumble) e o anime do V.G. Neo teve um relançamento em 2011.

Já sobre os animes? Tiveram dois! Teve uma serie com 3 OVAs baseado levemente em Advanced V.G. Que no fim das contas? Conte como coisa bem original pois tem diferenças demais na história do jogo vs a animação. Lançado pela ADV internacionalmente. Ele é bem raro de se achar. Cheio de cenas de nudez de graça e não vale muito a pena ver, por causa da ação ruim e o ecchi vindo de graça (aliás na animação o ecchi mais atrapalhava, pois ao menos o drama era interessante, só que o terceiro episódio é muito ruim é puxa a produção muito pra baixo). O segundo anime foi bem próximo a história do jogo, também chamado de V.G. Neo (só com um The Animation no título). Além de ser um “hentão sem vergonha” (ao ponto de propositadamente deixar as lutas ultra curtas e com o máximo de economia possível!). Ele é uma serie de 3 OVA´s bem fraca e direta ao ponto; foi lançado no ocidente pela Critical Mass no ocidente e é bem fácil de se achar. Só que V.G. Neo The Animation também foi conhecido como a pá de cal no caixão da franquia. Pois desde do relançamento pra comemorar 20 anos da franquia sob o selo de economia The Best em 2011. Nunca mais se teve um lançamento da franquia até o anuncio desta coletânea.

Trailer Steam-Heart´s e Advanced V.G.1 Saturn Tribute

Que fim a TGL e Giga tiveram?

O diferencial delas eram os mini games e jogos com sistema diferentes. Os Baldr, por exemplo impressionavam por serem jogos de mecha com sistema de combate complexo como o de um jogo de luta, junto com um história complexa. Com a crise imobiliária de 99 muitas empresas perderam dinheiro pois apostavam no mercado de imóveis. Com a consequente redução do mercado após a crise. Decdiram mais e mais apostarem em vários lançamentos apostando mais na história que nos mini games. E diferente das outras que resolveram internacionalizar e apostar no steam? Ela resolveu apostar em vendas só no Japão e com mimos exclusivos por loja e seu destino foi a falência em 2023. Dois meses após lançar seu ultimo jogo Jinki Unlimited (mais uma vez crianças não olhem o link!). Daí os fãs só deram todas as propriedades por perdidas; pois no mesmo ano todo o website das duas empresas foram desativados e não se soube mais nada de game algum delas. Agora dois deles ressurgem nesta coletânea, só resta saber se terá lançamento internacional (todos os outras coletâneas tiveram e no mesmo dia que o Japão), se teremos inglês como idioma. E se outros games vão aparecer? Pois os Baldr Force EXE e Baldr Bullet Equilibrium tiveram versões de PS2.

Fonte: Site Oficial da Coletânea, Youtube oficial da City Connection e Wikipedia, (1)


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