Gundam Seed: Stargazer
Quando você estiver lendo isso já será ano novo! Então a você um feliz ano novo! Felicitações dadas, vamos falar de um velho debito meu. Eu ainda devo ao menos fazer análise de todas as séries principais de Gundam. Olhando para a frente ainda falta bastante coisa (Witch From Mercury, Iron Blooded-Orphans, G Gundam, Gundam X e minha criptonita pessoal… ZZ Gundam). Porém “vamo” na maciota, pois quero variedade de análises no Blog (apesar que vendo os números? Vocês querem muito eu falando de: Evangelion, Suzumiya Haruhi, Soul Eater e aí me aparecem Gundam e Precure). Eu vou saciar todo mundo só que quanto aos 3 primeiros só tenho só um anime que devo ver em algum dia de cada um (e só se vocês pedirem muito? Quem sabe eu mergulhe de novo no “eva clássico” e no The End of Evangelion; por enquanto pretendo deixa-los de lado). Lembrando que ainda tenho muito a falar de Gundam e Precure.
O que me leva a minha escolha de falar desta vez. Com um filme vindo aí na esquina. Eu tenho que falar de algo desconhecido, porém uma das melhores coisas de Destiny e da franquia seed, que é esta série de ONAs camada Gundam Seed: Stargazer. Num momento em que vender pra home vídeo no Japão estava em baixa e a internet estava se ampliando. A Bandai via a Sunrise e com uma ajuda do Gundam Fanclub resolveram financiar uma aposta e fazer um lançamento inédito (que agora meio virou cenário comum; lançar via streaming direto na internet, neste caso saiu originalmente nos sites do Gundam Fanclub e no site da Bandai Media do Japão; esse segundo atualmente está extinto). Na época ele teve boa recepção nas vendas dos gunplas e teve poucas vendas digitais (a bandai começava num modelo que a Google e a Microsoft já dominavam, venda ou aluguel digital; e com o tempo não conseguiram competir, ao ponto de em 2012 resolveram concentrar os negócios no Japão e fazer as vendas mundiais via outras empresas). A questão e que com a internet…, nada fica escondido e “muita gente” viu, somente via a “pirataria digital” (motivados pelo fracasso no Japão de Stargazer e o fracasso de Destiny; ao ponto do Cartoon repassar quase de graça a YTV o contrato de transmissão…., esta parte considere boato…; só assim que deu pra entender os motivos de demorar mais de 15 anos pra lançarem no ocidente Stargazer coisa que só aconteceu em 2022 com a coletânea de Gundam Seed Destiny e 2023 com o lançamento solo do anime). Stargazer até ali era algo desconhecido e “cult” de Gundam, muitas pessoas não conheciam e alguns poucos falavam muito bem.
Pra empreitada foram chamados pra fazer a serie o diretor Susumu Nishizawa (que virou após este anime meio que a boia de salvação de toda a franquia Seed pois ele ajudou também nos HD remaster) e o roteirista Shigeru Morita (outro que deu muita ajuda nos HD remaster), na época ambos já eram experientes na franquia Seed (um fez boa parte dos story boards e o outro várias vezes ajudou no roteiro o casal MItsuo Fukuda e Chiaki Morosawa). Fizeram uma serie em 3 partes que teve relançamento no ano seguinte (2007) em DVD no Japão com cenas extras (que se tornou a versão que vemos tanto em Blu-ray quanto no Youtube; via os revezamentos do Gundam Info).
Vou aos meus pontos de sempre pra que você junto com a conclusão possa analisar e ver se a obra vale a pena. Só antes umas curiosidades. O primeiro episódio se passa todo em Fortaleza (Ceará) e tem uma citação bem rapidinha a cidade de Santos (São Paulo); então temos citações ao Brasil nos animes e em Gundam! Relembrando foi a primeira serie de Gundam lançada diretamente pra streaming antes do termo ONA (Original Network Animation) existir, então ele é meio um dos pais do conceito, muitos o categorizam como OVA (Original Vídeo Animation), porém ele é um dos primeiros ONA lançados. Teve uma “continuação” no mangá Gundam Delta Astray (ele dá um “resultado” ao final do anime, mostra algumas consequências; porém uma boa parte dele é um história nova que pega eventos de Stargazer de base). Na linha de tempo da franquia Gundam. Ele faz parte de Gundam Seed Desitny (com eventos em paralelo); o que leva a velha pergunta se eu decidir ver junto com Destiny? Onde ele se encaixaria? Pra quem pretende ver assim? (minha recomendação seria ver Gundam Seed Destiny todo e depois Stargazer ou ver somente Stargazer). Se for ver seguindo a linha do tempo? (isso seguindo Gundam Seed Destiny HD remaster), seria: OVA 1 – logo após o episódio 6 de Desitny, OVA 2 – logo após episódio 30 e o OVA 3 – logo após o episódio 44.
Foi Bom
A serie tem um tema musical muito bom com Hoshi no Tobira.
A serie te premia pela atenção aos detalhes. Ela quer te contar toda a história de modo bem rápido e se você conhecer a Cosmic Era. Vai rapidinho ser premiado e conseguir correlacionar vários detalhes que enriquecem Destiny (como o programa dos extend, os terroristas pro Zala, o tratamento aos refugiados, o programa Destroy; ela faz questão de via detalhes dizer onde tá na linha de tempo e faz questão de não perder muito tempo em flashbacks pra se manter na sua própria linha de narrativa).
Pra uma serie de “baixo custo” a animação impressiona até hoje! Os detalhes nos MS, ação rápida e precisa.
A primeira aparição do Stargazer impressiona (os efeitos de luz, o “vento solar” com seu Vulture Luminer são detalhes que impressionam em tela).
Talvez o detalhe mais impressionante do Stargazer é ele ser um MS (Mobile Suit) pra exploração espacial sem nenhuma arma; ao contrario de 99,9% de todos os MS da franquia gundam. O Stargazer foi uma máquina desenvolvida pra paz. E que seus desenvolvedores tiveram que lutar pra mantê-la assim.
Incrível e impressionante como isso aqui em 3 episódios passa uma mensagem maravilhosa! E ainda me impressiona como destiny em 50 é só confuso pra caramba…
Os episódio um e dois te situam rápido em quem são os protagonista e te passa o estado deles no meio da guerra.
O design do Strike Noir é impressionante em como ele pega as características do Strike e as traduz numa única forma (e sem ter o mal da mochila da franquia Seed e seu: olha esses trocentos MS iguais que só trocam a mochila).
O final dubio pra mim é excelente! Pois a mensagem não é o que houve após o encontro. O que importa e que no meio de uma guerra em que ninguém fazia prisioneiros. Duas pessoas de lados opostos param, conversaram, se reconheceram como seres humanos, colaboraram entre si e puderam se entender.
É um complemento maravilhoso a franquia Seed. Em 3 episódios consegue executar de modo magistral o tema do entendimento mutuo tão comum a franquia Gundam em geral e que passa tão de lado em Seed.
Foi Ruim
Tenho que reconhecer que como produto solo, ele depende demais de Destiny.
Ainda no mesmo tema. Tem vários trechos que se você nem ao menos conhecer os mangás de seed? Ou nada da franquia? Você fica perdido ou se preguntando o que foi este flashback!? (em especial nos episódios 2 e 3).
Por um lado sinto que Delta Astray foi a Bandai/Namco dando Stargazer pra alguém “coveirar”. E ainda aproveitar pra esticar a que mais que esticada sub franquia Astray (que durou bastante tempo! Mesmo com tendo em média pequenas histórias de uma ou dois volumes; Astray sobreviveu fazendo diversas histórias laterais de 2002 até 2019). Acho que apesar de ter uma ótima cena com o Sven ali. Delta Astray tenta mais surfar na fama de Stargazer pra tentar vender uma ideia nova. E no fim do dia você mais vai se sentir com um: eu podia viver sem isto! Do que ficar satisfeito lendo esse mangá.
Conclusão
Isso aqui é um maravilhoso complemento a franquia Seed e aos temas da franquia Gundam. Em especial Destiny (que já fiz uma análise aqui). Ela sozinha já tem um brilho. E reluz mais se vista junto com Destiny. Dou a ela a nota 8,5. Stargazer é algo raro nas franquias em geral, um spin off bem superior a sua serie mãe com temas fortes que te entregam uma mensagem que a humanidade sempre pode chegar a compreensão mutua mesmo no ambiente em que a humanidade mostra o seu pior na guerra.
Ela tem contra si o fator de ter que ver Destiny pra melhor entendimento. Porém ela é tão superior a Destiny que fica como um belo bônus por tudo que você aturou! Se deseja vê-la!? A coisa legalmente fica um pouco difícil. Atualmente ela está na lista dos revezamentos de series grátis que tem no Gundam Info, mas você pode adquiri-la no exterior em Blu-Ray via home vídeo.
Galeria
Links Úteis
Site Oficial (em Japonês, com menus em Inglês)
Mobile Suit Gundam Seed C.E. 73: Stargazer Wiki (em Inglês)
Mobile Suit Gundam Seed C.E. 73: Stargazer Wikipedia (em Inglês)
Mobile Suit Gundam Seed C.E. 73: Stargazer no My Anime List (em Inglês)
Compartilhe!
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.