O fim de uma era e o começo de uma nova – Pokémon Horizontes
Apesar de já estar mostrando a idade na ultima temporada. Pokémon vem de surpresa anunciar o fim de uma era. Teremos o fim de todas as histórias ligadas ao Ash, é o inicio de um novo anime de Pokémon com a série Pokémon Horizontes, contendo novos protagonistas e uma nova história.
Depois de 25 anos de histórias e viagens por 9 continentes, além de três títulos de campeão (Ilhas Laranja, Aloha e Campeão Mundial). Chega o momento em que Ash deixa de ser protagonista do anime Pokémon e ganhar a sua “aposentadoria”. Eu não duvidaria no futuro dele voltar como participação especial. No entanto segundo entrevistas e alguns comentários dos produtores, o foco será nos novos personagens e na nova série.
Até a estreia de Horizontes teremos uma longa programação pra assistir e pros fãs se despedirem do Ash. A programação começa com um especial com o Ash dos filmes atuais que irá acontecer dia 23/12 (o mesmo Ash das realidades dos filmes: Pokémon: Eu Escolho Você!, Pokémon: O Poder de Nós e Pokémon O Segredo da Selva), já em 13 de Janeiro se inicia um especial de 11 episódios que vão encerrar a história de Ash e Pikachu que nos conhecemos a 25 anos (tá mais pra volta da vitória, só que sem “encerrar” a aventura), pra em Abril começar o novo anime de Pokémon com dois novos protagonistas (iniciando já na região de Paldea e com os nomes dos protagonistas revelados em japonês de Liko e Roy).
Então antes de relembrar a programação no Japão. Vamos lembrar o que falta aqui no Brasil. Pokémon deve passar ainda por mais dois blocos de lançamentos com Jornadas Supremas Pokémon que deve estrear em Janeiro e um segundo sem data (no USA tá garantido que vão com episódios direto até março e indo até o final de Jornadas que é o episódio 136; já aqui no Brasil não duvido de eles pararem já em Janeiro no 118: Duro como Pedra; que é a luta nas oitavas contra o Steven. E não voltarem até o fim do ano. Agora? Se somente com o resto de Jornadas ou já emendando com o anime novo!? Isso vai ser um mistério).
Pokémon Horizontes – Novas ideias com velhos problemas!
Olhando hoje? Certas coisas a Pokémon Company aprendeu a lição e em outras? Ainda tem seus problemas. Vamos começar pelos nomes, aqui são quase os mesmos tanto no Japão, quanto no resto do mundo; só tem três mudanças; aliás uma delas inexplicável! A Orio ganhou o nome de Orla (que soa mais ocidental), Freed virou Friede (o que foi estranho, pois o nome original dele é um trocadilho com free) e o Roy mudou seu nome pra Rain (e se ele já era uma piada pronta por ser uma cópia dos outros protagonistas de Pokémon em anime; que por sua vez são cópias do Ash das duas primeiras regiões? A coisa ficou pior pro “chuva”, pois Roy é um nome fácil de lembrar; o que torna ultra bizarro a mudança).
Vamos começar falando em como lançaram o resto de Pokémon 2019 aqui, antes de por os “dentes” nos problemas de Pokémon Horizontes, pois alguns se originam daqui! Por algum motivo decidiram terminar o resto de Jornadas em dois blocos (bem como previ), que finalizaram no meio de 2023. Já os especiais vieram todos juntos por volta de Outubro/23, sob o nome de Pokémon: Mestre Pokémon (o que aliás foi meio bizarro ver Distant Sky, abrindo toda esta “comemoração”).
Já tendo um bom atraso de saída. Eles ainda tiveram mais problemas com o atraso das dublagens de algumas regiões (que não foram citadas); mas a Netflix e a Pokémon Company optaram por um atraso de um mês movendo a estreia do inicio de Janeiro de 2024 pra o fim de Fevereiro do mesmo ano. O que já fez estrear com 10 meses de atraso; hoje este atraso é de sete meses!
O que leva aos problemas mais atuais, as “apostas erradas” nos personagens principais. Liko foi uma aposta ousada em algo diferente é? Todo mundo poderiam fazer uma série só com os motivos de “todo mundo odiar a Liko“. Tá tem uns poucos que gostam dela; mais pra mim os principais problemas dela foram a demora pra uma jornada própria e as indecisões dela até um certo arco. Roy/Rain é outro problema, o conservadorismo no roteiro. Pois com medo das mudanças chocarem o público? Eles colocam mais um Poké boy; e já tivemos o Go (e uma fila sem fim) antes; e por deus como ele é um elemento inútil aqui! O que leva ao elemento que entrou depois e eles mais apostavam no fracasso e vem sendo a braçada de salvação deles a Dot. Ela é bem interessante por toda a sua jornada em vencer suas ansiedades sociais, e em querer aprender mais sobre os Pokémon e a curtir as batalhas assim como seus pokémon as curtem.
O que leva ao problema final. A dependência das crianças nos Trovonautas, em especial um certo Freed e seu capitão Pikachu. Precisaram quase afundar o navio e mandar as crianças pra estudar pra ajeitar o problema dos dois resolverem tudo, pois não queremos desenvolver planos e estratégias dentro da personalidade das crianças pois planos é trabalho do Freed!!!
Alguns esperam ansiosos que a produção do anime só vá pro próximo experimento em série. Já eu ainda vejo futuro nisto; só que vai precisar de boas mudanças pra ajeitar as coisas. Acho que não precisa do bom e velho esquema “solo” dos ginásios e das ligas (isso em parte precisa voltar ao dia a dia; porém não precisa ser o foco, além de que a Dot, em teoria, está indo pra este caminho). Eu acho que as crianças precisam um pouco de independência nos seus caminhos e seguiram sonhos separados. O que faria o nome em inglês voltar a ter sentido! Horizontes! Que podem ser distantes, porém num caminho junto! Pelas coisas que os unem em comum). A Liko bem que poderia ter mais vontade de explorar os mistérios deste mundo (e por favor! Parem de fazer os mistérios caírem no colo dela). Já o Roy/Rain? Este mandem outro Jimmy! Sério ele é a coisa mais desnecessária e mal encaixada aqui. Acho que caberia bem na dinâmica por um novo personagem com algum sonho que pudesse equilibrar o “trio” em suas viagens. E partirem em busca de firmarem seus nortes, pra poderem seguir pros seus horizontes de sonhos. Só quem sou eu? Eu sou só mais um falando “besteira” na internet.
Programação (datas do Japão)
23/12/2022 – Pokémon: The Distant Blue Sky– 1 episódio
13/01/2023 – Pokémon (2019): To Be a Pokémon Master – 11 episódios
14/04/2023 – Pokémon Horizontes – No ar
Nova serie, nova região, novos mistérios, novos protagonistas e mais Pokémon! Batizada no Japão de: Pokémon (2023). Esta é a terceira série da franquia com este nome, junto da serie original, Jornadas e Horizontes. No Brasil recebeu o nome de Pokémon Horizontes: A Série.
Trailers
Fonte: ANN (Anime News Network), Bulbapédia e O Canal Oficial de Pokémon em Português
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.