Bakugan: Os Guerreiros da Batalha (2008)
Originalmente publicado em Makai Knights em 08/12/09
E pra fechar a tampa da lixeira deste especial trash! Vou terminar falando de Bakugan; Os Guerreiros da Batalha (2008). E adianto foi o pior anime do ano. Ao contrário do que muita gente acha. Bakugan foi uma tentativa da Sega de emplacar no Japão uma nova linha de brinquedos (pra quem conhece o desenho o resultado não foi surpresa = fracasso. Aqui eu do futuro, fico impressionado no passado em como Bakugan teimou pra obter seu espaço. Eles souberam pegar a recepção morna e ir aumentando junto com a serie; o que tornou a benção e ao mesmo tempo a maldição da franquia).
Edição (10/01/2020). Acreditem se quiser a franquia teve um boom de vendas de 2008 a 2010 nos Estados Unidos e foi uma “febre” por lá! Aqui no Brasil!? Bem teve resultados suficientes pra cinco companhias apostarem na marca por quatro temporadas!!!
Querem a síntese da série? É basicamente um bando de crianças jogando Yu-Gi-OH! Com bolas de Gude! Adicionado uma “relação de Pokemon” com estas bolas de gude e tempere com um(a) cosplayer de mascarado rejeitado de gundam, com o extra de ventilador de bunda e poses de Yu-Gi-Oh!!! Agora me perguntam o que isto deu?
Eles tentaram por 51 episódios (esclarecendo, no Japão foram 51! No ocidente ganhou mais um episódio e totalizou 52). Tentaram mais tarde emplacar no Japão é resultou num nada; até que a Nelvana em 2008 resolver tentar a sorte no Canadá e nos USA. Fizeram uma fabulosa campanha de marketing (imitada em parte aqui com uma estratégia de aguçar a curiosidade dos pequenos com anúncios dos brinquedos antes mesmo do lançamento. E em usar o anime pra multiplicar a curiosidade, pra quando fossem lançados? Já tivessem um bom público, o resultado foi um ligeiro sucesso! Com o jogo de bolas de gude mais esquisito do mundo, que virou fenômeno de vendas por lá).
Agora vou colocar meus prós e contras.
Foi Bom
- A campanha de marketing pra vender os produtos é também o anime foram muito bem executadas. E soube chamar bem a atenção. Daí me vem a minha dica número 1 pra se saber que vem coisa ruim por aí! Quando uma das melhores coisas de destaque é o marketing!? Pode começar a farejar a bomba que vem por aí.
- Efeitos de cena! Principalmente com relação ao inicio das batalhas e também quanto ao “chamar” os bichos (destaque para Skyres que parecia uma Sumon de Final Fantasy!). Aqui a rotina de começo era boa e era uma “show” a parte pelos efeitos de lentidão a volta, os efeitos de chamar os bichos diferentes pra cada monstro, a musica dinâmica. É inegável que fizeram bem aqui; só que este anime tem uma pilha de problemas e quando falo só de uma parte das lutas e nada das lutas em si? Temos outro cheiro/sintoma que vem bomba aí!
- A Runo no começo era uma boa personagem pois era uma Tsundere na medida certa, mas depois…
- Julie já é uma boa personagem. Porém a dubladora deu um show a parte e deu uma simpatia a mais pra personagem.
Foi Ruim
- A dublagem foi um horror! Imagine o seguinte. Crianças sendo dubladas por adultos, agora imagine uma voz suave tentando urrar? E nisso temos um dos momentos mais constrangedores da serie com a dubladora da Tigreira urrando de modo a deformar a voz os golpes! Vamos a outro exercício, vamos ao estranho caso de uma mulher sendo dublada por um homem de voz grossa! E isto sem o personagem pedir isto!? No original e no inglês apesar da Alice ter uma voz suave; como “mascarado” conseguia fazer uma voz suave porém imponente e raivosa! (no Japonês foi o caso de ser a mesma dubladora; no USA e Brasil foram dois dubladores diferentes pros papeis de Alice e mascarado). Ah estraguei o maior segredo da série? Não tem problema este spoiler. Devido a se você observar com um pouco de atenção o anime? No episódio 15 já te entregam de bandeja o segredo! (detalhe! O 15 é o quarto episódio em que o mascarado aparece!). E no espaço entre o 15 é o 39 onde tudo se revela? Temos um verdadeiro festival de pistas mais descaradas ainda! Que só levam a revelação ser hilária.
- O roteiro é um apanhado de outras séries. Basicamente fizeram um apanhado de Pokémon (no tratar como “parceiros”), Beyblade (com um pouco do visual de lá) e misturaram com elementos de Yu-Gi-OH! (com cartas dando um “extra”). Adicione um mascarado “rejeitado de gundam” e temos a receita desta série! E pra dizerem que o perigo ronda? Adicione o fator de perdeu!? Seu bichinho vai para a morte! Ops não pode falar morte. então fale que eles vão pra zona da morte!? Pera vocês tão usando um eufemismo pra morte? Quem tem morte no nome??? Então se eu for levar isto a sério!? Eu to vendo um genocídio!? Pela quantidade de bichos buchas que morrem no durante da série!!!
- É inegável o fato de ver gente se desesperando! E gritando nome de bolas de gude ser??? Bizarro? Enquanto as bolas de gude são sugadas pra um “pré set negro”??? Assim como ver duas pessoas sendo espancadas, enquanto ao mesmo tempo um estádio é semidestruído por duas bolas de gude lutando!? O que posso falar? As lutas em si são estranhas pacas!
- A variedade de personagens e personalidades são o que ajudam à um anime de “equipe” a se firmar! O só que o problema aqui é justamente a equipe! Pois temos o mané protagonista que quer ser o melhor do jogo de sempre (Dan), a Patricinha (Julie), o garoto mala que sabe de tudo (Maruchio), uma Tsundere (a Runo é um problema especial, ela começa como a típica Tsundere, daí tentam emplacar uma virada que ela quer se tornar mais feminina é…. o problema da personagem não é esse! E sim a incapacidade de ser honesta com os seus sentimentos), a garota kawaii (Alice que faz cosplay de mascarado recusado de gundam nas horas vagas), é um ninja!? (Shan que de inicio parecia o mais promissor deles; mas acabou se revelando o pior por ser basicamente um emo!!! Isso mesmo um ninja emo!!! Se bem que em tempos de Naruto!? Isto não é nada)
- A personalidade dos monstros deveria ser outra coisa que deveria ajudar, mas pra infelicidade de quem vê são genéricas demais.
- Os inimigos que são o que ajudam a crescer a atuação dos protagonistas e nessa série? São uma piada sem graça. Que se resumem ao que? Um doutor de nome Hao D que vive sumido a série quase toda! E se resume a falar que quer o Bakugan supremo! Que aliás ele é ligado à um monstro que é o real Big Boss da serie. E detalhe ele só aparece no primeiro e nos 2 últimos episódios. Junto com seu capacho poser, com seu “personal bunda ventileitor” e atuação de jogador de YU-Gi-OH! Além da mascara e atitudes recusadas de personagem mascarado de gundam (que lembrando nas horas vagas é uma garota Kawaii!? Ou será o contrário!?). Que medo eles metem??? Nenhum certo? Se querem medo de verdade? Então vejam o teste pra salvar o mundo de um certo ninja. Uma criancinha de 4 anos de idade humilhar um garoto de 12 e ainda por cima ir “matando” seus monstros um a um e ainda de modo cruel! E ainda ficando brincando com o psicológico dele direto! E com o plus de estar sendo dublada de modo horrendo!? Isto sim foi de dar medo! MUITO MEDO!!!
- A parte musical é muito ruim, sem contar que o encerramento foi limado e encurtado! E a abertura é uma só para todos os episódios com uma canção chiclete e ruim (que vai se estender pela franquia toda…).
- O dinheiro parece que acabou no meio, é as animações começaram a ficar cada vez piores durante o anime..
- Regras do Jogo? O que ser isto!? (se pensam que em YU-GI-OH! as regras parecem serem conforme o gosto do roteirista? Aqui consegue ser pior ainda).
- A imensa rotina de introdução de lutas que dá nos nervos! Basicamente é… cuidado pra não dormir… abrir campo, jogar carta de entrada, bakugan lutar, bakugan levantar, diga nome sobrenome de seu bicho, abrir carta de entrada, usar habilidade e ZZZZZZZ…e por aí vai.
- O Cartoon Network não colaborou em nada com as várias mudanças de horário, somadas a paradas de exibição do nada pra não tentar correr com a exibição. E com uma ordem louca pra exibir os episódios (tenho que agradecer ao pessoal do J-Box por ter me avisado sobre uma maratona que veio meio repentinamente, a qual pude acabar minha tortura e ver os capítulos finais pra fazer este review).
- Os clichês nunca terminam deixando muitos episódios meio que óbvios do que vai ocorrer.
- O desenrolar até o final é muito ruim, com direito aos clichês mais básicos possíveis como (anotem a lista básica): vilão se livrando de assistentes buchas do nada, o teste pra salvar o mundo, “digievolução” para ops é outra série (mas é quase o mesmo estilo, bakuevolução que vem no momento mais conveniente possível), retorno de todos os que foram “perdidos/mortos”, batalha final contra os vilões e seus soldadinhos buchas, sacrifícios heroicos e plágio de cena de G gundam!? Tudo isto resulta no final de Bakugan (com direito a todos indo embora em efeito de purpurina).
Conclusão
Depois vou fazer uma enquete pra eleger o pior anime do ano (spoilers não o fiz! Eu e minha preguiça!). Mas de longe, pra mim, Bakugan é franco favorito pro título de pior série de anime exibido no brasil em 2009.
Vou dar a nota de 1,5. Assista por sua conta e risco! E se todas as coisas que disse acima ainda não te aterrorizaram? Então vai o toque final! Depois do sucesso do anime nos USA e Canadá, foi produzida diretamente pra estes mercados uma segunda temporada chamada Nova Vestroia; que não foi exibida no Japão e ainda vem uma terceira temporada já encomendada pra vender o jogo online que vem em 2010. Todas foram exibidas no Japão com um bom atraso, mas no ocidente todas elas chegaram primeiro e o Brasil foi incluso nesses lançamentos.
Atualização (09/06/2024)
Bakugan já teve cinco continuações! É dois remakes no meioo de 5 anos! No período tivemos o Bakugan Battle Planet e suas 3 continuações feitas em conjunto com o Men of Action. E em 2023 veio outro remake; este tendo o nome só de Bakugan; que aliás teve um designer brasileiro trabalhando).
Atualmente a versão de 2008 de Bakugan: Os Guerreiros da Batalha está disponível somente no Now da Claro (tendo seus episódios pra aluguel a R$ 1,99 cada episódio).
Galeria
Links Uteis
Compartilhe!
Relacionado
Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.