Análises

Gundam Seed Freedom

Algum dia eu teria de falar sobre o filme Gundam Seed Freedom. Então vamos “pular” a fila e tirar logo o Band-Aid! Afinal filmes são boas dicas e é rápido de se conversar! O assunto daqui é algo que foi por uns tempos nos grupos de gundam motivos de chacota, piadas diversas e significado de impossível desde do seu anuncio em 2008. Só demorou uns 15 anos pra finalmente sair! Pra finalmente sair o filme da franquia Gundam Seed, Gundam Seed Freedom. Antes do seu lançamento eu fiz dois posts de noticias cobrindo o filme: Em um eu falo sobre o filme, alguns materiais de publicidade e trailers que você pode ver aqui. E um outro sobre o anuncio do anime Gundam Seed Freedom Zero que contém trailer e algumas entrevistas com o pessoal que fez o filme; nelas eles estão contando curiosidades sobre o filme e a serie, falam sobre influências e muito mais! Confira neste link.

Este filme passou por muita coisa antes de existir. A morte da Chiaki Morosawa em 2016, centenas de reescritas no roteiro até seu lançamento; aliás este roteiro é um verdadeiro barco de Teseu! Segundo o próprio Fukuda, ele e a Chiaki já tinham faz tempo uma versão do roteiro pronta. Só que com os anos passou por revisões feitas por amigos e outros escritores, chegando a ter mais de 100 revisões! Ainda passando por cortes pra caber nas suas duas horas e cinco minutos! No fim o roteiro foi creditado a três pessoas: Mitsuo Fukuda (que é também o diretor disto aqui!), Chiaki Morosawa (in memorian, e segundo boatos não tem nada do que ela escreveu no filme; pois não achei a entrevista em si; Liu Goto diz que toda a parte da trama do Freedom Heist era a ideia inicial pro filme feita pela Chiaki, e Freedom Heist quase não teve alterações na versão novel do filme). Sobre Liu Goto ele ajudou nos roteiros dos HD remasters e foi escritor de alguns mangás de Gundam Seed. Ainda nesta fase de curiosidades e desafios. A produção foi iniciada durante a crise do vírus C, e muita gente trabalhou de casa e após a crise foram juntando os trabalhos. Com no meio tendo de tudo um pouco. Indo desde as correções de cena de sempre, designs decididos por conta própria e emulando os painéis painel de um carro!?, elenco zoando o caos passados no anime de TV e fazendo piadas sobre comunicação em redes sociais pra promover o filme! (você pode por na conta da minha imaginação, mas este improviso tem mais cara de zoação com o passado que outra coisa, vejam e julguem por si!). E ainda tendo na Ásia o filme exibido em 3 versões, sendo duas delas sendo edições especiais.

O que terminou num saldo de uma produção!? Bem mais tranquila do que as series foram, se passaram 3 anos relativamente tranquilos, marcados por uma busca na perfeição logo de começo e pra evitar erros. É bem, eles ainda aconteceram… O filme saiu em Blu-Ray em Dezembro de 2024, numa edição especial que não teve lançamento no ocidente. O que leva a distribuição confusa é caótica dele no ocidente que devo falar nos meus pontos de sempre.

Vamos logo falar das coisas positivas, negativas e “Meh” o veio aqui não gostou, mas não vejo como problema.

Foi Bom

  • A decisão de fazer os gundams em 3D foi muito boa! Em tela se movimentam rápido, armas e danos surgem sem erros de continuidade (tem muito menos erros!). O 3D ajuda muito as cenas com os MS se destacarem justamente pelo 3d ter “paz” com a iluminação das cenas.
  • As músicas ainda são muito boas! Várias são novas versões de musicas dos animes Seed e Seed Destiny. As novas apesar de poucos usadas, elas se destacam nos momentos usados.
  • Só o feito em 3d mesmo pra fazer nos acreditar em drift no espaço sideral, a Millenium mostra que não está aqui somente pra show!
  • Temos algumas decisões corajosas como: o fim de uma certa velha nave, certas “reciclagens” em nome de um entendimento mais rápido dos planos dos vilões e temos aqui uma rara derrota dos heróis na trama. Por alguns minutos Gundam Seed tem uma derrota dos protagonistas, discussões do que fazer e um real momento de erramos; como podemos fazer pra fazer o certo?
  • Athrun pega o filme e o põem no bolso! Aqui Akira Ishida tem uma presença de cena impressionante. Ele brilha em cada cena que está ! Principalmente nas cenas da discussão com o Kira e o duelo com o Shura, são as melhores cenas do filme!
  • Este filme em alguns momentos sabe abraçar a estupidez do roteiro de Seed e consegue torna-la em algo divertido! Então eu perdoo eles tratarem o Shin como um idiota inocente, eu rio toda a vez quando eu vejo como o Athrun derrota e engana o Shura (basicamente controle remoto mais rápido do oeste e sonhos calientes com a Cagalli; com quem a trama indica que ele reatou o namoro), eu acho divertido pacas quando a ORB tem que fingir bombardear a Millenium, é o capitão de ORB só fala um: Com quem acha que tá falando? Eu aprendi com o melhor a dar tiro na água sem acertar nada! E parecer que estou me esforçando pra acertar!!! Faz parte das tolices que Destiny fez e usarem aqui pra humor foi um acerto e tanto.
  • Shin tem finalmente seu arco de redenção. Kira confia nele e no pessoal da nave, e ambos recompensam a confiança dada!
  • Nesta franquia só o tigre do deserto, a Maurie Ramius, o Ysak, ou num resumo se você tem posto de capitão! Você tem o tico e o teco funcionando pra evitar (ou deixar acontecer na cara dura) as coisas mais obvias! Coisas como dar o golpe no golpe militar! Educadamente sequestrar os vips pra não virarem refém de golpe, temos um GTS (não tem um GTG = Gran Thief Gundam neste filme, apesar de ter tido um GTG na trama antes, porém aqui tem um “criativo” GTS = Gran Thief Ship; no melhor estilo Jornada nas Estrelas!).
  • A mensagem final é bonita, só me leva a outro problema que já vou colocar.

Foi Mediano

  • Eu tenho que tratar do fim. O filme é todo em parte em como o mundo mesmo com as forças desgastadas ainda continua numa guerra sem paradas e vai do nada a super reino, super coordinators, a falar que Lacus foi desenhada pra ser uma rainha. No fim tudo vira um imenso enquanto nos amarmos? As coisas vão estar bem e temos mais que algumas vezes esquecer o mundo e viver o amor é… Se a metade um do filme cassa-se com a metade dois? Este filme seria lindo! Só que tenho que ser sincero e falar do grande elefante aqui! A primeira metade é uma boa ideia nova, a segunda metade surge do nada, usa velhos planos e acaba ligeiramente melhor  que Destiny, porém com uma resposta meio rápida demais.
  • Muita gente odiou os “super coordinators”. Eu só acho que eles são copias de outros “newtypes” da franquia como Haman, Judau e as “Plue números” de ZZ Gundam. Ou seja eles ainda são um absurdo pra trama, entendíveis e ao menos souberam encontrar maneiras divertidas e criativas pra lidar com os poderes apelões deles. Num resumo do meu problema! Eles nem deveriam existir e foram eliminados quando preciso e através de meios convincentes, então é um elemento de trama que nem “fede e nem cheira”.
  • O momento Oprah da Cagalli! É a coisa menos “absurda daqui”; pois certas surpresas e detalhes da trama aqui são bem embasadas na novel. Então os gundam pra todo mundo não soa tão ruim, e vira até um: ei os mocinhos se preveniram nessa franquia uma vez na vida!!! E que a desconfiança na Fundação não sai barata.

Foi Ruim

  • O super reino da Fundação. É forçado pacas! Como no meio de duas guerras a gente nunca ouviu falar sobre eles??? Do literal único lugar da terra que conseguiu fugir das consequências das duas guerras. E mesmo numa “ditadura” conseguiu manter uma normalidade (mesmo que “falsa”), que na terra quase ninguém tem!? A explicação dos super coordinators e do super PC não adiantam aqui! E só soam como uma justificativa preguiçosa.
  • A parte da trama deles “roubarem dados” dos inimigos, e por incrível que pareça terem o controle de mentes na cara dura. Não é ruim, o problema vem de como eles revelam o “Plano diabólico deles”. Que veem num literal vamos trair todo mundo, fingir no meio do pânico que eles foram os atacados e exigir que o mundo os obedeça! Ou então vai virar alvo do nosso próximo míssil nuclear ou do raio laser da morte (o que pudermos usar primeiro!). E meio que a coisa já não deu muito certo com um certo Gilbert Dullindall; vamos mesmo repetir o mesmo plano? Só com um início e condutores diferentes??? A segunda vai ser o número de sorte! Só podem ter contado com isto…
  • O Destiny Plan não foi explicado antes e não nos daremos o trabalho de explica-lo agora! O importante é uma Loli gritar que quer dominar o mundo! E todos os outros “experimentos” são falhos! Na novel não melhora muito, só revela que uma certa doutora ajudou um certo pai doido do Kira a fazer mais experimentos com Coordinators e insinua que ela se clonou e passou a mente dela ao clone. Ou o clone acha isto!? Nunca é declarado o que houve? E prefiro continuar sem saber! Pois a superioridade dos super coordinators já é ridícula por si só.
  • Shin vence 4 super coordinators com o Destiny, o meio como vence foi muito bom! O problema é como ele não tem a mente invadida por… ser burro demais!? E ter uma Estelar com aura de Judau na cabeça!? Até pras coisas idiotas há um limite!
  • E Kira mais uma vez depois de toda a mensagem de pacifismo, estava montando durante o filme um…. canhão da morte com radiação nuclear pro Freedom de upgrade!? A cena da Lacus entregando a mochila a ele é bem ridícula, é como sempre Kira não mata da boca pra fora. Pois na primeira oportunidade ele só mata o “clone do Raul número 3“. E depois: Esposa! Vamos pra pra praia fazer muitos filhos!?
  • Eu imagino a seguinte cena hipotética. Estão Dearka, Shiro e Ysak se debruçando sobre currículos pra ver quem de ZAFT mandam pra Compass, daí param e pensam: Quem é a pessoa que mais incomoda nessa base? E vem em uníssono o nome da Agnes Giebenrath! O que faziam antes a Luna e o Shin terem características de redenção. Era que eles num momento de muita dor, só embarcaram no Destiny Plan sem quase se questionarem. Já a Agnes tem uma tara por roubar namorado/marido das outras, é interesseira e literalmente esfaqueia nas costas na primeira oportunidade! E ainda assim a Luna estende a mão a ela como o Athrun o fez com ela é o Shin!? Em Destiny foi um dos momentos mais bonitos pela atitude paternal do Athrun na Minerva. Ele tratou seus comandados como filhos e deu espaço pra cada um. Tiveram suas brigas e aquele ato foi como um pai estendendo a mão após bater/brigar/discutir com o filho, um ato procurando reconciliação. E aqui temos uma atitude bonita da Luna pra alguém monstruosa!!! E com o plus que ela mal fala com a Agnes o filme inteiro!
  • O que mata a segunda metade é o conjunto já dito, as reciclagens de trama, os vilões patéticos, as mesmas soluções de sempre (com admito umas poucas novas!), Agnes não estar num caixão, além de uma mensagem mal entregue pra caramba.
  • A distribuição dele atualmente é muito ruim! Disponibilizada em poucas praças e com exclusividade pra um serviço. E só teve lançamento em home vídeo no Japão. 

Conclusão

Este filme tem muitos altos e baixos. Certas coisas não se tem como remover dele sendo ou não fã de Seed!  O 3D é bonito, as canções ajudam os momentos como sempre, a ação é boa. Ao mesmo tempo a trama continua não é muito boa como sempre, tem elementos ruins e mal explicados o fim não é uma Brastemp. E literalmente o filme não vale os anos de espera nem por maior fã de Seed! 

Você tem um pacote meia boca que funciona! A nota 6,5 é bem justa a ele! Pra quem é fã tem coisas divertidas e bem funcionais, Pra quem não é fã!? Fica a dica senta, relaxa onde tiver. É só não liga muito pros detalhes, se não a coisa vai ficar cada vez pior por: reciclagens de planos, anos de espera, trama meio forçada. O fim é um literal chute a bunda dos bandidos e vamos amar como nunca! Não seria ruim se a Lacus não agisse como tivesse na nuca uma chave de escudo anti hipnose ON/OFF. Ela cai em hipnose quando a trama quer e resiste quando a trama quer! O que deixa o sequestro, o uso dela como “rainha” e o resgate… São confusos e fracos! O que torna a coisa mais triste é que o Freedom Heist (removido do filme e citado algumas vezes), o cenário de mundo, até a parte da armadilha da Fundação servem bem ao filme é por incrível que pareça lembram os melhores dias de Seed. Só que a segunda metade reforça problemas da franquia inteira como: vou lutar sem dizer porque o plano do meu inimigo é diabólico! (mas ao menos tem a desculpa do “troco”). Personagens que agem de acordo com o que roteiro precisa pra facilitar a situação e não como “pessoas”! Mesmo em maior número se tem um emburrecimento dos inimigos! E talvez o pior inimigo deste filme! Vinte anos de espera que são quase impossíveis de se cobrir!

Ao menos este filme serve como uma “prorrogação” de Seed, que sabe rir dos seus absurdos, tem ainda boa ação, o 3d dos mechas é bom e ao menos alguns personagens são respeitados! Quem ama Seed vai se fartar. Quem não gosta ou ficou num “raro” neutro? Vai ter um mais do mesmo aceitável, em que ver ou não!? Não fará diferença alguma! Pois Gquaxxxx também usa 3D e até melhor que este filme!

Gundam Seed Freedom. No momento só se tem oficialmente o lançamento em Blu-ray no Japão. Em outras regiões o filme chegou a ser lançado via Amazon, Netflix e outros serviços. Numa distribuição vida caso a caso e que se esqueceu do Brasil. O qual legalmente NÃO HÁ MEIOS de se ver. No entanto alguns fansubs legendaram e disponibilizaram o filme num “drive”. Não vou por links por motivos morais . Só que a distribuição dele é bem ruim.

Galeria

Kira-kun, o que quer pro jantar? Purê? Salmão? Ou eu mesma!?
Este filme está aqui! Porque temos que vender Merchandising!!! E também renovar o estoque!
Podemos por uma mochila nova, dar um tapa no visual e dar o dia como terminado! E dizermos que temos um Gundam novo! Só que com a maioria das peças de um gunpla velho!? Apresento Mighty Strike Freedom!
Trailer 4
Trailer da música Freedom, tem cenas de todos os blocos do filme aqui, se não quiser spoilers? Evite! Se desejar dar uma “olhada no todo” pra uma decisão final!? Então veja!

Links Úteis

Site Oficial (em inglês e japonês)

Gundam Seed Freedom no MAL (My Anime List em inglês)

Gundam Seed Freedom no ANN (Anime News Network em inglês)


Descubra mais sobre Brasil Anime Cafe

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta